Utilizando uma API gráfica própria e diversos softwares OpenSource, o PlayStation 4 roda sob um kernel FreeBSD customizado chamado OrbisOS!
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1. Introdução
Enquanto o PlayStation 4 ainda estava em processo de desenvolvimento, capturas de tela davam indícios de que o sistema operacional do console teria como alicerce um sistema baseado em UNIX®. Com o lançamento do video game, um usuário do Reddit decidiu conferir a informação e constatou que o produto da Sony roda a partir de uma versão modificada do kernel do sistema FreeBSD.
A informação é bem simples de ser conseguida, bastando acessar a documentação do console e ir na sessão OpenSource. Logo abaixo já se vê o FreeBSD.
1.1 Mas e o nome?
Soubemos do nome através de fotografias do kit de desenvolvimento do PlayStation 4. O site ExtremeTech descobriu que o console da Sony roda um sistema operacional batizado de OrbisOS. A plataforma é construída sob uma versão modificada do FreeBSD, mais especificamente a versão 9.0.
Na imagem revelada pelo site VG Leaks, é possível observar o bootloader GNU GRUB listando o Orbis OS como uma de suas opções;
Como podemos observar, é possível iniciar o sistema por uma versão do sistema operacional em modo terminal (para debug) ou por uma variação que inclui a parte gráfica (que permite jogar o game que está sendo desenvolvido). Vale a pena lembrarmos que a ligação entre o nome Orbis e o PlayStation 4 não é exatamente nova, já que durante muito tempo esse foi o nome pelo qual o console ficou conhecido em rumores antes de seu lançamento.
Embora a Sony nunca tenha confirmado a informação, donos do PlayStation 3 sempre desconfiaram que o dispositivo adotava uma solução similar — Algo reforçado pelo fato de que, quando o produto chegou ao mercado, ele permitia realizar livremente a instalação do Linux Ubuntu 9.04 em dualboot com o sistema principal, opção esta que foi totalmente eliminada na polêmica atualização 3.21 do console.
2. Gráficos e APIs
É sabido que o console utiliza um hardware totalmente AMD com as seguintes especificações:
- CPU: x86-64 AMD “Jaguar” customizado, de 8 núcleos
- GPU: 1,84 TFLOPS, motor gráfico com base no AMD Radeon™
- RAM: 8 GB GDDR5
Mas fica a pergunta:
Qual API gráfica roda no console? OpenGL? Vulkan?
A Sony desenvolveu uma não mas 2 APIs proprietárias:
- Gnm, low-level
- Gnmx, high-level
De acordo com os desenvolvedores, as 2 APIs combinadas possuem uma sintaxe semelhante ao DirectX 11 porém com a vantagem curiosa de terem acesso a baixo nível, conversando facilmente com o hardware, o que facilita inclusive o desenvolvimento dos games; Isso quer dizer que o console consegue tirar mais otimização com menos gastos com recursos de hardware.
3. OpenSource
Dentre as demais bibliotecas abertas presentes, a base do PS4 é constituída essencialmente de:
- Cairo
- jQuery
- Lua
- Mono
- OpenSSL
- WebKit
- Pixman
A base do kit de desenvolvimento foi construída sob LLVM e Clang, com front-ends em C e C++, suporte a C++11 e ferramentas diversas de compilação e debug.
4. Conclusão
Uma das vantagens de usar o FreeBSD, é o fato de a licença do sistema permitir a realização de uma grande variedade de modificações, incluindo a possibilidade de usar somente seu kernel como base para construir novas interfaces e recursos, sem que a fabricante seja obrigada a lançar o código fonte publicamente, como ocorre com as distros Linux.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Tecmundo 1
Tecmundo 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.