Split-Lock

Implementado no kernel linux 5.19, o split-lock pode prejudicar o desempenho de diversas aplicações. Veja como contornar a situação!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

Quem utiliza sistemas como o Ubuntu 22.04 LTS – e seus sabores – e versões anteriores, ou ainda outros sistemas Linux com kernel 5.18 ou anteriores, provavelmente não vai ter o problema citado neste artigo, já que estes estão utilizando por padrão até a data desta publicação o kernel 5.15.0-58-generic.

Porém quem utiliza  algum outro sistema Linux com o kernel igual ou superior ao 5.19, fique atento!

2. Split-lock

Split-lock é uma forma de requisição de cache que ocorre a nível de núcleo do processador e se um processo “exagera” no uso desse recurso ele é impedido de continuar usando e deve aguardar pra executar. Em jogos esse recurso estava reduzindo muito o desempenho geral, porque naturalmente um game exige mais do hardware e o sistema de proteção contabilizava tais requisições como uso indevido.

A ideia original por trás de tal recurso de proteção é mitigar vulnerabilidades que isso poderia causar, ou ainda manter a estabilidade do sistema quando aplicações mais pesadas são utilizadas, mantendo o processador “livre” com os mais diversos fluxos de trabalho.

Em sistemas com kernel 5.19 ou superior, iniciar com o parâmetro “split_lock_detect=off” ajuda a melhorar o desempenho geral dos aplicativos e games porque desliga tal proteção.

Se estiver com o recém lançado kernel linux 6.2, esse parâmetro não é mais necessário! Por ser algo relativamente novo o código precisava de melhorias e no kernel linux 6.2 tal melhoria chegou, um novo split-lock foi implementado, que manteve a proteção e não prejudica o desempenho.

3. Desativação

Para desativar o recurso proceda da seguinte maneira:

Edite o arquivo /etc/default/grub com seu editor de textos favorito como SUDO e procure a linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT. Adicione ao final dela, antes da aspas fechar, o seguinte parâmetro: split_lock_detect=off

O resultado será semelhante a este:

Aplique a mudança com:

$ sudo update-grub2

Reinicie seu sistema. Se tudo correu bem, você notará uma melhora no desempenho geral de games. Mais perceptível em games nativos – como os da VALVe – ou ainda em benchmarks que façam uso de tecnologias Vulkan e/ou OpenGL.

4. Conclusão

É muito inseguro e arriscado desativar tal proteção? Digamos que não, é mais um reforço de segurança e estabilidade para o sistema geral, pra tornar o Linux cada vez mais seguro tal qual é tão famoso por o ser atualmente.

Mas em vista como são os usuários médios de Linux doméstico, a desativação de tal proteção não é uma penalidade absurda na segurança tal qual desativar as mitigações da Intel que de fato podem deixar o sistema mais inseguro e os quais abordei a respeito aqui!

Fontes:
Kernel.org
Phoronix

Deixe um comentário