O Ubuntu 18.04 LTS “Bionic Beaver” foi finalmente lançado! Aqui está uma rápida recapitulação de novos recursos e links de download para o recém chegado sistema da Canonical.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Os fãs do sistema Ubuntu esperaram um pouco mais que o normal pelo lançamento, que foi atrasado por causa de um bug crítico de última hora, que impedia o boot do LiveUSB e impedia que ele fosse devidamente instalado.
A equipe da Canonical trabalhou duro para consertar o bug e lançou o Ubuntu 18.04 LTS hoje, 26 de abril, conforme o cronograma. Exceto o Ubuntu 6.04 (Abril/2006), nenhum outro lançamento foi atrasado na história do Ubuntu. Então, mais uma vez, a equipe do Ubuntu manteve sua reputação de seguir o cronograma de lançamento estrito.
Ubuntu 18.04: O que há de novo?
Embora possa não haver muitas mudanças visuais do Ubuntu 17.10, ainda é uma grande transição pra quem vier do Ubuntu 16.04.
O Ubuntu 18.04 usa a área de trabalho do GNOME em vez de sua área de trabalho Unity. O GNOME foi personalizado para se assemelhar ao Unity, mas ainda é um ambiente de desktop diferente. É por isso que o Ubuntu introduziu uma tela de boas-vindas pela primeira vez em sua história.
Tela de boas vindas do Ubuntu 18.04
Eu cobri detalhes do Ubuntu 18.04 em detalhes anteriormente (neste post), então vou listar as mudanças em 18.04 aqui para uma rápida recapitulação:
- GNOME 3.28 é a área de trabalho padrão.
- Opção de atualização do LivePatch do kernel para a versão desktop.
- A opção de instalação mínima permite que você instale o Ubuntu com apenas os utilitários essenciais e um navegador da web.
- Mecanismo PPA aprimorado, pois a adição do repositório atualiza automaticamente o índice!
- Kernel Linux 4.15
- Gerenciador de arquivos Nautilus ligeiramente redesenhado
- XOrg é o servidor de exibição padrão novamente (Wayland era o padrão em 17.10)
- Novo instalador para o Ubuntu 18.04 Server
- Suporte nativo para emojis coloridos em aplicativos GTK
- Suporte a Thunderbolt 3 no GNOME Shell
- Suspensão automática para notebooks após 20 minutos de inatividade, enquanto usando bateria
- Software atualizado
- Não existem mais ISO’s de 32 bits
- Python 3.6
- Para novas instalações, o arquivo de swap é usado por padrão em vez da partição de swap
- Você não pode mais criptografar apenas a opção home usando o ecryptfs-utils no momento da instalação. Recomenda-se usar criptografia de disco completo.
Pequeno trailer com alguns recursos em destaque:
Baixar o Ubuntu 18.04 LTS
Você pode fazer o download do Ubuntu 18.04 LTS (o padrão com GNOME) no link abaixo:
[button color=”green” size=”medium” link=”http://releases.ubuntu.com/18.04/ubuntu-18.04-desktop-amd64.iso” icon=”” target=”true”]Link Direto[/button]
Se você prefere torrents, aqui está o link do torrent também:
[button color=”green” size=”medium” link=”http://releases.ubuntu.com/18.04/ubuntu-18.04-desktop-amd64.iso.torrent” icon=”” target=”true”]Torrent[/button]
Para outros sabores oficiais do Ubuntu 18.04, por favor, verifique seus sites oficiais para links de download; como eles dependem do progresso de lançamento do Ubuntu padrão, ele tendem a atrasar um pouco mais.
Desfrute do Ubuntu 18.04 LTS Bionic Beaver!
#UrbanCompassPony
Fonte: ItsFoss
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.