Com um melhorias de desempenho num geral, o novo kernel linux 5.5 trouxe melhorias para GPU’s AMD Vega, melhorias para o sistema de arquivos BTRFS, entre muitos outros recursos!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Nas palavras de Linus Torvalds: (Adaptei como julguei melhor)
Então, essa semana passada foi bem tranquila, enquanto tínhamos módulos de rede atrasados, com alguns drivers de rede (principalmente iwl wireless) e netfilter ausentes. Ao carregar os módulos, David não achou que isso justificasse outro -rc. E fora disso, tem sido realmente muito tranquilo – há uma atualização do driver panfrost pendente também, mas novamente não parecia sentido adiar o lançamento final em mais uma semana. – Ou seja, não há razão para um RC8.
Fora desses casos, tudo, [o update do 5.4 para o 5.5 foi] muito pequeno, mesmo que algumas mudanças tenham tocado em alguns arquivos principais.
Portanto, apesar da ligeira preocupação de que as férias possam ter afetado o cronograma, [o kernel] 5.5 terminou com a cadência -rc regular e acabou de ir ao ar agora.
Isso significa que a janela de mesclagem para 5.6 será aberta amanhã e eu já tenho algumas solicitações pull pendentes. O momento para essa
próxima janela de mesclagem não é ideal para mim – tenho algumas viagens e outras coisas acontecendo durante as mesmas duas semanas, mas espero que nada disso chegue a atrapalhar o lançamento do kernel 5.6. Mas podem haver fusos horários aleatórios, horas ímpares,
e atrasos aleatórios por causa disso. Eu tento evitar agendar coisas
durante a janela de mesclagem, mas olha, nem sempre funciona, e eu
muitas vezes tenho que atrasar as coisas em duas semanas para evitar os conflitos, que nem sempre saem como planejado.De qualquer forma, saia e teste o 5.5 e comece a me enviar essas solicitações pull por todo o novo desenvolvimento que está pronto,
Linus
O novo kernel Linux 5.5 trouxe recursos novos muito bem vindos se comparado a kerneis anteriores. Dentre eles, destacamos:
2. Gráficos
- Melhorias de desempenho para as GPUs baseadas em AMD Arcturus Vega.
- Suporte a AMD HDCP para Raven Ridge e placas mais recentes.
- Suporte a AMD KFD para a arquitetura POWER, porém os patches de espaço de usuário do ROCm POWER ainda estão ausentes.
- Continuação da integração dos gráficos Intel Gen12/Tiger Lake, juntamente com o suporte inicial ás Intel Jasper Lake.
- O driver de decodificação de vídeo Allwinner Cedrus agora suporta HEVC/H.265.
- AMD OverDrive para overclock das GPUs Navi.
3. Processadores
- Modos RAID1C3/RAID1C4 chegam ao Btrfs, permitindo três e quatro cópias de dados com recursos RAID1 nativos, para oferecer suporte mais redundante.
- Suporte ao Broadcom BCM2711 para o Raspberry Pi 4.
- Suporte KVM para convidados/VMs seguros IBM POWER.
- O KVM agora também oferece suporte a tabelas de páginas de cinco níveis, otimizações de Retpoline e outras melhorias Intel/AMD para virtualização.
- Suporte SECCOMP para RISC-V, além de suporte ao “Modo M” da arquitetura, entre outros aprimoramentos.
- Suporte para a nova variante Loongson 3A, para este processador de arquitetura MIPS.
- O suporte a paginação em nível 5 da Intel está ativado por padrão para suportar maior espaço de endereço virtual e físico.
- Alterações significativas no agendador do kernel Linux.
- Verificação de integridade da saída RdRand ao lidar com CPUs AMD anteriores/firmware da placa-mãe.
- Update paralelo para CPU Microcode Intel e AMD.
- Habana Labs se preparando para o futuro suporte ASIC.
- Correção de um bug do Arm Neoverse N1.
- Suporte para estações de trabalho SGI Octane MIPS vintage.
4. Sistemas de Armazenamento/Arquivos:
- Suporte ao cliente NFS para cópias descarregadas em dispositivos diferentes para transferências de servidor para servidor, com a funcionalidade de cópia no servidor NFS v4.2.
- Correções para o sistema de arquivos F2FS.
- Muitas mudanças no sistema de arquivos XFS.
- O EXT4 agora possui I/O direta via iomap e suporte FSCRYPT para tamanhos de bloco menores.
- As temperaturas da unidade NVMe SSD agora estão convenientemente expostas via sysfs, em vez de precisar de componentes especiais no espaço do usuário. – “sensors” agora exibirá a temperatura diretamente!
- Um novo driver HMEM para memória de finalidade específica da EFI, para compatibilidade com a memória persistente Intel Optane DC.
- Melhorias no sistema de arquivos exFAT proprietário da Microsoft.
5. Outros hardwares
- Suporte para alternar os estados do link ASPM individualmente para oferecer melhor economia de energia quando um dispositivo pode ser conectado onde o driver, por padrão, está bloqueando o ASPM.
- Uma melhoria no gerenciamento de energia USB do Ice Lake.
- A capacidade de inicializar o processador do modem no Snapdragon 835 SoC, importante não apenas para celulares, mas também para o suporte a WiFi.
- Um novo driver de teclado da Logitech.
- Chegada do driver do notebook System76 ACPI Coreboot. Também na frente do laptop estão as melhorias de suporte da Huawei.
- Melhorias no Thunderbolt e descontinuação oficial do driver EEPROM destacam as alterações de char/misc.
- O novo driver WFX WiFi para ASICs da Silicon Labs WF200.
- Suporte ao Wake-On-Voice para alguns Chromebooks escolhidos.
6. Segurança e Outros
- Implementado o KUnit como um meio de teste de unidades no kernel.
- O sanitizer de simultaneidade do kernel foi adicionado para descobrir as condições de execução de dados.
- Suporte da EFI RNG como outra fonte de entropia.
- Melhorias de criptografia inspiradas na API da WireGuard. Essas mudanças, por sua vez, permitirão ao WireGuard finalmente chegar ao Linux 5.6.
- A infraestrutura de livepatching do Linux 5.5 agora rastreia o estado do sistema para melhor manipulação/compatibilidade de patches.
- Removida a chamada do sistema SYSCTL. – Utilize o systemctl!
- Código do driver AMD IOMMU reformulado.
- Correções continuadas para o Bug do Ano 2038.
- VMs no Microsoft Hyper-V podem finalmente hibernar.
7. Download
O Kernel Linux 5.5 deverá chegar em breve a quem utiliza distros rolling release como o ArchLinux, enquanto quem utiliza distros como o Ubuntu vão precisar do pacote Ubuntu Kernel Update Utility ou outros meios para obter o novo kernel.
O download do código fonte do kernel Linux pode ser feito clicando aqui, enquanto que para sistemas baseados em Debian você pode baixar os pacotes .deb neste endereço!
Lembrando que:
Kernel recém lançado costuma vir sem suporte inicial ao VirtualBox e também sem suporte a alguns drivers, como os da Nvidia!
Pessoalmente recomendo que aguardem até o kernel 5.5.1 sair, com correções de bugs e já com suporte pleno a drivers da NVIDIA, VirtualBox e outros. O lançamento será daqui ~1 semana.
Aos usuários de Ubuntu e seus sabores, certifique-se de ter os pacotes build-essential, libelf-dev e haveged instalados em seu sistema para maximizar a compatibilidade.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.