O objetivo do modo de execução por contêiner é isolar os games do restante do sistema, permitindo que se configure de modo granular determinados games, principalmente os mais antigos.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
No mais recente Steam Beta Client para Linux, a Valve adicionou uma nova maneira de executar jogos Linux através de um contêiner especial.
É um novo recurso experimental, que permite isolar melhor os jogos do sistema host, conforme detalhado em uma postagem no Steam do desenvolvedor Timothee Besset. Como a postagem de Besset afirma, o modo pode ajudar a Valve a oferecer suporte a títulos mais antigos em distribuições mais recentes, permitir que os desenvolvedores testem diretamente nela, reduzindo o tempo de controle de qualidade, etc.
2. Vantagens
- Os títulos são melhor isolados do sistema host, melhorando uma série de problemas em potencial e permitindo novos recursos, como isolamento da pasta /home.
- Esse recurso aprimora a capacidade da Valve de oferecer suporte a títulos mais antigos em distribuições mais recentes.
- Para os desenvolvedores, garantir que seu título seja executado no ambiente de contêiner garante uma melhor compatibilidade entre várias distribuições, reduzindo sua carga de controle de qualidade.
- Para os desenvolvedores, o Steam poderá oferecer suporte a tempos de execução mais recentes por meio de contêineres, que incluirão compiladores e bibliotecas mais recentes.
Isso é experimental!
Por ser uma ferramenta nova e beta, existem algumas ressalvas:
- Alguns títulos não serão executados como são/deveriam no contêiner:
Títulos que não conseguirem executar no contêiner podem ser relatados à Valve aqui.
Forneça uma cópia da sua Ajuda> Informações do sistema ao arquivar problemas! - A distribuição não oficial flatpak do cliente Steam não é compatível no momento!
- A solução flatpak envolve todo o cliente Steam, enquanto abordagem da Valve é envolver jogos individuais em primeiro lugar. Ambas as abordagens dependem das mesmas tecnologias e estão buscando melhorar a compatibilidade no futuro.
- Algumas das configurações de drivers gráficos mais exóticas, como Bumblebee e Primus_VK, provavelmente não funcionarão no momento.
- O contêiner está configurado para usar os drivers gráficos do sistema host. Esperamos que esta versã traga mais cobertura de teste e identifique vários casos de uso que precisam ser aprimorados.
3. Como usá-lo
No menu Ferramentas do Steam, verifique se o Steam Linux Runtime está instalado:
Em seguida, force-o a um jogo nas Propriedades. Da mesma maneira que você forçaria uma versão específica do Proton. Clique com o botão direito do mouse em um jogo, Propriedades, e na parte inferior você verá o seguinte:
Nota : Você provavelmente precisará reiniciar o Steam para que ele apareça!
3.1 Como usar o isolamento do diretório /home:
- Defina a variável de ambiente PRESSURE_VESSEL_SHARE_HOME como 0 (zero) antes de executar a Steam.
- Sempre que você executa um título com PRESSURE_VESSEL_SHARE_HOME = 0, o game é montado em
~/.var/app/com.steampowered.App[AppId] em vez do caminho padrão em /home. - Para solucionar um bug presente, rode este comando para criar um atalho para o SteamBeta:
$ ln -s ~/.local/share/Steam ~/.steam/steambeta
O bug será corrigido em versões futuras.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Arte de Capa: Word Of Wars!
gamingonlinux
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.