Joe Maloney lançou sua distro BSD chamada FuryBSD: A nova aposta no que tange um sistema BSD amigável para desktops domésticos!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Recentemente recebemos o golpe de que o sistema Trident deixaria de usar BSD e passaria a usar Linux como base. Bem, um BSD a menos, um BSD a mais: A aposta da vez é o FuryBSD!
Desenvolvido por Joe Maloney, que trabalha na iXsystems, o FuryBSD trás o objetivo de sempre: Competindo com o MidnightBSD e o GhostBSD, o sistema pretende ser um sistema amigável e prático para os usuários comuns de desktop.
O FuryBSD está sendo realizado por uma equipe separada dos esforços anteriores do TrueOS Desktop (PC-BSD) e está focado na forte integração ao redor do FreeBSD, para baixa sobrecarga e melhor compatibilidade.
2. Recursos
O manifesto do FuryBSD detalha o sistema operacional como uma distribuição de desktop leve, inicialmente utilizando de base o FreeBSD 12, fornecendo um bom suporte para usuários do Firefox e outros softwares populares de desktop e tem um tamanho de download de cerca de 1,2 GB. O Xfce é eu ambiente de desktop padrão.
Os itens a serem tratados em futuros lançamentos incluem suporte a driver gráfico/sem fio de terceiros, tornando a experiência do LiveCD mais acolhedora; suporte imediato à impressoras, mais aplicativos padrão, bom suporte à replicação ZFS, controle de qualidade adequado e outros recursos.
Mais detalhes no vídeo de apresentação:
Planos e metas podem ser lidos no manifesto aqui!
3. Download
Para testar o sistema, pode baixa-lo aqui!
#UrbanCompassPony
Fonte:
FreeBSDNews
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.