Na instalação do Ubuntu Minimal o modo UEFI fica desabilitado por padrão. Mas um método simples soluciona o problema e permite instalá-lo em modo UEFI com todos os recursos disponíveis!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
O Ubuntu Minimal é uma das melhores versões do Ubuntu para quem quer criar sua versão totalmente customizada de forma simples, pois é uma ISO pequena, que coleta todos os pacotes via internet e te dá a opção de criar uma distro do seu jeito.
Através dele é possível instalar o Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE e etc pegando pacote por pacote e customizando o sistema para ter foco em aceleração 3D, servidor LAMP, etc.
Porém por padrão a Canonical desabilita e desestimula a instalação dele em modo UEFI, sendo permitido apenas o modo CSM/BIOS. Mas o UEFI está lá e eis aqui como fazê-lo.
Download
Baixe a ISO do Ubuntu Minimal mais atual, no caso a 18.04 LTS aqui. Caso queira uma versão diferente, aqui. Ela é uma ISO realmente pequena com pouco mais de 60Mb!
Extraia o conteúdo da ISO para uma pasta que chamaremos de Minimal, extraia como se fosse um arquivo .zip.
Dentro dessa pasta Minimal, temos o conteúdo da .ISO:
Navegue até …/Minimal/boot/grub e veja que temos um arquivo chamado efi.img.
Monte-o como uma outra imagem ISO e veja que você tem em mãos uma pasta chamada efi com o caminho /boot dentro, e dentro desta, 2 arquivos de boot.
Copie a pasta efi para dentro de Minimal! O resultado será este:
Agora, pegue um pendrive vazio, atentos que aqui iremos formatá-lo totalmente para evitar erros. Formate-o como FAT32 e simplesmente copie e cole todo o conteúdo de Minimal para dentro do pendrive!
Ou seja: Não grave a .ISO e nem use nenhum comando como DD ou outros. Apenas copie e cole o conteudo de Minimal para a raíz do pendrive. Ele vai se comportar e possuir a mesma hierarquia de pastas de quando você grava a .ISO diretamente, porém agora com suporte UEFI.
Quando a cópia concluir, ejete-o e plugue-o no computador que desejar fazer a instalação com o modo UEFI ativo.
OBS: Deste modo o Ubuntu Minimal só inicializará via UEFI e não mais como CSM/BIOS!
Caso tenha dúvidas, veja as vantagens do UEFI sobre o método tradicional de boot de um sistema nesta publicação do site!
#UrbanCompassPony
Fonte:
onetransistor.eu
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Excelente dica. Obrigado.
vlw obrigado muito bom