Ao contrário do PlayStation® 4, que executa sob o kernel do FreeBSD, ambos consoles executam uma versão customizada do NetBSD.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
É curioso o tipo de informação que se obtém lendo aquilo que poucos lembram de ler: As cláusulas de propriedade intelectual de um determinado hardware. E no caso dos consoles PlayStation® 3 e PlayStation® Vita, ambos trazem informações peculiares – mesmo que similares – sobre seus sistemas base.
PlayStation 3
O PlayStation 3, diferente do que já informamos a respeito do PlayStation 4 aqui no site, até roda sob o FreeBSD porém numa versão oficialmente modificada: O NetBSD! – E ja falamos um pouco dele em nosso site, aqui.
Olhando a documentação do console, temos os termos de propriedade intelectual do FreeBSD;
E logo abaixo, com mais detalhes, os termos de propriedade intelectual do NetBSD:
O codinome do sistema do PS3 chama-se CellOS, baseado no nome do processador, o Cell Broadband Engine, de arquitetura PowerPC. Não temos detalhes técnicos o quanto do NetBSD o PlayStation 3 faz uso, mas sabemos que ele se faz presente no coração do console.
PlayStation Vita
O portátil da Sony que veio após o PlayStation Portable, sendo um fiasco em vendas se comparado a seus irmãos, seguiu os passos do console supracitado e também vem com BSD.
Na tela de termos de propriedade intelectual temos os termos do FreeBSD:
E logo abaixo os termos de propriedade intelectual do NetBSD:
Não temos detalhes técnicos sobre o codinome do kernel nem o quanto do NetBSD o PlayStation Vita faz uso, mas sabemos que ele se faz presente no coração do console.
Considerações Finais
Considerando que o PlayStation 3 veio em 2006, dali em diante toda a família PlayStation passou a executar sob o BSD. Curiosamente o PlayStation 1 e 2 vieram executando não “sistemas” com kernel, mas Firmwares, basicamente versões de BIOS customizadas somente com o essencial para o console executar. – Trouxemos mais detalhes disso aqui nesta outra publicação!
E o caso do PlayStation Portable é ainda mais intrigante: O hardware é até conhecido, ARM, porém sistema e kernel totalmente criado do zero, sem base em UNIX® ou outro sistema contemporâneo.
Conclusão
Toda a família moderna da linha de consoles Sony PlayStation executa sob alguma versão do BSD, seja ele o FreeBSD ou o NetBSD. Tratamos da presença do BSD no PlayStation 4 nesta publicação!
Não apenas nos consoles da Sony, o recente lançamento da Nintendo, o Nintendo Switch, também executa sob o FreeBSD, como já tratamos em publicação aqui no site, mostrando o quanto o software livre pode ser interessante para essas empresas, apresentando maior maleabilidade e segurança.
#UrbanCompassPony
Fonte Própria.
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.