Lançados no mesmo dia, o Wine 3.16 e o DXVK 0.72 trazem melhorias para quem joga no Linux. Veja as novidades!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
No último dia 14 de Setembro tivemos um lançamento duplo: Wine 3.16 e o DXVK 0.72.
Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!
Camadas de Abstração
Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.
Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele.
Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD.
Wine 3.16
Outro deleite para o fim de semana é um novo lançamento de desenvolvimento do Wine [ Official Site ] com o Wine 3.16 agora disponível com alguns recursos e correções de bugs.
Destaques:
- Implementação inicial dos serviços OPC.
- Suporte para renderizar botões de um ImageList.
- Melhor suporte para propriedades CSS em MSHTML.
- Correções de namespace no XML Writer.
Quanto a correções de bugs, eles notaram 43 no total. O lembrete usual se aplica, nem todos os bugs corrigidos foram realmente corrigidos nesta versão, alguns são mais antigos sendo notados como resolvidos.
Esta lista inclui os problemas que foram resolvidos em games como Call of Duty 2, Call of Duty 4, Warframe, Ragnarok Online, Resident Evil 7, Overwatch, Bethesda Launcher Updater e muito mais.
As notas de lançamento estão aqui!
Download
O Wine 3.16 já está disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e PlayOnMAC para quem quiser se aventurar a testá-lo! Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.
DXVK 0.72
Indo ao ponto, as melhorias em jogos específicos, ele corrige problemas com Assassin’s Creed Syndicate e Origins, Batman Arkham Knight, Dragon Quest XI e um problema que afetou tanto Tomb Raider (2013) quanto Shadow of the Tomb Raider.
O que é interessante, é que eles tiveram que enganar os computadores dos usuários que têm um fornecedor de GPU específico para alguns títulos, caso contrário eles não funcionam. Batman: Arkham Knight, por exemplo, está sendo definido como executando em uma GPU da AMD, o que corrige uma falha no “Detective Mode” se você tiver usando uma GPU NVIDIA. É uma gambiarra funcional.
Para as opções de configuração, você agora tem acesso a:
- “d3d11.maxTessFactor” para limitar o fator de tabulação máximo
- “d3d11.samplerAnisotropy” para impor ou desabilitar a filtragem anisotrópica
- “dxgi.numBackBuffers” para substituir o número de buffers de encadeamento de cadeia de permuta
- “dxgi.syncInterval” para impor ou desabilitar o Vsync
Além disso, o desenvolvedor disse isso sobre o lançamento:
O número de buffers de troca de cadeia de troca solicitados pelo jogo é agora honrado por padrão, ou seja, jogos que solicitam uma cadeia de troca com buffer triplo sem o VSync agora usarão uma cadeia de troca de buffer triplo do Vulkan.
As informações de download e configuração do DXVK 0.70 estão disponíveis no site do projeto GitHub clicando aqui!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
GamingOnLinux
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.