Se você não se deu bem com o WPS Office, não gosta do LibreOffice, não curtiu o OpenOffice e ainda prefere o Microsoft Office, então você deve experimentar esta suíte office proprietária porém nativa para Linux! E ela agora está disponível de graça para institutos e professores, com ofertas de desconto para estudantes.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Sobre o SoftMaker
O SoftMaker Office 2018 é um pacote de escritório premium disponível para Windows, macOS e Linux. Não é livre e nem tem código aberto e essa é a razão pela qual não ouvimos muito falar dele nos meios Free and Open Source Software – imagino eu que, se o Microsoft Office fosse disponibilizado para Linux, muita gente ainda evitaria falar nele pelo mesmo motivo.
Por mais que seja pago, não desanime totalmente porque ele possui uma versão demo que expira em 30 dias para você testar e ver se realmente vale a pena!
Essa suíte de escritório é um produto rico em recursos com uma interface moderna e intuitiva. A compatibilidade com o Microsoft Office é o ponto mais alto que justifica o fato dele ser pago: ele é a melhor alternativa ao WPS e ao LibreOffice quando o assunto é compatibilidade!
O SoftMaker Office 2018 possui quatro produtos:
- TextMaker: aplicativo de processamento de texto, equivale ao Word
- PlanMaker: aplicativo de planilha, equivale ao Excel
- Presentations: aplicação de apresentação, equivale ao PowerPoint
- Thunderbird “powered by SoftMaker”: Cliente de e-mails Thunderbird com plugins para gerenciar e-mails, tarefas e compromissos – tornando-o uma alternativa excelente ao Outlook.
Aqui estão alguns dos recursos atualmente disponíveis:
- Inclui interface ribbon com opção para mudar para a visão clássica
- Usa diálogos de arquivos padrão do GNOME
- Os documentos podem ser tabulados com a opção para arrastá-los para abrir em uma nova janela
- Utiliza os formatos DOCX, XLSX e PPTX nativamente para fornecer compatibilidade perfeita com documentos do MS Office
- Novas animações 2D e 3D e transições de slides baseadas em OpenGL
- Inclui “exibição do apresentador”, onde o monitor do apresentador exibe os slides atuais e futuros, enquanto os espectadores vêem o slide atual em exibição completa – excelente para apresentar trabalhos em aulas.
- Disponível para sistemas de 32 bits e 64 bits. Esta é a primeira versão de 64 bits para o Linux!
Gratuito para Institutos e Professores!
Como mencionado, o Softmaker Office está disponível gratuitamente para institutos, escolas, professores e universidades – mais detalhes aqui!
Estudantes ganham Descontos!
Aqui entra a pequena desvantagem do Softmaker: Mesmo que o produto seja gratuito para professores e escolas, os estudantes ainda terão que pagar por ele. A empresa diz que, quando comprado em grandes quantidades, “os estudantes recebem o pacote por uma pequena taxa de processamento de apenas US$ 4,99/EUR 9,95 por licença, em vez do preço normal de US$ 49,99/EUR 69,95”.
Você pode pedir a oferta educacional do SoftMaker; Quando você faz o pedido, precisa comprovar sua qualificação enviando os documentos comprovativos aceitáveis antes de finalizar o pedido.
Adquira aqui a oferta educacional da SoftMaker
Licença de Uso
Como mencionei anteriormente, o SoftMaker Office 2018 é um software proprietário e o preço começa na faixa dos 50 dólares – aprox. 200 reais na cotação atual – por uma licença única para cinco computadores. A atualização para uma nova versão principal é vendida separadamente, mas você pode optar por continuar usando sua versão adquirida sem que ela se torne obsoleta.
A grande sacada aqui, é que você não precisa jogar seu dinheiro no lixo testando ele: O SoftMaker Office 2018 possui uma licença demo que expira em 30 dias para você testar se ele realmente vai lhe ser útil.
Alternativo: FreeOffice
Se você não é elegível para a oferta educacional e não quer comprar a versão premium do SoftMaker, você também pode experimentar o FreeOffice, a versão Lite do SoftMaker com recursos limitados, clicando aqui!
Download
Você pode instalar o SoftMaker facilmente usando os pacotes .DEB e .RPM para Debian/Ubuntu e Fedora. Há também um pacote .tar.gz para instalar o SoftMaker em outras distribuições Linux, além de ofertar uma versão em .pkg para macOS!
A página de download do pacote pago se encontra aqui!
Já a de download dos pacotes com validade de 30 dias se encontra aqui!
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.