O ambiente desktop padrão dos Ubuntu’s acaba de receber um grande update. Conheça as novidades!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
A 35ª versão estável do ambiente GNOME, a versão 3.30 chega seis meses após o lançamento do GNOME 3.28 com um total aproximado de 24.845 mudanças, oferecendo novos recursos importantes e melhorias menores.
A quem interessar, o GNOME 3.30 chegará no Ubuntu 18.10 em outubro, apresentando novos recursos, novos aplicativos e novas melhorias, todos projetados para ajudar a melhorar a maneira como usamos a área de trabalho.
Dentre os novos recursos, destaco:
Um desktop mais rápido
Todos nós nos importamos com a rapidez e a fluidez do nosso desktop, e assim sendo também pensam os desenvolvedores do GNOME. Um conjunto de ‘melhorias significativas de desempenho’ é chegou no GNOME 3.30, incluindo patches projetados para lidar com o infame vazamento de memória do GNOME Shell que foi reportado no início do ano.
Os desenvolvedores da Canonical e da Red Hat, bem como a comunidade de software livre em geral, abordaram as várias questões que causaram o vazamento de memória mencionado anteriormente, bem como outras ineficiências descobertas durante o desenvolvimento.
Podemos afirmar que o GNOME Shell 3.30 usa menos recursos do sistema do que antes. Isso significa que você pode executar mais aplicativos simultaneamente sem encontrar qualquer impacto notável no desempenho.
A troca de janelas e espaços de trabalho é mais rápida, enquanto as animações de experiência do usuário agora são mais suaves e travam menos.
Como parte do desempenho geral, o GNOME JavaScript (GJS) foi atualizado para o SpiderMonkey 60, que é a versão mais recente disponível do mecanismo JavaScript. A nova versão do GJS também oferece melhorias significativas de desempenho.
Ubuntu oferece ainda mais melhorias
O Ubuntu 18.10 será agraciado com ainda mais melhorias em seu lançamento previsto para outubro. Os patches da Canonical não foram atualizados antes do lançamento do GNOME 3.30, mas estarão prontos a tempo para a versão 18.10.
Nautilus de cara nova
O gerenciador de arquivos GNOME Nautilus é indiscutivelmente a base de toda a área de trabalho do GNOME, então é comum vermos melhorias nele. Então, para o GNOME 3.30, os desenvolvedores do Nautilus refinaram e simplificaram os principais recursos, como o comportamento de busca, e melhoraram a maneira como os ícones fluem ao redimensionar uma janela.
A barra de endereços também apresenta um novo visual: Os botões grossos sumiram e em seu lugar há uma aparência baseada em texto mais sutil.
A barra de endereços também é mais do que superficial: agora você pode acessar um menu de ação em segundo plano clicando com o botão direito do mouse nos itens dela.
Gnome Classic
A volta de um clássico!
O desenvolvedor Carlos Soriano anunciou que os ícones no desktop do Gnome 3.30 voltaram com a adição do modo Gnome Classic, com integração total ao Nautilus e suporte a Wayland.
E mais
Dentre as maiores novidades no Nautilus, temos:
- Novo layout da barra de ferramentas
- Menus da barra de endereços para ações em segundo plano
- Redimensionamento Dinâmico
- A pesquisa agora está integrada na barra de endereços
- Suporte para telas de baixa resolução
- Pesquisa de arquivos mais rápida no Ubuntu
Atentos que infelizmente, o Ubuntu 18.10 não será lançado com o Nautilus 3.30 de forma nativa, mas deve estar disponível para instalação como um aplicativo em formato Flatpak.
Novo aplicativo: Podcasts
O GNOME 3.30 vem com um novo aplicativo de desktop chamado Podcasts: Permite adicionar e gerenciar assinaturas de podcast diretamente de sua área de trabalho, bem como reproduzir ou baixar episódios. Pode até importar podcasts armazenados em outros dispositivos.
É simples de usar também. A visão geral de “Shows” permite que você navegue pela série na qual você está inscrito pela arte da capa, enquanto a seção “Novo” destaca os últimos lançamentos de episódios dos seus shows favoritos.
Clicar duas vezes em um bloco de show dá acesso a uma visão geral bem organizada dos episódios disponíveis do programa, junto com botões rápidos para transmitir, fazer o download ou marcá-los como “ouvidos”!
Atualizações automáticas do Flatpak
O GNOME Software agora tem opções para habilitar e desabilitar atualizações automáticas para aplicativos em formato Flatpak, e, se você se conectar a uma conexão 4G, ele poderá desativar os updates poupando a conexão – algo que o software Snap do Ubuntu não faz.
Melhor ainda, e também em contraste com a pequena atualização do Snap, você pode optar por ser notificado quando um aplicativo Flatpak tiver sido atualizado automaticamente.
A atualização automática de Flatpaks é ativada por padrão e significa que você não precisa ativa-la manualmente toda e qualquer atualização do Flatpak, pois tudo é feito de modo automático pra você!
Novas Configurações Gerais
O GNOME recebeu o último lançamento dos drivers do Thunderbolt, então temos no GNOME 3.30 a adição de um painel Thunderbolt dedicado no aplicativo Configurações. Isso tornará fácil gerenciar dispositivos Thunderbolt conectados e lidar com qualquer autenticação.
Falando em Configurações, todos os painéis relacionados a hardware agora são dinâmicos. Isso significa que eles se escondem (não aparecem) quando o respectivo hardware não está presente.
Por exemplo, se você não tiver um cartão Wi-Fi ou dongle no seu sistema, você não verá mais o painel Wi-Fi!
Novas configurações avançadas
Um novo conjunto de configurações avançadas está disponível para uso na versão mais recente do utilitário GNOME Tweaks. Dentre as opções temos um menu de seleção de tema de som; um switch para Centralizar Novas Janelas por padrão; um interruptor para desenhar janelas ao arrastá-las para bordas da tela; e um toggle para mostrar o dia da semana atual na barra de notificações do relógio do GNOME Top Bar.
Além disso, os usuários do GNOME obtêm um recurso que o Ubuntu teve em alguns lançamentos: uma opção para ativar a ‘ sobreplicação ‘ (também conhecido como aumentar o volume acima de 100%). Quando ativado, você verá uma barra vermelha adicional nos indicadores de volume e na exibição na tela.
Games
Games, melhor descrito como um player de música, mas para jogos retrô e modernos em vez de música, oferece uma interface limpa e enxuta e suporte interno para jogos usando núcleos de libretos.
O aplicativo Games 3.30 faz as seguintes alterações:
- Tempo de carregamento da coleção de jogos mais rápido
- Agora mostra os jogos do Virtual Boy no modo de exibição de coleção
- Procure jogos por plataforma, nome ou desenvolvedor
- Navegar na interface do usuário usando um gamepad
- Janela de atalhos
- A interface do usuário agora se adapta a telas menores
Se você instalar o aplicativo Games do Flathub – recomendado, você também terá suporte pronto para jogar os jogos Sega Game Gear e Master System, bem como os títulos Nintendo DS e Virtual Boy.
Epiphany com Modo Leitor
Se você é um grande leitor de conteúdo on-line, talvez aprecie a utilidade de um recurso de “modo de leitura” do Epiphany. O recurso usa uma página da Web normal e retira toda a informação estranha, como menus, imagens, incorporações e outros conteúdos. O resultado é uma apresentação limpa e mínima do corpo do texto.
E no GNOME 3.30 Web, o navegador GNOME mais conhecido como Epiphany por alguns, inclui um recurso de visualização de leitura por padrão!
Outras alterações diversas
Temos muito mais novidades no Gnome 3.30, como:
- Os espaços de trabalho agora são exibidos o tempo todo na sobreposição de atividades
- O Gnome Boxes agora têm suporte a RDP e melhor suporte na criação de VM
- Autocompletar Emojis (por exemplo, digite “: cat:” e pressione TAB para ver os emoticons relacionados)
- Compartilhamento de tela e sessões de área de trabalho remota são exibidas no menu do sistema
- A instalação inicial do GNOME tem um conjunto atualizado de avatares
- Gnome Disks agora pode descriptografar e montar volumes de armazenamento criptografados pelo VeraCrypt
- O Gnome Builder tem um novo mecanismo de preenchimento automático e dicas de ferramentas interativas
Download
O Gnome 3.30 está para ser lançado ainda HOJE 05 de Setembro!
Seu código fonte estará disponível para download no Gitlab e estará disponível para ser testado através de uma imagem LiveUSB.
Apesar de muitas distribuições Linux virem com o GNOME por padrão, poucas distribuem novos lançamentos de imediato e ao invés disso, optam por enviar a atualização como parte de uma nova versão – Como o caso do Ubuntu que só receberá suporte a ele na versão 18.10. As distribuições que são exceção temos o Arch, Manjaro e outros, que receberão o novo desktop em breve via updates de sistema.
#UrbanCompassPony
Adaptado de:
OMGUbuntu
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.