O Kernel Linux 6.4 é uma versão que traz diversas novidades para Intel, AMD, além do chip Apple M2, novidades para o RISC-V e muito mais!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
Entre os destaques do Linux 6.4 estão: suporte inicial ao Apple M2, driver Qualcomm QAIC, hibernação do sistema RISC-V, suporte ao controlador de jogos Turtle Beach, mais código em Rust, suporte de sensores e monitoramento para mais de 100 placas-mãe ASUS e um driver EC para notebooks MSI. Há também um novo mantenedor IEEE-1394 Firewire com a promessa de manter o código até pelo menos 2029.
No lado da Intel, o Linear Address Masking é a grande novidade, o suporte Sierra Forest EDAC foi adicionado, o suporte inicial de áudio Lunar Lake, vários novos IDs de hardware adicionados e o suporte Intel Shadow Stack foi enviado, mas acabou atrasado devido a problemas de última hora e vai ficar para o kernel 6.5 infelizmente.
Do lado da AMD, agora há suporte para Modo Autônomo Guiado, suporte para barramento AMD CDX, VNMI, gerenciador AMD SoundWire, suporte para tabela de página de convidado de 5 níveis para o driver IOMMU, preparações EDAC para eventual suporte a GPUs AMDs e, por fim, convidado AMD SEV-SNP vTOM no Microsoft Hyper-V.
Confira todas as novidades do kernel linux 6.4!
1. Processadores
- Intel Linear Address Masking chegou com essa funcionalidade “LAM”, permitindo que o espaço do usuário armazene metadados em alguns bits de ponteiros não utilizados.
- O Intel Shadow Stack foi enviado para ser adicionado ao Linux 6.4, mas problemas de última hora fizeram com que ele não fosse puxado e agora está atrasado até pelo menos o ciclo do Linux 6.5.
- Suporte ao modo autônomo guiado pela AMD no driver AMD P-State.
- Virtual NMI para CPUs AMD com virtualização KVM.
- O RISC-V oferece suporte a hibernação/suspensão para disco antes mesmo que qualquer notebook RISC-V e similares cheguem ao mercado.
- Remoção do suporte Intel Thunder Bay SoC
- Mais otimizações e novos recursos para LoongArch.
- O driver AMD IOMMU agora suporta tabelas de página de convidado de 5 níveis.
- Suporte Intel EDAC para Sierra Forest e, por sua vez, confirmando que as CPUs Xeon somente E-core apresentarão um controlador de memória DDR5 de 12 canais, como no Granite Rapids.
- Suporte a convidados AMD SEV-SNP vTOM no Microsoft Hyper-V.
- O suporte inicial do Apple M2, embora ainda não seja utilizável no kernel da linha principal para usuários finais.
- Suporte de barramento AMD CDX para interface entre APUs e FPGAs.
2. Placas de Vídeo
- Adicionado o DMA-BUF/DMA-FENCE ao subsistema Direct Rendering Manager (DRM) influenciando o desempenho/frequência das GPUs.
- Continuação da adição dos drivers gráficos Intel Meteor Lake.
- Trabalho inicial da AMD no novo IP do acelerador GFX943 – placas de vídeo com foco em datacenter.
- O driver de vídeo Qualcomm QAIC foi integrado ao Linux 6.4.
- Suporte de exibição 4K para o Rockchip DRM.
- O driver AMDGPU tem novos recursos de energia para o SteamDeck.
3. Armazenamento/Sistemas de Arquivos
- Otimizações de desempenho de E/S simultâneas para Device Mapper.
- O suporte ao Pipe FMODE_NOWAIT é uma boa notícia para IO_uring e pode gerar uma boa melhoria de desempenho.
- Várias melhorias no EROFS.
- Suporte do servidor NFS para RPC-com-TLS.
- Pequenas otimizações no driver NTFS.
- Várias melhorias de F2FS e Btrfs.
- Otimizações de desempenho para EXT4.
5. Outros Hardware
- Suporte de áudio Intel Lunar Lake HD.
- Um novo mantenedor Firewire/IEEE-1394.
- Mais trabalho de suporte WiFi 7 e muitas outras mudanças de rede, incluindo suporte WiFi inicial para dispositivos Apple M1 Pro e Apple M1 Max.
- O suporte AMD SoundWire foi adicionado para uso com os mais recentes blocos de IP AMD Audio Co-Processor (ACP).
- Suporte para controlador de jogos Turtle Beach e Qanba com o driver XPad.
- Descartando os drivers USB antigos e removendo os drivers PCMCIA antigos como parte da limpeza de primavera e começando a remover o código CardBus/PCMCIA antigos.
- Correção de um problema em que o suporte USB da Intel poderia ser interrompido após a retomada.
- Apresentação contínua do CXL, a especificação do Compute Express Link.
- Peculiaridades do driver Apple HID.
- Suporte para mais tablets de desenho Kye/Genius.
- Correção de um problema em que os controladores da Nintendo podiam fazer barulho indefinidamente.
- Melhor suporte para notebooks MSI graças ao novo driver MSI EC.
- Suporte Apple GMUX para Macs T2.
- Suporte para luz de fundo do teclado Apple M1/M2.
- Um novo driver de comutação de modo para notebooks Lenovo Yoga.
- Suporte de monitoramento de sensor para mais de 100 placas-mãe de desktop ASUS.
5. Segurança
- Imposição de CA opcional ao chaveiro da máquina.
- O SELinux remove o suporte para desativação run-time!
6. Melhorias em Geral
- Desempenho mais rápido para VDUSE.
- Linus Torvalds limpou o código de cópia de memória x86.
- Mais código Rust foi adicionado; logo logo teremos os primeiros drivers Rust utilizáveis.
- As atualizações do agendador corrigem uma regressão de desempenho do servidor de banco de dados.
- A remoção do SLOB finalmente aconteceu.
7. Kernel Linux 6.4
O kernel linux 6.4 chegará algumas semanas, após o lançamento estável 6.4.1 a quem utiliza distros rolling release como o ArchLinux; enquanto isso quem utiliza distros point release como o Ubuntu vão precisar do pacote Ubuntu Kernel Update Utility ou outros meios para obter o novo kernel antes dos repositórios atualizarem.
O download do código fonte do kernel linux 6.4 pode ser feito clicando aqui, enquanto que para sistemas baseados em Debian você pode baixar os pacotes .deb neste endereço – caso não esteja disponível, aguarde mais algumas horas/dias!
Lembrando que:
Kernel recém lançado costuma vir sem suporte inicial ao VirtualBox e também sem suporte a alguns drivers proprietários, como os da Nvidia!
Pessoalmente recomendo que aguardem até o kernel 6.4.1 sair, com correções de bugs e já com suporte pleno a drivers da NVIDIA, VirtualBox e outros. O lançamento desse referido kernel 6.4.1 será daqui mais ou menos 1 semana. – Dependendo do desenvolvimento, o VirtualBox só recebe suporte após 15 dias.
Aos usuários de Ubuntu e seus sabores, não importando muito a versão, certifiquem-se de ter os pacotes build-essential, libelf-dev e haveged pré instalados em seu sistema para maximizar a compatibilidade e evitar dores de cabeça quando instalar e usar o kernel linux 6.4!
- O pacote Build-Essential traz os pacotes necessários para compilações que sejam feitas durante a aplicação do kernel.
- Já o Libelf-Dev é uma exigência para compilações de pacotes, normalmente proprietários como VirtualBox ou mesmo NVIDIA.
- Por fim, o Haveged muda o gerador de entropia do sistema, evitando problemas de boot que as mudanças do gerador de entropia padrão do Ubuntu costumam causar. Entre eles, o maior, é lentidão em boots de máquinas mais antigas – Quando o boot demora +2 minutos.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Que doideira, o Turtle Beach tem suporte no Linux agora e o próprio Xbox One Controller não tem nada oficial. Não entendo essa doideira, até a própria Sony tem mantenedores do DualSense no kernel. Aliás, saberia me responder se após o término do suporte de determinado processador pela Intel (i3-6006U) o mesa/kernel ainda continua suportando ele sem problemas por alguns anos? Tenho um notebook Dell 5566 que usa esse processador e ele não tem mais suporte no Windows, então queria instalar Arch Linux apenas para ler e-mails e jogar algo 2D sem ficar dependendo de drivers legados.
É bizarro, inclusive o kernel tem drivers pra rodar PlayStation 3 mas não tem nenhuma distro decente mantida pra isso ter utilidade prática ;/
Pelo que entendi, se não é uma arquitetura dada como defasada a ponto de ser removida do kernel, ela ficará lá. O pior cenário é o notebook ser tão antigo que não receba updates, o driver será sempre o mesmo mas continuará lá.
APesar de que isso é improvavel, tenho um Thinkpad x240 com CPU i5 4xxx, quarta geração, e apesar dele ter um suporte vulkan não totalmente implementado, as melhorias MESA por exemplo caem nele e de certa forma ajudam a otimiza-lo ainda!
Ah, então irei realmente atualizar. Tinha uma leve imaginação de que algumas otimizações para o MESA acabariam caindo sobre essa versão da Intel. Apenas não quero manter o notebook numa versão extremamente legada dos drivers, se abusar, começam a ter até falha de segurança. Como no Linux é diferente, fico até encabulado com isso. Alguns drivers que não recebem atualizações há anos no Windows recebem patches frequentes no Linux. No mais, obrigado pela resposta.