Com novo suporte a RawInput e API WebSocket, o novo WINE 5.12 trouxe melhorias para Path of Exile, StarCitizen, Riot Vanguard, League of Legends, Battle.net, Dirt Rally 2.0 e mais.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
A camada de compatibilidade WINE continua progredindo, com o lançamento mais recente 5.12 já disponível.
Aqui estão os destaques das novidades do Wine 5.12:
- NTDLL convertido para o formato PE.
- Suporte para a API WebSocket.
- Suporte aprimorado para RawInput.
- Atualização de especificações do Vulkan.
2. Módulo PE
A maioria dos módulos do WINE mudaram para o formato PE (Portable Executable, o Formato binário do Windows) em vez de ELF quando o compilador MinGW está disponível. Isso ajuda vários esquemas de proteção contra cópia que verificam se o conteúdo em disco e na memória dos módulos do sistema são idênticos.
Nem todos os módulos foram convertidos para PE ainda; este é um contínuo processo que continuará durante a série de desenvolvimento do Wine 5.x.
3. E mais bugs corrigidos
Quanto à correção de bugs que ocorre em cada versão, eles notaram 48 resolvidos no anúncio.
Isso inclui resolução de bugs dos games: Age of Wonders: Planetfall, Grim Dawn, Generation Zero: FNIX Rising, Divinity: Original Sin 2, Path of Exile, StarCitizen, Riot Vanguard, Ashes of the Singularity: Escalation, League of Legends, Battle.net , Dirt Rally 2.0 e mais.
Entre as maiores correções, destaco também:
- Battle.net
- Adobe Photoshop 7
- Windows Media Player 9
- GOTHIC 2 GOLD
- PS4 Remote Play 2.x
- League of Legends 9.23
- rFactor2
- Need For Speed Hot Pursuit 2
- Generation Zero
Veja as notas de versão do Wine 5.12 aqui.
4. Download do WINE 5.12
Em breve o novo Wine estará disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e do PlayOnMac. Caso queira compilar, o link é este!
Se desejar acelerar as coisas, pode instalar o WINE 5.12 como padrão na raíz do sistema com os seguintes comandos para Ubuntu/Debian:
$ echo “deb https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_18.04 ./” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/wine-obs.list $ wget -O- -q https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_18.04/Release.key | sudo apt-key add – $ sudo apt update; sudo apt install -y winehq-staging winetricks
O script é para o Ubuntu 18.04 mas vale para o 20.04 também.
Aguardemos que o projeto Proton da Valve logo atualize sua base para o Wine 5.12!
Fonte:
GamingOnLinux
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.