Valve anuncia VKD3D-Proton

A novidade é que o novo VKD3D-Proton vai compatibilizar o DirectX 12 para Linux sob WINE!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Até então, a camada de compatibilidade do Proton já possuía o DXVK, que converte as APIs DirectX 9/10/11 no Vulkan para rodar games de Windows no Linux com melhor suporte/qualidade. Já o VKD3D-Proton se tornou a versão oficial para a tradução do Direct3D 12 no Vulkan.

O VKD3D-Proton foi originalmente um projeto criado diretamente pela equipe do Wine, a camada de compatibilidade na qual o Proton é construído. No entanto, o fundador original faleceu. Já faz um bom tempo, mas atualmente, os desenvolvedores subsidiados pela Valve assumiram o projeto e renomearam ele pra VKD3D-Proton, para dar a ele algum status oficial e evitar conflitos de nomes em outros lugares e apenas ter clareza sobre seus objetivos.

Eles prometem suportar a API “completa” do Direct3D 12, sobre o Vulkan, com o objetivo de maximizar o desempenho e compatibilidade, usando extensões e recursos modernos do Vulkan, de modo que isso não acarrete custos de compatibilidade com drivers e GPUs mais antigas. Eles também não vão manter a compatibilidade com o vkd3d do projeto original.

Recentemente, o projeto também foi mesclado em código para permitir uma compilação autônoma do D3D12. Como no DXVK, poderemos até ver jogadores do Windows usando-o no futuro. Sim, isso é realmente algo palpável e há muito mais, pois pode aumentar o desempenho no Windows também para jogos mais antigos.

Com as recentes notícias de que o vindouro game Cyberpunk 2077 será apenas sob o DirectX 12, talvez o VKD3D-Proton possa entrar em um estado estável antes do lançamento, onde pode executá-lo bem no Linux, já que a CD Projekt provavelmente não o lançará oficialmente no Linux.

Veja todos os detalhes na página do VKD3D-Proton no GitHub.

#UrbanCompassPony

Fonte:
GamingOnLinux

Deixe um comentário