Anunciado o novo macOS Mojave

Sistema operacional desktop da Apple trará mudanças de design e novas funcionalidades para organização.

| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.

A Apple anunciou oficialmente a nova atualização de seu sistema operaciona desktop MacOS 10.14, o macOS Mojave, durante a conferência para desenvolvedores WWDC 2018.

Tema

Inspirado no deserto californiano, o sistema trará um novo modo escuro, que deixará janelas e abas de dispositivo na cor preta para destacar ícones, imagens e vídeos.  O Mojave também terá uma série de papeis de parede dinâmicos que serão modificados de acordo com a hora do dia.

Desktop

Depois de promover um redesign completo da App Store do iOS no ano passado, a Apple agora fará o mesmo pela versão desktop da plataforma, com novos destaques para aplicativos recentes e coleções de apps, além de conteúdo editorial da Apple.

O macOS 10.14 ganhará ainda alguns aplicativos antes presentes apenas no iOS, caso do Stocks (para ações) e do News (de notícias). A novidade maior, no entanto, está por baixo dos panos: todos foram criados com uma nova solução de apps universais da Apple. A empresa integrou aspectos do framework UIKit usado para desenvolver aplicações mobile no AppKit de seus desktops, de forma que será possível criar programas para os dois sistemas com poucas mudanças. Entre as funcionalidades dos novos apps está a sincronização automática de conteúdo entre os sistemas mobile e desktop.

Stacks

O sistema traz ainda a nova funcionalidade Stacks, que organiza o conteúdo da área de trabalho em grupos específicos de conteúdo baseado em tipo, nome ou conteúdo.

 Quem tem a área de trabalho desorganizada vai gostar de saber que agora o SO pode “empilhar” os arquivos largados no desktop por tipo ou data, por exemplo.

Novidades para o Finder

O Finder do macOS Mojave também será renovado, com o novo modo de visualização galeria, que destaca o documento selecionado em primeiro plano, mas mantém os ícones de outros documentos da pasta na parte inferior para navegação.

Quick Look

O aplicativo Quick Look, por sua vez, recebe uma série de recursos de customização que permite edição rápida de imagens e vídeos através de alguns cliques.

O recurso de screenshot foi aprimorado com uma ferramenta de gravação de tela, acabando com a necessidade de usar o QuickTime para isso. Já o Finder ganhou um modo de visualização em galeria, que mostrará mais detalhes e ainda permitirá criar arquivos em PDF a partir da seleção de várias imagens. Por fim, quem tem a área de trabalho desorganizada vai gostar de saber que agora o SO pode “empilhar” os arquivos largados no desktop por tipo ou data, por exemplo.

Segurança

Por fim, o sistema contará com uma série de novas configurações de segurança, controlando quais as informações que seu computador disponibilizará por aplicativos que tem acesso ao sistema, incluindo o bloqueio de rastreio de barras de comentário em sites como o Facebook antes mesmo do usuário realizar uma postagem.

Essas melhorias na privacidade também influenciarão o Safari, que será capaz de bloquear cookies até mesmo das caixas de comentários do Facebook que aparecem em sites de notícias. Este recurso estará presente também no navegador para iOS, e é uma forma de evitar praticamente qualquer atividade de rastreamento da rede social ou até do Google, ao menos que o usuário dê total consentimento.

Quando?

A nova atualização Mojave do macOS começa a ser disponibilizada a partir de hoje para desenvolvedores. Seu lançamento deve acontecer no segundo semestre, entre os meses de outubro e novembro.

#UrbanCompassPony

Fontes:
TheEnemy
OlharDigital

Deixe um comentário