RustDesk

Rustdesk é uma alternativa ao AnyDesk, TeamViewer, LogMeIn e DWService, gratuito, livre e o melhor: Você pode hospedar seu próprio servidor!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

Quando é algo bom eu preciso fazer uma publicação a respeito! Comentei aqui anteriormente sobre o DWService e o quanto ele é prático e eficiente em alternativas ao AnyDesk e TeamViewer, que ultimamente só me passaram raiva nos atendimentos a clientes… Enfim.

Chega de enrolar, vamos ao aplicativo!

2. RustDesk

Desenvolvida pela Purslane Ltd. e sob a licença Open Source (AGPL-3.0) como um produto gratuito e livre, é uma alternativa principalmente ao AnyDesk por possuir uma interface de usuário muito semelhante:

Mas além de gratuito e livre – seu código fonte pode ser explorado aqui! – e rodar por conta própria com o servidor global, o software também conta com código livre para hospedagem de seu próprio servidor de acesso remoto!

3. Servidor Customizado

A configuração do servidor pode ser feita de várias formas em diversos equipamentos, como abordado em um F.A.Q. muito completo que pode ser encontrado aqui! Dentre as opções, temos:

  • Docker/Podman
  • Windows Server
  • NAS Synology
  • Instalação direto em um sistema Linux

Não vou entrar nos pormenores da configuração porque o site oficial é bem completo. O importante  é especificar que o acesso a um servidor customizado se dá com os seguintes itens:

  • Abrir as portas 21116, 21117, 21118 e 21119 de onde o RustDesk Server vai executar.
  • Anotar a Key gerada pelo servidor, normalmente armazenada no arquivo id_ed25519.pub cuja localização depende de onde e como foi configurado. Essa chave é importante pois somente com ela você vai acessar seu servidor. Ela se parece com isso:
    u4nEumj4Lr7ndoPsmwfXxAJGkaDWk1E47PaKBJ3plpSnT0=
    Observe o sinal de IGUAL no final da chave.
  • Precisa configurar 2 serviços, o Server (HBBS) e o Relay (HBBR) sendo um apontando para o outro.
  • Tenha um NO-IP ou DynDNS para acesso externo a esse servidor. Assim, a velocidade de transmissão da tela será proporcional à sua capacidade de download e upload somente.

Basta clicar nos 3 pontinhos ao lado do campo ID à esquerda em “Seu Desktop” e clicar em “Servidor ID/Relay”.

Preencha o seguinte:

Servidor de ID:
IP-do-servidor:21116
ou
seu-endereço.ddns.net:21116

É literalmente como alcançar ou pingar o servidor na rede.

Servidor de Relay:
Deixe em branco caso o Servidor de ID já esteja apontando para o Relay.
Se forem 2 servidores separados, defina-o aqui.

Servidor da API:
Deixe em branco.

Key:
A chave da qual falei a respeito acima!

Aperte Ok.
Se tudo correr bem, você verá nos logs do Servidor uma mensagem de que houve comunicação de um cliente com o servidor. Se o ícone ficar Verde PRONTO uma conexão pode ser estabelecida.

4. Vantagens

Comparado ao DWService ele perde em recursos. Mas possui ainda o básico, como transferência de arquivos e/ou interface de envio da área de transferência entre as máquinas em acesso.

Mas a vantagem mais interessante da lista é o fato de que ele funciona Offline numa rede Local!

Ou seja, se você apontar somente o IP do servidor, exemplo 192.168.0.200:21116, você terá acesso local instantâneo e não dependerá de conexão com a internet.

Caso ideal para acessar diversos computadores localmente na mesma rede, sem precisar configurar ou se preocupar com protocolo RDP – que é altamente inseguro – e/ou precisar configurar o RDPWrapper por exemplo, que por ser “controverso” sempre para de funcionar com os updates da Microsoft.

5. Conclusão

Disponível para iOS, Android, Windows, macOS e Linux nos formatos .deb e .appimage, o RustDesk com certeza é uma alternativa viável quando se trata de acessos remotos para as mais diversas necessidades.

E é no fato de você poder hospedar e controlar seu próprio servidor de acesso remoto que ele brilha, permitindo maior autonomia do aplicativo e seu “único custo” é manter o servidor rodando e ter uma boa banda de internet, principalmente de upload.

#UrbanCompassPony

2 comentários em “RustDesk”

  1. Muito bom o artigo. Eu usava o anydesk nos desktops anteriormente mas tem ficado ruim com a limitação funções e adição de ads nas conexoes.
    Vou testar num lab, primeiramente pra ver se roda em flatpak no linux mint e depois num servidor ubuntu.

    PS: Parece que o Rustdest só rodaem ambiente Gnome.

    Responder
    • Infelizmente ele depende de uma interface de usuário, pode ser openbox, MATE, XFCE, mas uma interface.
      Para acessos remotos somente CLI eu recomendo o dwservice que ja foi tema de um artigo aqui do site, gratuito, a versão paga “apenas” libera + velocidade para baixar ou enviar arquivos do sistema que está sendo acessado.

      Responder

Deixe um comentário