Xbox Game Pass Ultimate – xCloud – no Linux

Quais controles são suportados? Posso jogar no WiFi? Funciona sem interface? As maiores dúvidas sobre o xCloud respondidas aqui!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


A quem interessar, não ganhei nada da Microsoft para fazer esta publicação. Estou fazendo-a unica e exclusivamente porque testei o serviço e achei ele interessante o suficiente para querer divulgá-lo de bom grado aos usuários de Linux que acompanham o site!

1. Introdução

O serviço da Microsoft Xbox Game Pass existe já tem algum tempo. É um serviço de assinatura onde você paga um valor fixo mensal e tem á disposição uma vasta gama de games, inclusive lançamentos. E recentemente, um youtuber que eu sigo conhecido como Diego do Gigaton Games grande salve Giga! – fez recentemente um vídeo sobre o Xbox Game Pass Ultimate, a nova aposta da Microsoft.

No que consiste?

O Ultimate trás as ofertas de sempre, porém com algumas adições, entre elas o Xbox Cloud Gaming ou, xCloud para os íntimos!

Oficialmente lançado também no Brasil – portanto com servidores regionais – o xCloud promete ter baixíssima latência e boa desenvoltura em qualquer aparelho, seja um smartphone, uma smarTV, até mesmo no seu computador com Linux inclusive.

No referido vídeo do Gigaton ele mostra alguns games rodando pelo celular, através do Wifi com um controle do Xbox ligado por bluetooth, tudo funcionando com um tempo de resposta de controles e tela baixíssimos, o que tornou a experiencia uma das melhores que temos atualmente, no quesito cloud gaming.

Mas será que é bom mesmo?

Testei o sistema e aqui estão os resultados e um F.A.Q. que elaborei pra complementar!

1.1 Especificações

Para o xCloud rodar bem é exigida uma internet mínima de 100 Mb, ou seja, cuja velocidade seja de até 10 mb/s de pico.

Considerando os planos e opções hoje em dia, ter uma internet de 200 ou 300 Mb não é mais tão caro quanto antes e a possibilidade de jogar em nuvem começa a ser uma possibilidade de realidade no Brasil.

2. Valores

A começar pelo competitivo valor de 1 dólar – ou seja, aproximadamente 5 reais – você assina o plano Xbox Game Pass Ultimate por 1 mês e pode experimentar o serviço xCloud com todos os games disponíveis na biblioteca. Entre eles temos diversos títulos como Gears of Wars, Battlefield V e até Resident Evil 7. No caso, ao assinar você ganha acesso a dezenas de títulos da EA Games de brinde!

A promoção só vale para novas assinaturas.
Quem já pagava não poderá usufruir do desconto.

Após o primeiro mês, os meses subsequentes serão taxados em aproximadamente 44 reais. – Valores até a data desta publicação.

3. Aonde funciona?

Oficialmente ele funciona em smartphones pelo aplicativo oficial, basta baixar o app na GooglePlay ou AppleStore.

Para quem utiliza computadores, independente se for Windows 10, macOS ou Linux (e independente da distro!) basta ter um navegador de internet. E uma boa internet, claro.

3.1 Controles

Oficialmente a Microsoft permitiu tudo!

Você pode jogar com um controle genérico, com controles originais do PlayStation® 3, PlayStation® 4, Nintendo, Xbox 360, Xbox One…. Não há limites. – Inclusive uma dica pessoal, o controle do PS4 é oficialmente suportado pelo Kernel Linux já a um bom tempo. Basta plugar via USB, abrir o navegador e jogar. Mais abaixo mostro vídeos que fiz jogando nesse controle.

PS4 Vs. Xbox One Vs. Nintendo Switch: Which Console Will Win 2017?Lembre-se da disposição dos botões do Xbox, eles serão mantidos na equivalência caso use um controle do Nintendo ou mesmo do PS4. Ou seja, aonde no Xbox era Y, no controle do PS4 é Triangulo e no Nintendo é Xis.

4. Testes!

Vamos ao que interessa!

Os testes foram realizados inicialmente em meu sistema operacional Ubuntu – mas poderia ser qualquer outro – com uma internet de 600 Mb e porta de rede Gigabit. Paguei os 5 reais do cadastro inicial ao Xbox Game Pass Ultimate, conectei meu controle do PS4 via USB e iniciei a jogatina.

A princípio, você poderá ver esse erro:

Caso seja um controle “não convencional”, como o do PS4, clique em “continuar mesmo assim”; o controle estará no game se ele ja estiver devidamente reconhecido no sistema! Atento que se o jogo não está reconhecido pelo sistema, ele também não aparecerá no game do xCloud.

4.1 Horários

Um problema que eu percebi durante os testes: Evite os horários de pico, ao menos nesses primeiros meses de lançamento do serviço. A fila de espera é enorme e os servidores ficam cheios! Como pra cada game em nuvem seja exigida uma GPU dedicada, há um número limitado de GPU’s disponíveis.

Para quem estiver interessado, nosso querido Linus Tech Tips já mostrou como funciona um servidor de games em nuvem, a disposição típica das placas de vídeo, fontes, processamento e etc.

Portanto, os melhores horários são após as 23h. É o horário onde eu encontrei servidores livres rapidamente para games mais demandados, como Forza Horizon 4 e Resident Evil 7.

Se a fila estiver muito extensa… você vai ver essa tela por muito tempo, não sendo necessariamente causado por um  problema com sua internet. E acredite, mesmo um game “impopular” da lista terá também longas filas de espera!

4.2 Internet

Realizei testes em diversas configurações de internet para verificar sob quais condições o xCloud funcionará adequadamente.

A base é uma internet da Algar® de 300 Mb/s, portanto pico de até 30 mb/s. A latência média é de 15 ms e o Jitter de 5.

5. GamePlay

Criou sua conta do Hotmail? Vinculou ao Xbox Game Pass Ultimate? Pagou os 5 reais?
Então, bora!

O link é: https://www.xbox.com/pt-BR/play

A quem continuar comigo aqui na análise, seguinte:

5.1 Alpha

A primeira tentativa foi com um roteador distante (2 paredes bloqueando o sinal) com Wifi 2.4 Ghz de um modem mais antigo e de baixa qualidade. Nos testes pelo Brasil Banda Larga os resultados foram:

Média de 21 Mb. (Até 2.0 Mb/s)

Abaixo o vídeo do gameplay:

5.2 Beta

O segundo teste foi com um roteador próximo, também com sinal de Wifi 2.4 Ghz de um modem de qualidade melhor. Nos testes pelo Brasil Banda Larga os resultados foram:

Média de 120 Mb, oscilando muito. (Até 13 Mb/s)

Abaixo o vídeo do gameplay:

5.3 Gamma

O terceiro teste foi com um roteador próximo, mas com sinal de Wifi 5 Ghz de um modem de qualidade melhor. Nos testes pelo Brasil Banda Larga os resultados foram:

Média de 140 Mb, estável. (Até 14 Mb/s)

Abaixo o vídeo do gameplay:

5.4 Delta

O quarto e último teste de rede foi no cabo, usando um notebook que possui porta LAN GIGABIT.

Média de 275 Mb. (Até 27 Mb/s)

Abaixo o vídeo do gameplay:

Eis o print daquele momento:

Claro que eu joguei bem, até liberar o freeroam do game Forza:

6. Navegadores Suportados

Todos, mas com ressalvas.

Realizei testes em diversas situações, e o Google Chrome foi o que a princípio se saiu melhor. É a melhor experiência hoje, acredito eu que igualmente o melhor no Windows 10.

Também testei o Edge e o Firefox.

No Edge Beta, nativo do Linux, o desempenho é interessante mas o delay de I/O dos controles é um pouco maior do que o Google Chrome. Além disso a resolução nele ficou incorreta:

No Opera o desempenho é parecido com o Edge mas também com delay de I/O dos controles ruins, então você pressiona um botão, o navegador demora mais a transmitir e o jogo demora responder.

No Opera também é descrito como não oficialmente suportado.

Já no Firefox, é injogável. Simplesmente não funciona.

Ao tentar jogar no Firefox o xCloud alerta que este não é um navegador oficialmente suportado. Caso insista você terá uma experiência muito ruim com engasgos e lentidão.

Em suma, qualquer coisa baseada no motor Chrome, entretanto, funcionará muito bem – E aqui não vemos exigências de sistema operacional, habilitar parâmetros dentro de chrome://flags ou outras coisas. O site simplesmente funciona como um Youtube, é entrar e jogar, sem empecilhos, sem aqueles problemas de DRM que tivemos com Netflix ou mesmo DisneyPlus em seus respectivos lançamentos.

6.1 Outros…

Eu ainda tentei jogar num lugar pouco usual: Dentro do navegador do PlayStation 4!
Apesar da ideia ser boa, o navegador do PS4 é muito limitado e o site após o login não completa o carregamento, dando erros.

Também testei o xCloud num Servidor Linux headless, conforme explicado e abordado aqui!

O resultado desse absurdo é que igualmente não funciona adequadamente pelo menos no Firefox. O Chrome ainda se comporta bem, porém você terá a presença de Screen Tearing caso não use nenhum compositor de telas.

7. Análise Opinativa

Interessante o conceito de que a Microsoft simplesmente quis que seu xCloud rode em qualquer lugar! Tablets, smartphones, smarTVs e por consequência, navegadores em distros Linux também funcionam.

A questão é, cloud gaming é realmente uma tendência? Considerando todos os pormenores envolvidos nessa mágica:

  • Deve estar Online sempre. Se a internet cair… esquece.
  • O catálogo não é fixo. Igual outros serviços de streaming como a Netflix, um game que esteja hoje no catálogo pode sair dele no mês que vem, como já ocorreu com GTA V que ficou temporariamente.
  • Games com prazo de validade? Se forem removidos dos servidores, ninguém mais jogará, mesmo se bater uma saudade.
  • Se parar de pagar os jogos não ficam mais disponíveis.

Ainda sim, quem sabe com a IoT e a Industria 4.0 chegando, games sob demanda sejam uma realidade – tal qual o Uber, o iFood, carros por assinatura, etc.

Até lá, o que temos é que o serviço funciona bem nas distros Linux sem maiores problemas, é estável o suficiente para que a experiência seja interessante e o tempo de resposta dos controles e da tela também são condizentes com algo de alta qualidade.

A quem interessar nos games do Xbox – ou apenas quiser expandir seu repertório – o Xbox Game Pass Ultimate e seu serviço xCloud embutido são uma forma interessante de ampliar seu catálogo de games.

#UrbanCompassPony

6 comentários em “Xbox Game Pass Ultimate – xCloud – no Linux”

  1. Boa noite.. Eu não estou conseguindo qualidade gráfica satisfatória em meu notebook com Linux Mint. Porém, o mesmo notebook com windows fica muito bom. A resolução do monitor é a mesma em ambos SO, porém no Linux a imagem do jogo fica muito borrada, em FH4 por exemplo na floresta, é impossível não bater, pois só vê as árvores com nitidez quando estão muito proximas…

    No Linux, não consegui usar pelo Chrome, somente no Chromium ou o Edge para Linux. No Chrome, não consegui fazer o controle funcionar. Nos demais foi simplesmente automático. Não sei o que pode ser..

    Tem alguma sugestão?

    Responder
    • No caso, jogando pelo Game Pass, pra melhorar a qualidade tem algumas táticas.

      Primeira, confere se o LinuxMint ta no Wayland ou Xorg, o game pass só roda legal em Xorg! Wayland ainda ta com problemas.
      No terminal, use esse comando: $ echo $XDG_SESSION_TYPE
      Se ele exibir X11, é o Xorg. Se aparecer Wayland… tente usar outro sistema ;/
      Segundo, troque o user agent (tanto Google Chrome quanto Edge), coloque windows 10: https://chrome.google.com/webstore/detail/user-agent-switcher-and-m/bhchdcejhohfmigjafbampogmaanbfkg?hl=pt-BR
      Terceiro, uma vez com Xorg, instale os adicionais:
      $ sudo apt install mesa-utils mesa-va-drivers mesa-vdpau-drivers
      Reinicie, são pacotes que melhoram a performance na execução de vídeos/streamming em geral.
      Se nada disso resolver, tente outro sistema.

      Responder

Deixe um comentário