O Wine 3.18 e o DXVK 0.90 trazem melhorias para quem joga games de mundo aberto no Linux, em destaque para The Witcher 3 e o recém lançado Assassins Creed Odyssey.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Ontem foi o lançamento do Wine 3.18 enquanto o DXVK 0.90 foi lançado hoje. Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!
Camadas de Abstração
Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.
Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele.
Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD.
Wine 3.18
Destaques:
- Renderização de fonte Subpixel com FreeType> = 2.8.1.
- Suporte para algoritmo OAEP na criptografia RSA.
- Array marshalling correções no DCOM.
- Escalonamento de DPI aprimorado no console do Wine.
- Várias correções de bugs.
Quanto a correções de bugs, eles notaram 46 no total. O lembrete usual se aplica, nem todos os bugs corrigidos foram realmente corrigidos nesta versão, alguns são mais antigos sendo notados como resolvidos.
Dentre as maiores correções de erros no Wine 3.18, há correções para o .NET Framework, EA Origin, Age of Empire 3, Guitar Hero World Tour, Cliente Steam e vários outros jogos e aplicativos.
As notas de lançamento estão aqui!
Download
O Wine 3.18 já está disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e PlayOnMAC para quem quiser se aventurar a testá-lo! Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.
DXVK 0.90
A principal adição ao DXVK 0.90 é o suporte para a saída de fluxo através do Vulkan Transform Feedback – é claro, você precisará dos drivers atualizados/corrigidos do Vulkan. Nesta fase, este suporte Stream Output ajuda os jogos que rodam sob o Unity Engine, The Witcher 3 – especialmente com suporte a NVIDIA Hairworks –, Final Fantasy XV, Quake Champions, Overwatch e outros jogos com diferentes problemas de renderização ou elementos ausentes.
DXVK 0.90 também tem uma redução no uso da CPU para o Assassin’s Creed Odyssey, uma condição do modo D3D10 para Bioshock, correções de problemas de resolução para o Dark Souls 3 e correções para The Evil Within.
As informações de download e configuração do DXVK 0.80 estão disponíveis no site do projeto GitHub clicando aqui!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.