Com lançamento previsto para 23 de Abril de 2020, o próximo sistema LTS da Canonical trará o próximo trocadilho começando com a letra F!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
A maioria de nós mal teve tempo de explorar as novidades exuberantes do lançamento do Ubuntu 19.10 Eoan Ermine (amanhã!) e, no entanto, o desenvolvimento nunca para.
Conforme a convenção determina, cada codinome do Ubuntu combina um adjetivo e um animal (real ou não), de forma aliterativa.
E para o Ubuntu 20.04 LTS essa combinação é a sequência alfabética continuando no F:
Focal Fossa! – mas o que essas palavras significam?
Focal Fossa
Bem, o dicionário disponível mais próximo me diz que “Focal” é um adjetivo relacionado ‘ao centro ou à parte mais importante’.
Esse é um termo bastante adequado, pois o Ubuntu 20.04 é o próximo lançamento de suporte de longo prazo do Ubuntu (LTS), apoiado por 5 anos de atualizações na área de trabalho e 10 anos em Manutenção de Suporte Estendido; ou seja, se tornará a peça central do portfólio de software da Canonical.
Certo, Focal até entendemos. Mas o que é uma fossa?
Zoólogos e observadores ávidos da National Geographic saberão que uma fossa é “um mamífero carnívoro semelhante a um gato” que vive em Madagascar.
Quem assistiu ao filme de animação Madagascar com certeza já tinha uma ideia do que são!
Como o maior carnívoro mamífero de Madagascar, a fossa é uma escolha inteligente para o novo codinome.
Porque, como uma fossa, o Ubuntu está se tornando cada dia mais dominante; hábil; consciente e adaptável (IoT e Machine Learning). Exatamente as qualidades que o próximo lançamento do LTS precisa.
O que esperar do 20.04 LTS?
As versões de suporte a longo prazo do Ubuntu são as mais usadas, desde desktops domésticos até nuvens de missão crítica. Estamos falando de milhões e milhões de usuários.
Como tal, estabilidade, previsibilidade e confiabilidade são fundamentais para a ética do LTS.
Isso significa que você não deve esperar que o Ubuntu 20.04 LTS introduza novos recursos importantes, estes já chegaram no 19.10! Obviamente, haverá melhorias, mas o foco está em criar uma verdadeira base sobre a qual outras pessoas, empresas e serviços possam se apoiar. – Não é a toa que a Canonical enfatiza que os usuários prefiram as versões LTS para o dia a dia do que uma versão interim não-LTS, como o 19.04 ou 19.10.
O suporte experimental ao ZFS da atual versão Eoan provavelmente estará mais sólido; O GNOME 3.36 provavelmente constituirá a experiência principal da área de trabalho; e haverá um novo kernel, aplicativos atualizados e melhor suporte de hardware.
#UrbanCompassPony
Fonte:
OMGUbuntu
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Se essa versão do Ubuntu der errado, poderemos dizer que estará na fossa 😂😂😂
Cara, será que dessa vez vou conseguir usar o Ubuntu? Só consegui usar sem problemas na versão 12.04… de lá para cá sempre tive problemas (quando não era com placa de vídeo, era com travamento; minha maquininha modesta de 8GB de RAM ficava impotente diante disso) e fui obrigado a migrar para outras distros… sempre gostei da versão com Unity. Não custa tentar!