Rumores ganharam força nos fóruns na última semana de que a Canonical pretendia trocar os pacotes Apt pelos pacotes Snap. Saiba que isso é uma enorme mentira!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
Existe um ‘blueprint’ no site do Ubuntu, intitulado ‘Replace APT with Snap como gerenciador de pacotes padrão’. Ele fala sobre a substituição do Apt (gerenciador de pacotes no coração do Debian) pelo Snap (um novo sistema de empacotamento do Ubuntu).
Graças a Snap, a necessidade do APT está desaparecendo, rápido … por que não usamos os Snaps a nível de sistema?
O post ainda diz “Imagine, por exemplo, ser capaz de rodar “sudo snap install cosmic” para atualizar para a versão atual, “sudo snap install –beta disk” (em março) para atualizar para uma versão beta, ou ainda, “sudo snap install –edge disco” para atualizar para uma versão pré-beta. Isso tornaria todo o processo muito mais fácil, e as atualizações poderiam simplesmente ser entregues como atualizações para o snap correspondente, que poderia então ser simplesmente enviado para os repositórios e pronto.
Dessa forma, em vez de ter um atualizador de versão separado, seria possível A:
- Executar todas as atualizações do sistema completamente e silenciosamente em segundo plano para evitar incomodar o usuário (como o Chrome OS)
- Oferecer atualizações de versão no software GNOME loja, estilo Mac, como banners, para que o usuário possa instalá-los facilmente.
Pode parecer bom e promissor e se você der uma olhada neste link , até você pode começar a acreditar no rumor. Por quê? Porque na parte inferior das informações do projeto, ele lista o fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, como quem aprova isso.
O boato se espalhou quando o canal Switch to Linux no YouTube cobriu isso. Você pode assistir ao vídeo na íntegra por volta dos 11:30.
A equipe do ItsFOSS procurou Alan Pope, da Canonical, e perguntou se ele ou seus colegas da Canonical (empresa controladora do Ubuntu) poderiam confirmá-la.
Alan esclareceu que o chamado blueprint não estava associado à equipe oficial do Ubuntu. Foi criado como uma proposta por algum membro da comunidade não afiliado ao Ubuntu.
Isso não é nada oficial. Alguma pessoa de comunidade aleatória fez isto. Qualquer um pode escrever um blueprint desses.
Alan Pope
Alan esclareceu ainda que qualquer um pode criar tais planos e marcar Mark Shuttleworth ou outros membros do Ubuntu. Só porque o nome de Mark foi listado como o aprovador, isso não significa que ele já tenha aprovado a ideia.
A Canonical não tem planos para substituir o Apt com o Snap. Não é tão simples quanto o modelo em questão sugere.
Infelizmente, o blueprint ‘replace Apt with Snap’ ainda está sendo compartilhado em vários grupos e fóruns relacionados ao Ubuntu e ao Linux. Alan teve que admitir publicamente esses rumores em uma série de tweets:
Seen this #Ubuntu blueprint being shared around the internet. It's not official, not a thing we're doing. Just because someone made a blueprint, doesn't make it fact. https://t.co/5aUYlT2no5
— Alan Pope 🍺🐧🐱💉💉💉 (@popey) February 23, 2019
Eu não quero que você, leitor da UNIX Universe, se aproxime por tais rumores bobos.
Se você se deparar com uma discussão sobre ‘apt sendo substituído pelos pacotes snap’, poderá dizer às pessoas que isso não é verdade e fornecer a elas o link desta publicação como referência.
#UrbanCompassPony
Fonte:
ItsFOSS
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Pra mim sinceramente o Ubuntu deveria implementar ao snap a nivel de Sistema para ficar próximo da consistência das distros RPM