Criando um pendrive do Windows 10 usando Linux

Com o WOEUSB você poderá criar um pendrive instalador do Windows 10 sem muitas dificuldades utilizando seu sistema Linux!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

No passado, um simples comando dd era suficiente para criar um disco USB de instalação do Windows 10.

Na verdade, isso ainda funciona hoje em máquinas UEFI, porém somente aquelas que podem inicializar discos do tipo USB-CDROM. Não funciona no modo CSM/Legacy, já que a imagem ISO não possui o programa de inicialização legado necessário (512 bytes no início da imagem).

Também era possível simplesmente criar um sistema de arquivos FAT32 e apenas copiar os arquivos da ISO para o disco. Mas isso também não funciona mais porque o ISO de instalação contém um arquivo maior que 4 GB e o FAT32 não o suporta.

O WoeUSB supera essas limitações criando um programa de inicialização herdado no USB para que as máquinas BIOS (herdadas) possam inicializar a partir dele. Para trabalhar também com UEFI, ele cria uma pequena partição FAT32 automaticamente. Após o firmware UEFI/BIOS carregar alguns programas desta partição na memória, ele pode ler a partição NTFS maior que contém os arquivos de instalação. O NTFS é usado aqui porque pode armazenar arquivos maiores que 4 GB.

2. Windows 10

Nas versões anteriores (XP, 7, 8), era bastante difícil obter uma cópia oficial e legal de um disco de instalação. Você devia comprar um de uma loja ou conversar com o fabricante do seu computador para lhe dar um. Agora você pode simplesmente visitar esta página e baixar uma imagem de instalação gratuitamente.

E parece que a Microsoft realmente quer incentivar sutilmente os usuários do Linux a baixarem a ISO. No momento da redação deste artigo, se você visitar essa página no Windows, será solicitada uma chave de licença válida. Se você fizer isso no Linux, no entanto, não precisará digitar essa chave para obter acesso ao arquivo.a – O navegador coleta seu sistema e o site verifica-o para dar essa informação!

Baixe esta imagem ISO e prossiga para a próxima etapa. Se você está se perguntando qual edição é a “correta”, não se preocupe, basta baixar a mais recente que encontrar.

3. Legacy/UEFI

Este guia foi testado com a inicialização herdada (Legacy) e a UEFI e funcionou nos dois cenários. No entanto, nem todas as placas-mãe são criadas igualmente. Alguns não podem inicializar a partir do USB, outros não podem inicializar a partir de certos tipos de imagens USB (USB-HDD vs. USB-CDROM), e outros são simplesmente problemáticas.

A maioria dos computadores modernos inicializa no modo UEFI. Os computadores que não possuem UEFI e possuem apenas BIOS (legado) são muito, muito antigos e geralmente não suportam o Windows 10 de qualquer maneira, principalmente por causa de problemas de desempenho.

Mas se, por algum motivo, você estiver inicializando no modo legado e este guia não funcionar, basta pular todas as etapas abaixo. Em vez de criar um USB inicializável, use a imagem ISO que você baixou e grave-a em um DVD. Isso deve funcionar sem problemas. Lembre-se de reiniciar e configurar o BIOS/UEFI para inicializar primeiro a partir da unidade de DVD .

4. Metodo 1: WoeUSB

Se você estiver no Ubuntu ou em uma distro baseada no Ubuntu, como o Linux Mint, primeiro adicione o PPA:

$ sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

Funciona nos Ubuntus 18.04 LTS, 18.10, 19.04 e o recente 19.10.
Se você receber uma mensagem de que “add-apt-repository não foi encontrado”, instale primeiro:

$ sudo apt install software-properties-common

e execute o comando “add-apt-repository” acima novamente.
Atualize seus pacotes:

$ sudo apt update

Em seguida, instale o WoeUSB.

$ sudo apt install woeusb

No Fedora, instale com:

# dnf install WoeUSB

Para o OpenSUSE, você pode facilmente obter o WoeUSB nesta página .

4.1. Criar o USB inicializável

No menu de inicialização, execute o WoeUSB GUI.
Se você não conseguir encontrá-lo, inicie-o com este comando:

$ woeusbgui & disown

Se o seu dispositivo USB tiver um sistema de arquivos, ele será montado automaticamente pelo sistema operacional. Abra o navegador de arquivos e desmonte-o clicando na seta de ejeção ao lado dele.

Selecione o campo em “From a disk image (iso)” e navegue até a imagem ISO do Windows. Em seguida, em “File system”, selecione NTFS. Por fim, em “Target device”, clique no seu dispositivo USB. O resultado deve ser semelhante à imagem a seguir.

Clique em instalar e aguarde o término.

Não feche o aplicativo ou remova o dispositivo USB até receber uma mensagem de que a operação foi bem-sucedida!

5. Método 2: Terminal GRUB

Esse modo é mais direto, podendo ser usado de forma mais genérica. Suporta BIOS e UEFI!

[EMBREVE]

6. Conclusão

Ultimamente, a Microsoft parece seguir o caminho de menor resistência em todas as coisas. Há pouco tempo, não era possível instalar e usar o Windows 10 em um computador por mais de 30 dias sem uma chave válida. No entanto, agora você pode usar o Windows 10 sem uma chave indefinidamente. Não digo se é legal ou ilegal. Eles apenas permitem que o software seja executado em sua máquina sem bloquear o acesso, como faziam nas versões anteriores.

#UrbanCompassPony

Fonte:
maketecheasier

Deixe um comentário