Novo malware para Linux minera criptomoedas

Esse malware é inteligente o suficiente pra não apenas se esconder no sistema, como para se manter atualizado automaticamente.


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

A empresa multinacional japonesa de cibersegurança Trend Micro identificou um novo malware de mineração de criptomoedas destinado a sistemas operacionais Linux. Segundo a empresa, o novo arquivo foi desenvolvido de tal forma que consegue “ocultar” o processo malicioso por meio de um componente rootkit. O malware em si, detectado pela Trend Micro como Coinminer.Linux.KORKERDS.AB, também é capaz de se atualizar sozinho.

De acordo com o relatório, a combinação de recursos no malware, de ocultação e auto-atualização, dá a ele uma grande vantagem pois permite uma tal flexibilidade que dificulta a detecção e torna a infecção mais inteligente à medida que é aprimorado por atualizações, que podem redirecionar completamente o código ou ferramentas existentes editando algumas “linhas de código”. No entanto, a queda no desempenho observado pelo usuário em seu computador pode ser uma das principais maneiras para identificar o malware.

Histórico

A propagação de malwares de mineração de criptomoedas tem se intensificado em 2018 de tal forma que cerca de 5% de todo o suprimento de Monero disponível no mercado foi obtido por meio desta ação maliciosa. Preocupados com a situação, a comunidade e os desenvolvedores da Monero criaram um site que visa educar os usuários sobre esta ameaça e que mostra como se proteger deste tipo de ataque.

Analise Opinativa

Os sistemas Linux dominam 500 dos maiores e melhores supercomputadores do mundo como noticiado aqui e reforçado na avaliação deste ano do top500.org. Enquanto os sistemas Linux seguem aumentando em popularidade – mesmo que lentamente -, novos malwares podem surgir, como já tratamos nesta publicação, onde informo os tipos, métodos de infecção e até prevenção contra infecções.

#UrbanCompassPony

Fonte:
CriptomoedasFacil

2 comentários em “Novo malware para Linux minera criptomoedas”

  1. fala nathan tudo bem querido continue assim adoro o seu site e seus posts mano muito bom mesmo parabéns sou Téc tb e uso os tres sistemas operacionais mais a 8 anos o linux é o meu base e não tem jeito isso é igual a comida boa quando come não quer mais as outras kkk forte abraço.

    Responder

Deixe um comentário