Procurando uma solução alternativa ao PlayOnLinux?
Conheça o Lutris, uma plataforma de games multiplataforma para todas as plataformas!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
O objetivo do Lutris é reunir o maior banco de dados OpenSource possível para rodar qualquer coisa no Linux.
Não importa a plataforma, se é PlayStation 2, GameBoy, NDS, GameCube, Xbox, SNES, Windows ou PSP, o site mantem um banco de dados com o emulador e as configurações necessárias para que tal game rode da melhor maneira no pinguim. E isso inclui configurações otimizadas para o WINE para os games do Windows.
O projeto basicamente é composto do site com uma interface cliente.
Pelo site você manda executar os scripts direto no Lutris, para instalação e configuração dos jogos.
Link do site:
https://lutris.net/
Quer jogar League of Legends?
Pelo Lutris você vê o jogo, manda instalar e o programa, em paralelo ao Wine, baixa os pacotes necessários para a devida execução do mesmo e cria um wineprefix altamente compatível.
No exemplo, o LOL é um game em “testing” no PlayOnLinux, com a observação de ter problemas para executar.
No caso do Lutris por exemplo, ele já pega o game e pega cada dependência necessária, gerando um wineprefix o mais plenamente compatível que se tem conhecimento até aquela data.
Enquanto o PlayOnLinux trabalha lado a lado com o Wine para compatibilizar a maior quantidade possível de games para Linux, o Lutris fornece as devidas configurações e otimizações que estes games precisam para rodar com maior qualidade e desempenho.
Como a plataforma é aberta inclusive com reposição pelo GIT, a medida que mais e mais pessoas vão descobrindo configurações melhores dos games, mais otimizados eles ficam.
Mas tudo tem sua relatividade, em contra partida o The Sims 3 é o único game listado da franquia que possui compatibilidade de acordo com o Lutris, enquanto sabemos que tanto o The Sims 2 quanto o The Sims 4 também rodam no Wine.
A meu ver, o Lutris é uma excelente alternativa para ser usada em conjunto com o PlayOnLinux (não como substituto) por quem quer jogar no Linux e aumentar seu leque de possibilidades de compatibilidade.
O Lutris é oficialmente suportado pelas versões Testing do Debian, qualquer Ubuntu LTS, Fedora, Gentoo, ArchLinux, Mageia e OpenSUSE e está disponível para instalação pela Software Boutique do Ubuntu MATE 16.04 LTS.
Estão recrutando mantenedores para outras distros!
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Muito interessante seu site. Parabéns pelo trabalho ^^