O Wine 3.9 trouxe uma novidade incrível: Mesclou o driver vkd3d para trazer compatibilidade inicial ao DirectX 12 usando Vulkan!
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Os drivers vkdx estão chamando a atenção por compatibilizar games que antes rodavam sob DirectX, usando bibliotecas específicas do Vulkan, trazendo melhor compatibilidade desses games para com o Linux e outros sistemas baseados em UNIX como o BSD e o macOS.
Wine 3.9
Essa versão do Wine trouxe o vkdx como módulo de compatibilidade inicial com o DirectX 12!
Aqui estão outros destaques desta nova versão:
- OpenGL ativado por padrão no Direct 3D.
- Início da implementação do Direct 3D 12 usando o vkd3d
- Mais suporte para o Agendador de Tarefas.
- Mais suporte para o Diálogo de Tarefas.
- Melhor suporte ao GdiPlus.
- Várias correções de bugs.
Em termos de correções de bugs, eles deram 33 como corrigidos. Estes incluem problemas com o iTunes, o Photoshop Elements 11/12, um problema foi corrigido com vários jogos que necessitam de suporte para o OpenGL do Mesa OpenGL 3.2, Shader Model 4, GLSL 1.50 e também resolvido problemas no Anno 2205, Frostpunk e mais. Como sempre, os bugs marcados como corrigidos não são necessariamente bugs corrigidos pela versão 3.9, eles podem ser de longa data e só foram percebidos recentemente.
Veja as notas de lançamento aqui.
Wine 3.9 Staging
O Staging do 3.9 trouxe diversas melhorias de otimização e desempenho para games que
exigiam o DirectX 10 e DirectX 11.
Download
O Wine 3.9 em breve estará nos repositórios do PlayOnLinux, PlayOnBSD e PlayOnMac!
Mas quem desejar compilá-lo, poderá baixá-lo clicando aqui.
Já o Wine Staging, que igualmente chegará em breve aos repositórios dos PlayOn* está disponível
para compilação aqui.
Fontes:
GamingOnLinux
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.