Librem 5, o smartphone opensource, está mais próximo do lançamento!

A Purism, que está desenvolvendo o Librem 5, já está enviando os kits de desenvolvimento para o público fazer testes antes do lançamento marcado para Abril/2019. Veja os detalhes!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

Os smartphones principais atuais do mercado alcançam e, em alguns casos, superam o preço de US $ 1 mil para os usuários finais – o que é caro, não importa como você olhe para ele. Depois de um ano ou menos, esses telefones se tornam obsoletos, superados com novos lançamentos de hardware mais recente e, se tivermos sorte, manterão o suporte por mais um ano antes que as atualizações se tornem escassas.

Há também a preocupação de segurança de ser hackeado e rastreado por meio da miríade de aplicativos que capturam suas informações pessoais e que afirmam ser de “análise”, muitos nativos de alguns modelos.

O Librem 5 é equipado com um processador Cortex-A53 quad-core NXP i.MX 8M, GPU Vivante GC7000Lite, 3Gb de RAM LPDDR4 e tela de toque LCD de 5,7 polegadas (720 x 1440).

O Purism, fabricante de computadores focado na liberdade, cuja sede fica em São Francisco, está apostando em colocar o controle total em suas mãos, tanto de hardware quanto de software, com o smartphone Librem 5, que eles consideram ser “o único smartphone que você pode realmente possuir”.

As especificações atuais do kit de desenvolvimento do Librem 5 incluem:

  • Processador NXP i.MX 8M  Cortex-A53 quad-core
  • 3Gb de RAM LPDDR4
  • 16Gb de eMMC Flash (armazenamento adicional desconhecido)
  • Tela de toque LCD de 5,7 polegadas (18: 9 720 X 1440)
  • Slot micro SD
  • Saída mini HDMI
  • Microfone / alto-falante / p2 3,5 mm
  • Porta USB-C.

A conectividade de rede envolve M.2 Wi-Fi / Bluetooth de baixa potência, uma placa de banda de base celular SIM7100E (redes 3G / 4G + slot para cartão SIM) e uma porta Ethernet para transferência de dados e depuração.

Um modelo do Librem 5 de como o produto final pode parecer. O smartphone deve ser lançado em abril de 2019.

O smartphone também suporta GNSS/GPS, juntamente com uma série de sensores – um sensor IMU inercial de 9 eixos, sensor de luz ambiente e sensor de proximidade. A energia é fornecida via bateria recarregável USB-C ou 18650 Li-poly através da placa Librem 5 Dev Kit. O smartphone roda com o PureOS, um sistema GNU/Linux gratuito e de código aberto baseado no repositório Testing do Debian. – Ou seja, nada de Android e seus módulos proprietários com hardware fechado!

Preços

O Purism atualmente oferece o Librem 5 em forma de kit para desenvolvedores que desejam fornecer feedback para a equipe de engenharia do Purism, e para a comunidade em geral antes do produto final ser enviado em abril do próximo ano. As pré-vendas antecipadas estão disponíveis até 7 de janeiro por US $ 599, sendo que subirá pra US $ 699 após essa data.

#UrbanCompassPony

Fonte:
HacksterIO

Deixe um comentário