Anúncio foi feito pela Google na Google I/O 2018.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Juntamente com uma infinidade de outros anúncios no início do evento Google I/O 2018, seguindo rumores e indicações recentes em seu canal de desenvolvimento, o Google confirmou oficialmente o suporte para “Linux Apps” no Chrome OS.
O Google iniciou o lançamento de aplicativos Linux para rodar no Chrome OS de forma nativa por meio de uma máquina virtual baseada no Debian. Espera-se suporte a outras distribuições Linux no futuro e o suporte inicial é para o Pixelbook high-end do Google.
Pixelbook
Esse suporte está disponível por meio do Project Crostini e é uma solução adequada em comparação com tentativas passadas de código aberto para fazer com que aplicativos de distribuições Linux sejam executados em Chromebooks. A VM poderá acessar seus arquivos baixados e outros direitos básicos, mas será protegida de outra forma por motivos de segurança. O APT e demais pacotes relacionados trabalharão dentro dessa VM a partir do terminal, assim como os aplicativos gráficos, supondo que seu Chromebook/Chromebox seja poderoso o suficiente.
O suporte inicial para os aplicativos Linux para Chromebooks está disponível no momento através do Dev Channel do Chrome OS e há um sinalizador experimental de habilitar-contêiner para ativar a funcionalidade. Esse suporte será expandido aos demais usuários ao longo dos próximos meses.
#UrbanCompassPony
Adaptado de:
Phoronix
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.