Usando o novo Bing com ChatGPT no Linux

Apresento algumas dicas para quem deseja utilizar o Microsoft Edge no Linux para ter o novo Bing com ChatGPT!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

O mundo não dá voltas meus amigos, ele revira, gira, faz inúmeras revoluções por minuto e enfim capota. Já destilei muito escárnio sobre o concorrente do Google® desenvolvido pela Microsoft®: O Bing e hoje a situação está muito diferente, cheguei ao absurdo de dedicar esta publicação a ele!

E mesmo com o advento do ChatGPT, que pode ser executado direto de seu terminal conforme já explicamos anteriormente, dentre tantos outros lugares que ele já foi adaptado, a Microsoft pegou o já bem desenvolvido ChatGPT, dobrou, torceu, apertou e trouxe ele embutido ao motor de buscas Bing como uma ferramenta nativa do Microsoft Edge.

Ou seja, o ChatGPT pode utilizar o Bing para complementar suas sintaxes de análise e entrega de resultados.

E o que isso muda? Muita coisa!

O ChatGPT atualmente disponível no site da OpenAI é gratuito também porém sujeito a situações inconvenientes, entre elas ficar indisponível quando há alta demanda – a prioridade são os usuários assinantes – maior velocidade de resposta e acesso prioritário a novos recursos.

Devido à natureza do Bing, duas das questões supracitadas são sanadas: Mesmo com alta demanda o Bing não sai do ar e o recurso segue como sempre foi: gratuito.

Além disso a Microsoft implementou alguns recursos extras para tornar o uso do ChatGPT mais amigável, uma sendo a guia Redação que configura a IA para gerar textos com diversas opções de formatação automáticas, além da guia Insights que funciona como um feed de “estou com sorte” de buscas e resultados em alta.

1.1 Mas como a Microsoft lucra com isso?

A dúvida surgiu porque o Bing é gratuito e a OpenAI exige um pagamento pra permitir um uso sem limitações e com melhor qualidade de respostas. Então a Microsoft está bancando esse luxo pra gente usar? Não necessariamente.

De acordo com seu blog oficial, e de acordo com informações da CNBC a parceria da Microsoft e a OpenAI se resume a uma permuta: A Microsoft cede infraestrutura em nuvem para a OpenAI expandir as capacidades computacionais da IA com os servidores Azure; E em troca a Microsoft pode adicionar o ChatGPT ao Bing.

O conceito é que, se a previsão estiver de acordo, com mais usuários migrando do Google para o Bing a permuta – que eu não sei informar as dadas proporções do quanto é lucrativa para cada parte – a Microsoft aumente seu faturamento sobre a ferramenta ao mesmo tempo que a ferramenta também é expandida.

Em tese, todos saem ganhando e os usuários da Microsoft que façam uso do Bing pelo seu navegador possam aproveitar desse recurso inclusive com mais assertividade do que teria apenas com o ChatGPT “tradicional” por assim dizer.

2. Microsoft Edge

A instalação do Microsoft Edge se dá de forma nativa graças aos esforços da Microsoft em popularizar o navegador que, diria, está em pé de igualdade com o consagrado Google Chrome em diversos aspectos.

Para baixa-lo para Debian, Ubuntu e derivados, clique aqui!

Instale com seu gerenciador de pacotes .deb ou com o comando:

$ sudo dpkg -i microsoft-edge-stable_113.0.1774.50-1_amd64.deb

Para sistemas baseados em ArchLinux o pacote se encontra no repositório AUR podendo ser instalado pelo yay como:

$ yay -S microsoft-edge-stable-bin

Uma vez com o navegador inicializado, abra-o. Verifique no canto superior direito a presença do ícone do novo Bing:

Mas mais do que apenas instalar o Edge e ter acesso ao ChatGPT de forma simplificada, também darei algumas dicas úteis!

3. Utilizando

Para muitos isso não é novidade mas é sempre bom relembrar: O ChatGPT é uma inteligência artificial mas ele não tem bola de cristal. Se quiser perguntar algo, seja o mais detalhado e direto o possível para que a IA possa ser mais assertiva.

Além disso pode criar respostas a novas perguntas pedindo – reforçando – que utilize as perguntas e resultados anteriores como entrada também.

E para tornar isso ainda mais refinado, o Bing trouxe 3 opções de estilos de conversa:

Sendo:

  • Mais Criativo
    A partir das entradas de texto o resultado é baseado no que a IA pensou por si mesma e no que há no acervo de seu banco de dados atual, do que de outras fontes. Se assemelha ao ChatGPT visto dentro do site da OpenAI, em sua versão padrão disponibilizada para o público.
  • Mais Preciso
    A partir das entradas de texto o resultado é baseado no que a IA encontrou na Internet enquanto pesquisava e usou uma curadoria neural menor pra selecionar o melhor conteúdo. Se assemelha ao “Estou Com Sorte” do Google® com o buscador Bing pesando mais no critério.
  • Mais Equilibrado
    Faz uma mescla dos 2 citados anteriormente: Realiza o processo neural artificial baseado nos melhores resultados encontrados na internet.

3.1 Qual o melhor?

Depende do que você deseja realizar, criar, pesquisar, etc, não há um melhor, depende da escolha do usuário.

Por exemplo, utilizei este texto de entrada para o ChatGPT:

Em linux, preciso da sintaxe regex para extrair palavras específicas de uma linha de um documento de texto, usando virgulas para separar os resultados.

Os resultados foram:

3.1.1 Mais Criativo

Olá, este é o Bing. Eu posso te ajudar com a sua pergunta. 😊

De acordo com os resultados da pesquisa na web, existem várias maneiras de extrair palavras específicas de uma linha de um documento de texto usando regex no Linux. Aqui estão alguns exemplos:

– Usando bash puro: `while read a b time x; do [[ $b == – ]] && echo $time; done < file.txt` ¹
– Usando grep com modo perl: `echo “12 BBQ ,45 rofl, 89 lol” | grep -P ‘\d+ (?=rofl)’ -o` ²
– Usando sed: `echo “US/Central – 10:26 PM (CST)” | sed -n “s/^.*-\s*(\S*).*$/\1/p”` ³
– Usando perl: `echo “US/Central – 10:26 PM (CST)” | perl -lne ‘print $& if /\-\s+\K\d{2}:\d{2}/’` ¹

Você pode usar vírgulas para separar os resultados usando o comando `tr`. Por exemplo: `echo “12 BBQ ,45 rofl, 89 lol” | grep -P ‘\d+ (?=rofl)’ -o | tr ‘\n’ ‘,’`

Espero que isso tenha sido útil. Você tem mais alguma dúvida?

[As fontes das informações foram omitidas para sintetizar esta publicação!]

3.1.2 Mais Equilibrado

Para extrair palavras específicas de uma linha de um documento de texto em Linux usando regex, você pode usar o comando `grep`. A sintaxe é a seguinte:

“`bash
grep -oE ‘palavra1|palavra2|palavra3’ arquivo.txt | tr ‘\n’ ‘,’
“`

Onde `-o` mostra apenas as correspondências encontradas, `-E` ativa o uso de expressões regulares estendidas e `tr ‘\n’ ‘,’` substitui as quebras de linha por vírgulas. Substitua `palavra1`, `palavra2`, etc. pelas palavras que você deseja extrair e `arquivo.txt` pelo nome do arquivo que você deseja pesquisar.

Espero que isso ajude!

[As fontes das informações foram omitidas para sintetizar esta publicação!]

3.1.3 Mais Preciso

Você pode usar o comando `grep` com a opção `-o` para extrair apenas as palavras que correspondem a uma expressão regular específica. Por exemplo, para extrair todas as palavras que começam com uma letra maiúscula de um arquivo chamado `documento.txt`, você pode usar o seguinte comando:

“`
grep -o -E ‘\b[A-Z][a-z]*\b’ documento.txt | tr ‘\n’ ‘,’
“`

Isso usará a expressão regular `\b[A-Z][a-z]*\b` para corresponder às palavras que começam com uma letra maiúscula e são seguidas por zero ou mais letras minúsculas. O comando `tr` é usado para substituir as quebras de linha por vírgulas, separando os resultados com vírgulas.

Espero que isso ajude! Você tem alguma outra dúvida ou precisa de mais informações?

[As fontes das informações foram omitidas para sintetizar esta publicação!]

3.2 Usabilidade

Ou seja, principalmente na área de programação, pode ser interessante fazer a mesma pesquisa com os 3 métodos e você usuário decide qual ou quais resultados utilizar em seus estudos.

Afinal, o ChatGPT mesmo que esteja turbinado com o Bing e também busque resultados atualizados na Internet atualmente sem depender necessariamente do banco de dados que possui, ainda requer um critério do usuário que o utiliza para até onde aquelas informações são verdadeiras, úteis ou mesmo atualizadas.

A sintaxe de um comando pode ser obsoleto, ou pode não necessariamente ser compatível com seu sistema. Não creia cegamente no que o ChatGPT lhe trouxer de resultado, pelo menos, nesse primeiro momento – quem sabe em mais alguns meses ou anos ele esteja mais assertivo em diversos aspectos para ser confiado de olhos fechados e a suprema SKYNET estiver governando a Terra.

4. Conclusão

Com certeza o novo Bing com ChatGPT foi uma boa conquista dos usuários Linux que possuem agora tal ferramenta de forma nativa!

Eu posso ser maluco de dizer isso, mas, associado ao quanto o Edge está adequadamente bem compatibilizado com sistemas Linux, ouso dizer que é um dos melhores navegadores atualmente diante de todos esses recursos que apresenta. – Eu não sou tão maluco pra comprar a briga de afirmar que o Edge é o melhor!

Com certeza será uma ferramenta de grande valia para desenvolvedores das mais diversas áreas.

#UrbanCompassPony

Deixe um comentário