Lavar seu Hardware

Veja uma dica curiosa de como literalmente lavar seu hardware com água e sabão e talvez ressuscitar uma placa mãe dada como defeituosa!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Esse é um daqueles posts polêmicos, já vi inclusive memes fazendo chacota sobre o ato de lavar componentes de hardware com água e sabão. Mas aqui explico o por quê desse ato ser sim seguro!

1. Pra que?

Depende do motivo, da ocasião…

Existem casos em que você precisa tirar sujeira/poeira da placa; Outros, a BIOS está com algum “bug” no funcionamento, e, lavando a placa, você força os capacitores de controle de energia a esvaziarem, “descarregando” eles na água com sabão; tecnicamente, um método seguro.

Uma placa mãe pode ter centenas desses micro componentes e esperar que “esvaziem” naturalmente não é uma opção: De acordo com a Engenharia Elétrica, eles podem permanecer carregados por anos!

E bugs em componentes podem acontecer.
Placas mãe dadas como queimadas podem voltar á vida com uma bela lavada!

2. E isso é seguro?

Eu realizo esse método quando julgo pertinente para com meus clientes. Seguindo as dicas abaixo, você lava seu componente sem nenhum risco de dano ou queima.

2.1 Depoimento pessoal deste que vos fala

Meu antigo computador de uso pessoal, um Intel Cubi, já tomou um banho desses – chamo de banhos químicos; nunca deu problema. Na verdade solucionou um problema chato, em que o PC reiniciava sozinho a cada 4 dias de uptime. O banho químico, ou seja, lavar a placa, ajudou a remover impurezas que estavam soltar na placa causando curto-circuito em alguns pontos.

Outro caso que cito, é que eu lavei pessoalmente 2 Raspberry Pi modelo Zero W, que estavam com problemas de curto circuito por sujeira causada de resquício de pasta de solda de estanho entre os componentes. Foi só lavar, que ficou tudo certo!

  • Muito bem, eu preciso dar um banho no meu PC. O que eu preciso?

Primeiramente eu vou dar um aviso.

AVISO: SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO Á RISCA SEM SUBSTITUIR OS COMPOSTOS CITADOS.
Qualquer substituição nos produtos mencionados pode acarretar em lesões pessoais ou danos permanentes ao seu hardware! Na dúvida, não o faça.

Aviso dado, vamos adiante!

3. Materiais

Material necessário:

  • Água potável – pode ser corrente!
  • Detergente/sabão neutro líquido – pode ser em barra, mas cuidado pra não deixar pedaços do sabão na peça, de preferencia use-o liquefeito!
  • Álcool isopropílico – disponível em farmácias de manipulação ou ainda em lojas de informática.
  • Limpa Contatos

Por que não usar alcool comum, o de posto?
Porque esse alcool não é puro, ele é hidratado, possui água em sua composição. Nos procedimentos abaixo deixo claro que água, depois da lavagem, só acelera a oxidação dos componentes e para evitar esse tipo de dano o álcool deverá estar puro.

Limpa Contato, a marca não importa, desde que a composição seja basicamente de “derivados do petróleo”. Isso será de suma importância no processo de lavagem/limpeza do seu hardware!

VOCÊ PRECISA DO ÁLCOOL OU TER O LIMPA-CONTATOS Á MÃO!
Eles tiram a água e secam rapidamente, removendo a umidade e evitando que os componentes oxidem ou enferrujem ao serem expostos ao ar. Ter 1 dos 2 é fundamental. Ter ambos é o recomendado.

3.1 Explicando…

O ideal é ter tanto o álcool quanto o limpa contatos.
Mas entre um ou outro, dê preferencia ao álcool. O limpa contatos se mal utilizado pode congelar a placa devido á alta pressão e baixa temperatura do gás, trazendo umidade que deveria remover.

O que importa é ter condições de secar a placa. Na ausência dos 2 produtos, um secador de cabelos ou uma estufa feita com uma lampada incandescente também são de grande ajuda. Os 2 compostos líquidos supracitados apenas agilizam o trabalho, já que o secador de cabelos e/ou a estufa demandam mais tempo.

Secar ao sol não é plenamente garantido, depende da incidência direta, umidade do ar, etc. Se tentar pendurar as peças no varal, faça por sua conta e risco!

4. Lavando

Se o componente a ser lavado é uma placa mãe por exemplo, desconecte tudo!

Tire o cooler, remova a CPU.
Tire os cabos, tire a “pilha/bateria” da BIOS. Deixe a placa como de fábrica, sem absolutamente nada conectado.
Remova também as memórias RAM e quaisquer outros itens, como o “bip” (buzzer) e/ou conectores de ligar.

Desparafuse a placa do gabinete e lave-a num ambiente apropriado, como um tanque, uma grande bacia, etc.

Se houver dissipador sobre o chipset da placa mãe, que normalmente é “fixo” por travas e não parafusos, NÃO REMOVA. Lave delicadamente a região deles sem removê-los!

Se for lavar sua GPU, faça o mesmo, remova tudo, o cooler e o dissipador, alem dos cabos de energia extras.

Celular tambem pode?!
Depende do seu cuidado e habilidade. Não recomendo nem incentivo.
Se molhar o celular, tente secá-lo imediatamente; Se o líquido for algo grudento, leve-o numa assistência técnica.

O caso do celular requer desmonta-lo inteiramente, e vários de seus componentes são soldados. Ou seja, vai precisar molhar só a placa principal com cuidado pra não molhar auto falantes, microfone, vibra call, tela e touch. Caso for encarar, e eu novamente não incentivo isso, dê preferencia a usar panos macios para distribuir as substâncias e lavar de forma localizada.

4.1 Seja cuidadoso!

Com um pincel (NADA DE BUCHA!) você pega detergente neutro liquido com água e passe delicadamente sobre a placa para lavar ela. Cuidado maior com os contatos da CPU.

Se usar sabão em barra por exemplo, dilua um pouco em água primeiro e cuide pra não deixar resquício de sabão que causem mal contato depois – repito, dê preferência a sabão/detergente líquido.

Um dos computadores ressuscitados com a técnica de lavagem! Ele não ligava, não entrava sequer na BIOS.
Funciona normalmente até os dias atuais – Foto de Fev/2017

Após lavar com água e sabão, seja generoso com a água: Certifique-se de remover todo e qualquer resquício de sabão! Use a escova delicadamente na placa para ajudar a remover restos do detergente e deixar a placa apenas molhada, não ensaboada.

4.2 Com a placa ainda molhada, já devidamente enxaguada

Pegue seu álcool isopropílico e derrame sobre toda a superfície da placa, sem esfregar. Dê uma encharcada generosa.

Se tiver o limpa contatos, melhor, bata-o sobre a placa após passar o álcool e deixa-lo secar um pouco.

Use o limpa contatos batendo ele principalmente debaixo de qualquer Circuito Integrado que observar na placa mãe!

Ci Circuito Integrado Microchip PIC 18F87J60-I/PTCircuito Integrado

Exemplo de Circuito Integrado.

Eles podem ser de todos os tipos e tamanhos, mas normalmente são quadradinhos pretos que possuem várias “pernas” ao redor. Bata o spray em no mínimo 2 lados dos quadradinhos/retângulos, garantindo que ele se espalhe embaixo do componente. Isso ajudará a remover o sabão acumulado ali. Idem para o alcool, deixe derramar bastante embaixo deles. Todos que você observar, pequenos ou grandes.

Se usar o limpa contato, cuidado porque o frio do spray pode congelar a placa, formando uma pequena camada de gelo, trazendo a água da umidade do ar, atrapalhando a devida secagem da peça. Use pouco, apenas o suficiente.

4.3 Secagem

Como citado antes, após lavar a peça, use um secador de cabelos ou mesmo uma estufa feita com uma caixa de papelão + 1 lampada de 60W incandescente!

O álcool/limpa contatos vão evaporar rapidamente e a placa ficará 100% seca em poucos minutos. Ambos compostos não possuem água na composição e nada deles causam condução elétrica, evitando o risco de mal contato.

Certifique-se de que a placa está totalmente seca, observe próximo aos capacitores, terminais da CPU, contatos de encaixe da fonte, etc. Com sua mão devidamente limpa (e igualmente seca), tateie cuidadosamente a peça, procurando por qualquer resquício de umidade.

Após tudo verificado, pode ligar o equipamento.

5. Conclusão

Respeitando a sequência de ações, desde a desmontagem, lavar com sabão/detergente neutro líquido e depois passando álcool/limpa contatos, tendo removido todas as partes móveis/removíveis como conectores, cabos, componentes como RAM e CPU, enquanto secou devidamente, não tem chance de dar errado!

Mas somente se seguiu á risca as instruções. Não garanto nada se fizer algo diferente do que foi citado usando compostos diferentes dos listados e pulando etapas dos processos!

Acima de tudo: ATENÇÃO e cuidado redobrados se efetuar uma manutenção desse gênero!

#UrbanCompassPony

1 comentário em “Lavar seu Hardware”

Deixe um comentário