ProtonDB libera dados sobre os gamers de Linux

Entre os dados, temos informações interessantes, como o fato do Ubuntu ser o sistema mais popular, enquanto GTA V e The Witcher 3 lideram como os games mais jogados.


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Análise Opinativa

Estamos entrando numa era curiosa que o público under-under-under-underground Linux tanto esperava:
Ver relatórios de games sendo divulgados e, não apenas isso, os melhores rodando satisfatoriamente!

Títulos como GTA V, The Witcher 3, TES V: Skyrim e Dark Souls III são alguns dos mais de mil (Sim, mil!) títulos, dentre eles dezenas de Triple A, que executam bem no Linux graças ao Proton da Valve e/ou ao Wine/DXVK.

Sem mais delongas, prosseguiremos com a publicação!

Introdução

O mais recente despejo de dados do ProtonDB.com está disponível aqui, o que mostra um total de 32.716 relatórios, embora inclua cerca de 30 relatórios de março também, isso que o mês só se passaram 5 dias. – Linux está se tornando muito mais usado do que se pensa!

Eis quantos relatórios foram publicados em geral:

O que é especialmente interessante de ver, é que mesmo com o novo Proton beta 3.16-7 que foi lançado em meados de fevereiro, ainda estamos vendo menos relatórios chegando. No entanto, a queda está longe de ser tão drástica quanto entre dezembro e janeiro.

Em Fevereiro tivemos 2.921 relatórios no total e aqui está um detalhamento das avaliações que chegaram:

Games

Nos jogos que as pessoas reportaram recentemente, eis as classificações mais enviadas:

Pelo segundo mês consecutivo, Grand Theft Auto V e The Witcher 3 ocupam os dois primeiros lugares para a maioria dos relatórios, o que não é surpreendente, considerando o quão populares eles são entre os gamers em geral, mesmo na plataforma Windows.

Neste outro gráfico, daremos uma olhada em quais jogos estavam obtendo o maior número de relatórios Platinum, ou seja, games que você apenas instala e joga, sem a necessidade de fazer “mágica” ou executar script complicados:

O interessante é o Metro Exodus, praticamente todos os relatórios dele dão classificação Platinum. Quando vemos coisas assim, realmente isso mostra que o Linux pode executar games de forma simples e eficiente, apesar de todos os pesares.

Sistemas Operacionais

No sentido dos sistemas operacionais, aqui está uma olhada nas diferentes distribuições Linux sendo usadas:

Obviamente, Ubuntu e seus sabores são os favoritos.

Uma observação sobre “Other”: muitos dos relatórios não incluem um nome de distribuição específica, portanto podem ser usuários de distros menos populares como PepperMint ou mesmo Gentoo.

Placas de Vídeo

Quanto ao fornecedor de GPU mais popular, não é necessário adivinhar aqui, pois continua a ser ridiculamente claro quem é o popular do mercado:

Processadores

Quanto ao fornecedor de processadores, também não temos muita novidade aqui:

Conclusão

Através destes relatórios, parece que a maioria das pessoas tem aderido ao Proton 3.16-6, com 1.086 envios e o mais recente Proton 3.16-7 beta, com 958 relatórios.

Claro, ainda é cedo pra dizer “Este é o ano do Linux”. Adianto: Isso nunca vai acontecer, a mudança está sendo rápida porém sutil e, quando você menos esperar, o Linux já estará em seu “Ano A” tão esperado.

Aos poucos o sistema Linux vai perdendo aquela fama de “não ter jogos” e a cada dia que passa, o sistema se torna mais amigável e se tornando uma opção viável para substituir o Windows no aspecto gamer.

#UrbanCompassPony

Fonte:
GamingOnLinux

Deixe um comentário