A Samsung aparentemente encerrou as atividades da Samsung Open Source Group, o que causará certo impacto para o mundo opensource.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
A Samsung aparentemente fechou o Samsung Open Source Group (Samsung OSG), o que veio como um golpe para o ecossistema de software livre atual, considerando as contribuições prolíficas do grupo ao longo dos anos, desde projetos de código aberto de baixo nível até bases de código voltadas para desktops e usuários.
O grupo de código aberto da Samsung foi estruturado na Samsung Research America. O Samsung OSG foi formado em 2012 e empregou dezenas de desenvolvedores nos últimos anos.
Impacto
O Samsung OSG contribuiu muito para o desenvolvimento do Wayland, bem como alguns componentes do X.Org, Cairo, Enlightenment EFL, o compilador LLVM Clang, GStreamer, FFmpeg, o kernel do Linux e outras bases de código relacionadas que ajudaram a abrir as portas da Samsung fortalecendo seu amplo portfólio de produtos, desde relógios inteligentes até refrigeradores.
Essa notícia, quando confirmada, pode ser especialmente complicado para o Wayland, considerando que eles estavam contribuindo fortemente para o upstream e os funcionários do OSG geralmente serviam como gerentes de lançamento. Aqui está uma olhada nos commits gerais por domínio para o compositor Weston de Wayland:
E ao próprio Wayland, após esta tarde de sábado:
Os desenvolvedores do Samsung OSG frequentemente estavam entre os cinco principais contribuintes a cada ano para essas bases de código.
Não está claro se a Samsung está deixando de lado todos os seus ex-desenvolvedores OSG, se eles ainda pretendem contribuir para o upstream apenas sob um grupo/estrutura corporativa diferente, ou o quê, mas agora há pelo menos alguns desses desenvolvedores OSG procurando novos empregos Linux/FOSS que moram nos EUA.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.