Chegou o OpenBSD 6.4, um dos sistemas BSD mais seguros do mercado. Conheça todas as novidades!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
AMD
O novo OpenBSD 6.4 trouxe diversas novidades muito bem vindas.
A primeira, que mais empolga do ponto de vista técnico e para qualquer um que use o OpenBSD na área de trabalho, é um novo driver de exibição Radeon DRM, mas ainda é muito antigo comparado ao que é encontrado no kernel principal do Linux… porém, seu driver Radeon DRM agora está sincronizado com o estado upstream do Linux 4.4.155 LTS, que fornece suporte à configuração de modo para várias placas gráficas GCN 1.0/1.1 como um novo recurso para o OpenBSD.
Mas as GPUs mais recentes e as muitas outras fontes de código aberto, assim como as melhorias da AMD após o Linux 4.4 ainda não entraram no mundo do OpenBSD. Mesmo assim, os gráficos Radeon permanecem entre as melhores opções suportadas pelo que está disponível para os usuários do OpenBSD. O código Radeon DRM também está disponível para usuários do OpenBSD ARM de 64 bits.
Embarcados
No lado 64 bits do ARM, o OpenBSD também suporta ACPI, há vários novos drivers para o Marvell Armada SoCs, drivers Allwinner H3/A64 e drivers ARM/ARM64 diferentes adicionados. Alguns dos novos drivers do OpenBSD em geral incluem dispositivos Windows Precision Touchpad, Broadcom BCM573xx / BCM574xx, suporte a Microsoft Surface Book ACPI, um driver de multiplexação de pinos genérico, trackpoints Elantech e vários outros periféricos.
Intel
Para os usuários Intel de 32 bits, agora também é suportado o carregamento do microcódigo da CPU Intel no momento da inicialização. Complementando o trabalho de hardware estão as melhorias de WiFi – incluindo a capacidade do kernel de gerenciar a comutação automática entre diferentes redes WiFi, dependendo da disponibilidade da rede.
Kernel
Fora do espaço de hardware, o OpenBSD 6.4 vem com uma nova chamada de sistema unveil (2) para restringir o acesso ao sistema de arquivos do processo de chamada para arquivos / diretórios especificados. Há também uma opção MAP_STACK para mmap (2), Retpolines para mitigação de Spectre V2 está habilitada no compilador LLVM Clang, atenuações SpectreRSB para AMD64 bem como L1TF / Foreshadow, mitigação de Meltdown para construções i386 e suporte SMT está desabilitado por padrão por questões de segurança.
Mais detalhes sobre as muitas mudanças no OpenBSD 6.4 podem ser encontradas na página de lançamento do OpenBSD.org aqui. – E acredite, a lista é grande!
Download
O download do OpenBSD 6.4 pode ser feito clicando aqui. O sistema está disponível para diversas arquiteturas, entre elas amd64, i386, sparc64, macppc, hppa e alpha.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.