O Conselho e o Comitê de Eleições do openSUSE reuniram os argumentos mais importantes a favor e contra uma mudança de nome para todos os membros e a votação já está aberta!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Neste artigo recente, a plataforma de mídia Heise já havia informado em 06.06.2019 que o projeto openSUSE vai construir uma base nova, e isso trará também uma possível mudança de nome e logotipo no processo.
Este artigo foi o resultado de uma discussão em andamento na lista de discussão do openSUSE, devido à proposta de registrar uma fundação e à ideia de uma possível alteração de nome nesse processo.
Mas antes de fazer um breve resumo, precisamos distinguir entre o registro de uma fundação, que recebeu muito consentimento dentro da comunidade, e a discussão iniciada sobre uma mudança de nome e logotipo.
2. Mudanças
Muitos membros apoiam a ideia de um logotipo novo e mais moderno, mas a ideia de uma mudança de nome leva a muita discussão controversa. A comunidade adora a ideia de mais liberdade e fácil manuseio de doações com a criação de uma fundação.
Mas ninguém quer criar a impressão de que a comunidade gostaria de terminar o relacionamento com o SUSE Enterprise Linux. Sem surpresas, especulações e rumores sobre isso se espalharam imediatamente por toda a rede e mídias sociais.
Mas esteja certo de que, mais uma vez, nem a comunidade nem o SUSE querem encerrar seu relacionamento próximo. Pense na fundação como faria com uma criança que está se afastando dos pais para realizar seu próprio potencial. Isso não significa que a criança está cortando laços com os pais, o relacionamento permanece totalmente intacto.
Diferente de uma criança, a comunidade não precisa manter o nome da família, mas estaria livre para alterá-lo. Pelo menos este seria o melhor momento para fazê-lo, se a comunidade assim o desejar.
No entanto, como sempre na vida, isso traz vantagens e desvantagens. Cada membro tem que decidir qual lado pesa mais, no entanto.
2.1 Pontos Positivos
- O openSUSE geralmente é digitado e/ou pronunciado incorretamente (por exemplo, OpenSUSE, OpenSuSE etc.). – Veja como você diz SUSE ?
- A Free Software Foundation (FSF) reclama de abuso do uso do termo “open”.
- A distinção entre openSUSE e SUSE pode ser confusa para pessoas novas na área.
Sabe-se que algumas pessoas abreviam o openSUSE para somente SUSE. - Se a comunidade pensa que o projeto se beneficia de um novo nome, então é o momento de alterá-lo, ou seja, antes de registrar uma nova estrutura legal (como uma fundação).
2.2 Pontos Negativos
- Perderiam a reputação da marca conquistada ao longo dos anos se o nome for alterado.
- Muitos membros e outros colaboradores estão fortemente ligados ao nome atual.
- Alterar o nome pode dar a impressão de que o relacionamento entre o SUSE e o openSUSE está tenso.
- Muito trabalho será necessário para renomear domínios, projetos e metadados, espaço para nome no GitHub, marcas registradas de pacotes, etc.
- A mudança de marca requer uma quantidade enorme de comunicação (e dinheiro) ao longo dos anos para estabelecer o novo nome da marca.
- A SUSE pode transferir ou licenciar marcas comerciais relevantes para uma fundação openSUSE.
- O relacionamento com o SUSE faz parte da estratégia de marketing, por exemplo, a base de código compartilhada do Leap/SLE.
- Alterar o nome do projeto tornará obsoletos os ganhos atuais do openSUSE (camisetas, canecas, adesivos etc.).
3. Desenrolar
A votação vai até o dia 07 de Novembro de 2019 ás 23:59 UTC, quando saberemos se realmente o OpenSUSE mudará de nome e logo ou se continuará como está!
Fique por dentro da UNIX Universe para mais informações sobre as mudanças no mundo OpenSUSE!
#UrbanCompassPony
Fonte:
crowbyte
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
A melhor distribuição que ja teve ao meu ver foi o Suse 10.0, super linda e recheada de programas bacanas, aliás as distribuições linux anteriores , a partir do ano 2002 aproximadamente eram muito mais bonitas esteticamente, e muito mais recheados de recursos, sei lá, eu pelo menos acho isso, hoje esta tudo muito igual, com exceção do Elive 3.0 que esta muito mais moderno e leve , foi uma pena o Suse se ligar a Novell e se tornar pago, e após isso criaram o Opensuse, posso estar enganado, sei lá, mas as distribuições linux a partir do ano 2002 e posteriormente até 2008 mais ou menos eram melhores, pelo menos eu acho, ou estou super atrasado, rs…, sugestão para um novo nome : Free Suse, ou LinuxFreeSuse ou SuseFreeEver