Uma empresa da República Tcheca está tentando arrecadar dinheiro para lançar um roteador de código aberto e modular para o público. Ele possuirá vários recursos que não podem ser encontrados nos roteadores proprietários atualmente disponíveis no mercado.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Turris MOX: Roteador Modular e de Código Aberto
O objetivo da campanha no IndieGoGo (aqui) é criar um roteador modular. A equipe por trás do projeto sabe que nem todo mundo precisa de um roteador super avançado, portanto, eles querem dar aos usuários a capacidade de montar um roteador personalizado que atenda às suas necessidades. De acordo com a página do Indiegogo, o Turris MOX é “provavelmente o primeiro roteador configurável tão simples quanto montar um sanduíche: Escolha as partes que você realmente quer!”
O anúncio introdutório no Youtube:
Para que isso aconteça, o Turris MOX possui 5 módulos disponíveis: Basic, Extensão, Ethernet, SFP e Super Ethernet. O módulo Basic é alimentado por um processador dual-core Marvell Armada 3720 ARM de 1,2 GHz, USB 3.0, slot microSD e uma porta GWAN. O módulo de extensão tem um slot mPCIe e um slot SIM. O módulo Ethernet possui 4 portas GLAN. O módulo SFP adiciona uma porta SFP para acessar redes de fibra óptica. O módulo Super Ethernet adiciona 8 portas GLAN. Você pode até obter um SSD de 500 GB para criar um dispositivo de armazenamento conectado à rede (NAS).
Os seguintes conjuntos podem ser construídos a partir dos diferentes módulos:
- Wi-Fi de bolso
- Potência Wi-Fi
- Clássico
- Com fio
- Fibra
- NAS simples
Nesse vídeo é apresentada uma ideia melhor de como funcionam os módulos:
O que executa por baixo do capô?
O roteador Turris MOX executa com o Turris OS, que é baseado no OpenWrt 18.5, fazendo uso do kernel 4.14 LTS. A equipe da Turris adicionou um sistema de atualização automática que permite atualizar ativamente o software para mitigar quaisquer novas ameaças cibernéticas. Eles usam contêineres LXC para visualização.
O software também possui vários recursos que a maioria dos outros softwares de roteador não possui nativamente, como um servidor OpenVPN, HoneyPot SSH, uma ferramenta de controle parental e uma ferramenta de medição de acesso à Internet, entre outros. O honeypot ssh é um projeto de pesquisa no qual as pessoas podem participar para ajudar a proteger a web. Os hackers gostam de tentar entrar nos computadores via SSH; O honeypot do ssh finge ser um computador com uma porta ssh aberta. Quando o invasor tenta efetuar login, suas informações são capturadas e enviadas para o Turris, ajudando a criar vacinas contra acessos e ajudando a proteger outros sistemas.
Uma equipe experiente
O CZ.NIC é a equipe responsável pelo Turris MOX. Eles são da República Checa. Este não é o primeiro projeto tecnológico deles. Em janeiro de 2016, eles conseguiram US $ 1,2 milhão para criar o Turris Omnia, um roteador de alto desempenho e código aberto, que está atualmente disponível na Amazon e em outras lojas. A empresa é uma grande apoiadora da tecnologia de código aberta e também lidam com registros de domínio .com.CZ.
O que pensar a respeito?
A maioria dos roteadores disponíveis na Amazon ou nas lojas é proprietária. Na maioria das vezes eles são bastante desprovidos de recursos e não são baratos. Uma das principais vantagens do Turris MOX é o fato de ser código aberto, tornando fácil escrever drivers para ele. Atualmente, o CZ.NIC está trabalhando para obter suporte de hardware MOX no kernel principal.
Se você gostou do conceito, pode apoiar a campanha de crowdfunding deles, clicando no botão abaixo!
[button color=”green” size=”medium” link=”https://www.indiegogo.com/projects/turris-mox-modular-open-source-router-security-computers#” icon=”” target=”true”]Turris MOX Router[/button]
#UrbanCompassPony
Adaptado de: ItsFoss
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.