O notebook Acer Aspire 3 notebook absurdamente barato com um poder de fogo interessante sob hardware 100% AMD®!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
A AMD voltou ao mercado trazendo um hardware absurdamente interessante, potente, que está dando muita dor de cabeça pra Intel no nicho desktop e notebook.
Tive a oportunidade de fazer testes num dos recém-lançados Ryzen 5 com GPU Vega 8, e posso dizer que os testes foram satisfatórios! Não é um notebook propriamente gamer, mas suporta uma série de games e softwares de renderização tanto quanto máquinas com o famigerado conjunto NVIDIA + Intel.
2. Notebook
2.1 Especificações
As especificações do notebook analisado são as seguintes:
- Acer Aspire 3 A315-41G-R21B
- Processador Ryzen 5 2500U @ 2 Ghz 4/8 threads 4mb de Cache
- iGPU Radeon Vega 8 com 1Gb de RAM
- dGPU Radeon 535 com 2 Gb de VRAM GDDR5
- 8 Gb de RAM com suporte até 32 Gb DDR4 @ 2400 Mhz
- Tela de 15.6″ Full HD LED (1920 x 1080) 60Hz
- 1x Slot M.2 NVME 2280
- 1x Slot SATA III 6 Gb/s
- Bateria de 2 células (Li-Íon) – 37 Wh, 4810 mAh, 7.7A
Autonomia de até 7 horas (MobileMark® 2014
Portas:
- 1 saída HDMI
- 1x USB 3.0
- 2x USB 2.0
- Leitor de cartão multimídia 3-em-1 (SD, SDHC, SDXC)
- 1 saída fone de ouvido / entrada microfone (combo)
- 1 conector de energia
Multimedia:
- Alto-falantes
- Microfone integrado
- Webcam 640×480
Conectividade:
- Bluetooth v4.1
- Placa Wi-Fi 802.11 ac (1 x 1)
- Gigabit Ethernet /1000
Outros:
- Teclado ABNT2
- Teclado numérico integrado
- Slot para trava padrão Kensington
- Módulo TPM
- Massa: 2.3 Kg
- Dimensões: 381.6 (W) x 262.8 (D) x 24.95 (H) mm
2.2 Acabamento
O notebook não tem um grande destaque no acabamento, por ser de baixo custo, a carcaça não tem a resistência de um notebook Apple em alumínio, Avell ou mesmo Lenovo. Mas não deixa de ser bem construído com sua beleza singular.
O teclado possui teclado numérico lateral numa disposição relativamente comum, sem grandes chamarizes.
2.3 Temperatura
A quem interessar, o notebook não esquenta muito. A nova tecnologia da AMD com processadores da arquitetura Zen trouxe processadores que consomem pouquíssima energia – na casa dos 15W, comparado aos 45W de um Intel Core i5 de notebook – enquanto trazem instruções e otimizações interessantes para aplicações diversas.
3. Linux
Muito foi dito. E quanto ao suporte no Linux?
Comparável a uma NVIDIA MX250, a Vega 8 mobile tem um belo poderio considerando o baixo preço e o pouco consumo de energia do chip AMD.
Nos testes do Unigine® Benchmark, tivemos os seguintes resultados:
Utilizei o seguinte sistema:
- Ubuntu 19.10 com interface Unity
- Kernel Linux 5.4.2 xanmod2
UnityXP era um projeto desenvolvido pelo Raul Dipeas que foi descontinuado relativamente recentemente, portanto as próximas reviews serão com algum outro sistema, ainda a ser discutido.
Na comparação contra um Windows 10 nativo, o sistema se beneficia das otimizações dos drivers nativamente opensource que o kernel Linux fornece, trazendo suporte nativo e atualizado, por exemplo, á engine Vulkan.
Como sempre, a AMD possui um hardware mais aberto que a NVIDIA ou a Intel, dando maior liberdade nas análises, overclocks e ajustes de governador de CPU.
4. Problemas?
Não há problemas a serem reportados quanto aos módulos Wifi, Bluetooth e Ethernet: Todos funcionaram com boa estabilidade nativamente após o boot.
5. Conclusão Opinativa
O notebook é voltado a trabalhos diversos, desde renderizações para quem é Arquiteto/Engenheiro, até como um notebook gamer de entrada!
Até algumas semanas atraz o notebook era encontrado na faixa dos R$ 1900,00, saltando para R$ 2300,00 recentemente com o esgotamento dos estoques. Um exemplo é pelo site do KaBum! e outro é do PontoFrio.
Considerando o baixíssimo preço pelo desempenho que ele entrega, com certeza ele é uma bela opção a quem estava pensando em comprar um novo notebook, que tenha um poder acima de um Core i5 de 5a geração mas abaixo de um Core i7 de 9a geração.
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.