Benchmark entre Sistemas

Hoje trago a vocês como fazer um benchmark honesto entre Windows e Linux no desempenho de games e aplicações.


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1. Introdução

Existem gamers de Linux, isso já é um belo fato com a quantidade de jogos compatíveis e reports do ProtonDB.com.
E sempre bate aquela dúvida:

  • O driver que instalei está apropriado pra minha máquina?
  • O desempenho geral dos games, está melhor, igual ou pior que o Windows?
  • Como fazer uma comparação justa entre os sistemas usando uma mesma base de hardware?

Bom, hoje vou falar do benchmark da Unigine: Prático, nativo de qualquer distro Linux e que traz uma série de recursos para fazer um bom benchmark do seu hardware.

2. Unigine

Os benchmarks da Unigine fazem um verdadeiro estresse no hardware, com a versão mais recente utilizando recursos como o DirectX 11/12, com os cenários possuindo diversos efeitos de tesselação, shaders e alta densidade de polígonos.

O único porém, é que ele não suporta nativamente o Vulkan, ou seja, os benchmarks são feitos no Windows com DirectX e os do Linux usam o OpenGL.

Mas aí fica injusto!

Muito pelo contrário.
Observe estes resultados do meu atual PC, cujas especificações são:

  • Intel Core i7 4790 @ 4.0 Ghz
  • GPU NVIDIA TU106 [GeForce RTX 2060 Rev. A]
  • 16 Gb de RAM
  • SSD

Os sistemas foram os seguintes:

  • Ubuntu MATE 22.04.2 LTS – Kernel 5.15.0-67-generic
  • Windows 10 Pro – Atualizado até a data desta publicação.

Fiz os testes com dualboot. Os resultados foram os seguintes:

Windows 10: DirectX

  • FPS Mínimo: 22.28
  • Média de FPS: 29.16
  • FPS Máximo: 40.43

Windows 10: OpenGL

  • FPS Mínimo: 20.74
  • Média de FPS: 25.65
  • FPS Máximo: 29.78

Linux: OpenGL

  • FPS Mínimo: 18.61
  • Média de FPS: 23.63
  • FPS Máximo: 27.33

Linux: WINE 8.3 (Staging) + dxvk1073 e modo DirectX

  • FPS Mínimo: 19.55
  • Média de FPS: 27.29
  • FPS Máximo: 35.07

Ou seja: Uma diferença relativamente baixa se comparados os dois sistemas! Apesar do DirectX do Windows ser o melhor desempenho (29.16), não fica distante da média de desempenho da mesma aplicação sob WINE + DXVK (27.29).

Com isso sei que os drivers do Linux estão no limite da capacidade dentro do proposto, com o melhor desempenho possível, o mais próximo do Windows.

Observe que um hardware novo quanto a RTX2060 não terá o mesmo desempenho do driver mais novo do Windows, enquanto que o Linux está com um driver de vídeo mais antigo que o Windows.

A NVIDIA Sempre defasa os lançamentos, no Linux o driver atual é o 525 mas no Windows já é o 528. Além disso, nota-se que o teste não detectou adequadamente o hardware, mas isso não impediu o pleno benchmark!

Outro detalhe interessante é que provavelmente os resultados seriam ainda melhores no Linux se eu utilizasse uma distro com um kernel Linux mais novo e que tenha o Wayland em vez do Xorg como servidor gráfico.

A menos que você faça questão de cada dígito do FPS… A diferença aos olhos de quem assiste os benchmarks é basicamente nula.

3. Instalação

Existem várias versões do benchmark, sendo que cada uma tem um foco.

  • Se seu hardware for mais novo/entusiasta como uma GTX 500 ou superior, AMD Ryzen e etc, utilize este.
  • Se seu hardware for mais antigo porém ainda com placa de vídeo, experimente este.
  • E se seu hardware for Onboard, como as placas Intel HD Graphics, experimente este.

Baixe e instale normalmente no Windows.

No Linux é um pouco diferente: O arquivo é um .run que já sacia as dependências no momento da instalação.
Independente da sua distro, o procedimento é o mesmo:

Clique direito, marque o arquivo .run como Executável!
Depois, execute-o normalmente. Ele será extraído na mesma pasta em que estiver localizado. Não requer root.

Execute-o de preferência em sua /home/$USER porque ele vai dar erros se a pasta tiver espaços! Não vai funcionar se executar diretamente da “Área de Trabalho”.

Quando terminar você terá um script .sh (Valey e Heaven) ou binário .bin (Superposition) que é onde o benchmark inicializa!

4. Utilizando

Os controles e menus são amigáveis e são exibidos logo nas primeiras telas. Dentro do benchmark você poderá configurar efeitos especiais mais pesados ou desligar efeitos específicos.

Quando iniciar o teste de benchmark, aguarde que ele conclua 100%, pois ele fará uma série de testes, de sombra, luz, textura, animação, tesselação, shaders, etc etc etc. Ao fim, terá o resultado de como está sua máquina para os mais diversos recursos 3D exigidos por games e/ou programas de edição/renderização/modelagem 3D.

#UrbanCompassPony

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