O Wine 3.19 e o DXVK 0.91 trazem melhorias para quem joga games como Project Cars 2, Grand Theft Auto 5, Shadow of the Tomb Raider e World of Warcraft.
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O Wine 3.19 foi lançado no ultimo dia 26 de Outubro, enquanto o DXVK 0.91 foi lançado ontem. Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!
Camadas de Abstração
Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.
Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele.
Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD.
Wine 3.19
Destaques:
- Suporte para modos de conclusão de E/S de arquivo.
- Primitivas de sincronização WaitOnAddress.
- Melhor suporte para binários .NET de 32 bits em 64 bits.
- Melhor recuperação em conexão RPC quebrada.
- Várias correções de bugs.
Quanto a correções de bugs, eles notaram 31 no total. O lembrete usual se aplica, nem todos os bugs corrigidos foram realmente corrigidos nesta versão, alguns são mais antigos sendo classificados como resolvidos.
Eles apontam que foram feitas correções para o benchmark STALKER Call Of Prypyat DX11, o Project CARS 2 não trava mais na inicialização, o Assassin’s Creed conseguiu uma correção para o congelamento ao olhar em volta, entre outras correções para jogos e aplicativos.
As notas de lançamento estão aqui!
Download
O Wine 3.19 já está disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e PlayOnMAC para quem quiser se aventurar a testá-lo! Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.
DXVK
O desenvolvimento do projeto de adaptação do DXVK Direct3D 10/11 com o Vulkan para uma experiência mais otimizada de games via SteamPlay está chegando ao fim com o lançamento deste fim de semana com a versão 0.91.
O DXVK 0.91 continua com o objetivo contínuo de reduzir ainda mais a sobrecarga da CPU para esse esforço, remapeando os comandos do Direct3D no topo do Vulkan. O último lote de reduções de sobrecarga da CPU deve ajudar em alguns casos, como o jogo Assassin’s Creed Origins. O DXVK 0.91 também tem atualizações para o seu manuseio de saída de fluxo / sombreamento de geometria que foi adicionado no DXVK 0.90 e poucas correções para jogos específicos como Shadow of the Tomb Raider e World of Warcraft.
As informações de download e configuração do DXVK 0.91 estão disponíveis no site do projeto GitHub clicando aqui!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Meu parabéns Nathan por dedicar um pouco do seu tempo em nos informar!
Obrigado 😉