Lançado o Wine 3.17 e o DXVK 0.80

O Wine 3.17 e o DXVK 0.80 trazem melhorias para quem joga games de corrida no Linux, em destaque para Assetto Corsa e Project Cars 2. Veja as novidades!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Ontem foi o lançamento do Wine 3.17 enquanto o DXVK 0.80 foi lançado no último dia 23 de Setembro.
Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!

Camadas de Abstração

Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.

Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele.

Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD.

Wine 3.17

Destaques:

  • Suporte ao preenchimento automático aprimorado da Shell.
  • Mais implementação dos serviços OPC.
  • Melhorias no controle comum do Pager.
  • Várias correções de bugs.

Quanto a correções de bugs, eles notaram 43 no total. O lembrete usual se aplica, nem todos os bugs corrigidos foram realmente corrigidos nesta versão, alguns são mais antigos sendo notados como resolvidos.

Dentre as maiores correções de erros no Wine 3.17, há correções para o Microsoft Office, o Adobe Photoshop Elements, o Slack, o World War One Gold, o Ski Challenge, o Paint.net e vários outros jogos e aplicativos.

As notas de lançamento estão aqui!

Download

O Wine 3.17 já está disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e PlayOnMAC para quem quiser se aventurar a testá-lo! Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.

DXVK 0.80

O DXVK 0.80 apresenta o cache de estado de pipeline inicial, que pode ajudar a reduzir a gagueira dentro de jogos em execuções subsequentes – uma vez que o estado do pipeline tenha sido armazenado em cache – e melhorar a experiência. O DXVK também suporta agora o Direct3D Feature Level 11_1, tem reduções menores na sobrecarga de uso da CPU e tem algumas correções que afetam os sistemas APU, Assetto Corsa e Project Cars 2.

O Direct3D Feature Level 11_1 é o runtime do Direct3D 11.1 e adiciona operações lógicas de mesclagem, alvo de rasterização independente, UAVs em cada estágio do pipeline com maiores contagens de slots entre outras adições.

As informações de download e configuração do DXVK 0.80 estão disponíveis no site do projeto GitHub clicando aqui!

#UrbanCompassPony

Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2

Deixe um comentário