O Chrome OS 69 é a primeira versão do sistema dos Chromebooks a suportar aplicações desenvolvidas para outras distros Linux.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Apesar do Chrome OS ser baseado em Linux, até então ele só executava aplicações exclusivas do Google, não permitindo executar por exemplo aplicativos do Ubuntu ou Fedora em pacotes .deb ou .rpm.
Mas isso está mudando com a chegada da nova versão 69!
Lançamento
O Google lançou anteontem o sistema operacional Chrome OS 69 para seus Chromebooks, um importante lançamento que segue os passos do lançamento do Chrome 69, que chegou no início desta semana com uma nova aparência em todas as plataformas suportadas e com atualizações de recursos.
O Chrome OS 69 é o primeiro lançamento do sistema operacional baseado em Linux que permite suporte para executar aplicativos do Linux em Chromebooks. No entanto, o suporte a aplicativos Linux ainda está em desenvolvimento e é apresentado aos usuários em um formato beta, disponível somente em dispositivos selecionados devido a restrições de hardware.
Uma lista completa com os Chromebooks que suportam aplicativos de outras distros Linux está disponível aqui.
“Embora gostaríamos de poder levar este trabalho a todos os Chromebooks, os recursos de kernel e hardware necessários limitam onde podemos implantar isso”, diz o Google no anúncio do blog oficial. “Muitas das funcionalidades que utilizamos tiveram que ser backportadas, e quanto mais recuamos, mais difícil e arriscado é fazê-lo. Não queremos comprometer a estabilidade e a segurança do sistema assim.”
Night Light
Além de implementar o suporte inicial para executar aplicativos Linux, o sistema operacional Chrome OS 69 apresenta alguns recursos muito aguardados, como o Night Light, que reduz a luz azul da tela do Chromebook para melhorar a qualidade do sono e reduzir a fadiga ocular, e também trouxe a conversão de texto em fala global, configurações, suporte a ditado em qualquer campo de texto e unificação de comportamento do Modo Tablet.
O Chrome OS 69 também vem com um aplicativo de Arquivos reprojetado que não só permite que os usuários visualizem arquivos de seus aplicativos Android e Linux instalados, mas também adiciona suporte nativo aos Team Drives. Agora os usuários poderão salvar arquivos do aplicativo do Google Play diretamente no aplicativo Arquivos por meio da planilha de compartilhamento. Outras melhorias incluem alertas de estado de energia para aplicativos em modo quiosque, acesso mais rápido a emojis e a capacidade de fechar aplicativos no modo Visão Geral ao passar o dedo.
Por último, mas não menos importante, o Chrome OS 69 adiciona um novo serviço de captura de vídeo e traz várias melhorias visuais para uma melhor experiência com o Chromebook. Como esperado, esta versão mitiga algumas das mais recentes vulnerabilidades de segurança, incluindo a falha de temporização do cache de canal lateral de execução especulativa L1 Terminal Fault (L1TF) conhecida como Foreshadow. O Chrome OS 69.0.3497.95 (versão da plataforma: 10895.56.0) agora está sendo implementado na maioria dos dispositivos Chromebook no canal estável.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Softpedia
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.