Seu computador veio com Windows, mas você instalou Linux? Extraia o serial key direto da BIOS, permitindo que você ative-o em outro lugar!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Venda casada é algo comum apesar de contra lei, você compra um computador e surpresa: ele virá com Windows.
O código de Defesa do consumidor considera a prática como abusiva e proibe expressamente a sua ocorrência. O artigo 36º, §3º, XVIII, da Lei n.º 12.529/2011, considera a referida conduta como infração à ordem econômica e prevê multas para os casos de sua ocorrência.
Claro, você ainda encontra lojas que vendem um computador sem sistema ou com algum sistema linux pré-instalado pra não constar tal venda casada. Além disso, você tem o direito de exigir que o computador venha sem o Windows e se for o caso que isso abaixe o custo final do mesmo – O que nem sempre as pessoas tem conhecimento, e nem sempre é vantajoso já que as empresas burocratizam o processo de abate do valor, o que pode demorar semanas ou meses para ser concluído, enquanto que o desconto oscila entre 100 a 300 reais no valor final, dependendo da marca e modelo.
Mas caso venha com Windows, essa pré-instalação vem com um serial key de uso único oriundo da OEM – Original Equipment Manufacturer – ou seja, vindo nativo de fábrica da venda casada software e hardware e essa serial key vem gravada na BIOS.
E mais: se por acaso você comprou um computador, ele veio com Windows e você nem chegou a ligá-lo, apenas instalou algum sistema Linux nele logo no primeiro boot, saiba que você pode resgatar o serial key e pode inclusive ativá-lo em outro computador tornando-o original!
Além disso, o método funciona como uma alternativa caso a tradicional etiqueta com os dados da sua serial key já esteja desgastada embaixo de seu notebook ou atrás de seu computador.
A coleta do serial key da BIOS que vamos ensinar nesse post vai extrair a mesma exibida na etiqueta: Se sua etiqueta está presente e intacta, obviamente não precisa do comando para tal!
Claro, para reaproveitar essa OEM Product Key em outros computadores, você deve respeitar alguns critérios:
- Nunca ativou o Windows no computador adquirido.
Simplesmente iniciou a máquina com LiveUSB e formatou tudo, deixando a serial key original. - Nunca ativou o serial key em outro computador!
Caso você já tenha feito uso dela, não poderá usá-la novamente. - Você poderá ativá-lo em apenas 1 computador.
A Microsoft apenas não quer que esteja ativo em mais de 1 computador; Portanto a máquina ativada 1x, poderá ser reativada n vezes pelo mesmo serial key caso ela seja formatada. Mas uma vez que o serial key foi validado com aquele hardware, ficará nele para sempre, até o fim de seus dias!
Se ativar em outros computadores vão haver erros de licença não genuína detectada! - Somente servirá para a versão de fábrica!
Se você comprou um notebook com Windows 10 Home, então a serial key dele só servirá para ativar outro computador que também esteja com o Windows 10 Home. Verifique a versão que veio no equipamento para respeitá-la no computador que for ativado. E se você estava com Windows 10 Pro não ativado e colocar o serial do Windows 10 Home, provavelmente ocorrerá um update que fará downgrade para o Windows 10 Home! - Esse método pode servir também para coletar o serial e reativar um Windows que foi reinstalado e que por ventura não tenha detectado tal serial automaticamente durante a instalação. Mas esse Windows, novamente, precisa ser o mesmo original OEM, ou seja, se era Home, deve continuar sendo Home.
Pelos Termos de Uso da Microsoft®, você tem 1 serial key que lhe dá o direito de usar 1 cópia do Windows em 1 computador. Pode formatar e reativar esse mesmo serial nesse mesmo computador mas será sempre e tão somente ele!
2. Extração
Não importando sua distro linux, o comando que extrai a chave é:
$ sudo hexdump -s 56 -e ‘”Serial key: ” /29 “%s\n”‘ /sys/firmware/acpi/tables/MSDM
Caso dê a mensagem:
hexdump: /sys/firmware/acpi/tables/MSDM: Arquivo ou diretório inexistente
Significa que não há serial key na BIOS do seu computador/notebook.
Lembrando, claro, você não deve revender sua licença serial OEM pois isso configura uma situação ilegal de acordo com os Termos de Uso da Microsoft!
2.1 Windows
– Ah, mas eu tenho Windows e quero pegar esse serial pelo Windows!
Tudo bem, abra o cmd.exe como Administrador e rode esse comando aqui:
> C:\windows\system32\wmic path SoftwareLicensingService get OA3xOriginalProductKey
3. Analise Opinativa
Licenças de software proprietário abrem uma discussão complexa, porque em tese o cliente comprou o produto e dele é proprietário; Porém a Microsoft deixa claro em seus Termos de Uso que apenas te autoriza usar o software dela, como um “empréstimo”, sob as condições estritas que ela permitiu em seus Termos de Uso.
Dessa forma, a serial key deve ser ativada somente na máquina originalmente designada. Até porque, em tese, você não deveria instalar outro sistema num computador vendido com venda casada, já que concordou em comprar o computador com o software proprietário previamente instalado.
Mas você ainda é livre pra formatar o computador e trocar o sistema! – Com o advento do UEFI, o medo era que houvesse um controle da Microsoft e que o Linux não rodaria em computadores originados de vendas casadas, claro, ideia descabida esclarecida aqui.
Diante dessa hipótese, temos a condição um pouco menos ilegal – mas ainda contra os Termos de Uso – que é ativa-lo em outro equipamento do mesmo cliente, mas desde que respeitando as condições supracitadas; o cliente apenas trocou o computador alvo daquele serial OEM adquirido.
Fonte:
Kernel-Overload
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
cara, muito obrigado pela informação, não deu certo no meu pc, será que o comendo está certo mesmo?
O comando é esse. Se não funciona, é porque seu computador não permite ;/
beleza cara, valeu
Aqui o comando funcionou perfeitamente, muito obrigado pela dica!
Funcionou direitinho aqui. Muito obrigado!