Fiz download de mais memória RAM!

E ainda fui de 16 Gb para 46 Gb de memória RAM. Entenda como funciona e por quê você deveria reconsiderar utilizar SWAP em 2023!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

SWAP é algo naturalmente controverso. Já foi amplamente utilizado nos anos 90 e hoje caiu em desuso e/ou seu uso é mínimo e desestimulado. Conforme já explicamos em maiores detalhes nesta publicação, uma vez que a memória RAM atinge seu limite, 1 de 2 coisas podem acontecer:

  • O sistema vai acionar o serviço OOM – Out of Memory – que vai matar qualquer processo “menos importante” ou ainda matar o processo que mais consome memória naquele momento, dependendo de como o sistema foi configurado.
  • O sistema vai despejar a parte menos utilizada para o disco rígido.

Isso porque o sistema operacional precisa de memória RAM para trabalhar, é impossível usar o computador utilizando um disco rígido como memória.

Se a memória RAM encher por completo e não houver um sistema eficiente de Out of Memory ou ainda um despejo presente para SWAP, o computador pode congelar por completo por inanição de recursos.

Portanto por padrão, basicamente qualquer sistema tem um sistema de SWAP, seja o Android, Linux e macOS. No Windows isso se chama Paginação – page files – e possuem a mesma capacidade: despejar no disco o que sobra da RAM pra aliviar o uso.

Mas como o sistema não utiliza o HDD/SSD para RAM, se precisar dos dados novamente, o sistema operacional precisa pegar tudo que está no HDD/SSD, jogar na RAM novamente e ai sim trabalhar esses dados!

Por isso SWAP é odiada, quem utiliza HDD’s isso fica absurdamente lento, travando o sistema por dezenas de segundos enquanto o despejo ocorre.

Mas por quê eu usaria SWAP em 2023, quando a maioria dos computadores está com mais memória RAM e temos o advento do SSD? A resposta ficou na pergunta, por causa dos SSD’s!

2. SSD’s/NVMe’s

O uso de SWAP foi desestimulado principalmente em SSD’s e NVMe’s porque “poderia reduzir sua vida útil”.

Deixa eu te contar uma novidade: O Windows 11 por padrão utiliza 1.25 Gb de PageFiles para 8 Gb de RAM; 2.5 Gb para 16 Gb; e 5 Gb para 32 Gb. Ou seja, o Windows também é um “destruidor” de SSD/NVMe mas ninguém fala nada! E dependendo de como o Windows foi configurado pela OEM, esse valor pode ser maior para “otimizar” o sistema, quanto mais PageFile, mais “RAM” o sistema deixa de usar pra usar a ROM.

Outro detalhe, ao contrário da cultura popular entre os técnicos, o SWAP não destrói discos por alguns motivos:

  • O sistema não despeja sempre. Normalmente um usuário comum vai trabalhar por semanas antes de o sistema despejar algo na área de troca. Não é uma constante.
  • Para o usuário que vai gravar constantemente, o SWAP é uma via de mão única: O que é despejado ficará lá até o sistema ser desligado. Quando o sistema coleta algo do Swap, não vai apagar o que foi despejado! Ele apenas lê, pra não perder tempo.

Então use SWAP sem medo.

Mas a SWAP é lenta!

3. RAID

Estava eu fazendo experimentos de renderização com o Blender e percebi que o sistema estava ficando com pouca memória RAM disponível. Aqui na máquina eu tenho atualmente 16 Gb de RAM. E como eu não tinha SWAP configurada, ao atingir esse limite o sistema aciona o OOM, fechando o que o sistema considera menos importante, incluindo a própria renderização.

Aqui também tenho 3 SSD’s comuns – leitura de ~500 mb/s e escrita de ~350 mb/s SATA 3 a 6Gb – e lembrei do advento do SWAP. Me veio a ideia: Existe como distribuir a SWAP pelos 3 SSD’s?

Pra minha surpresa sim, é possível. Ajustando a prioridade para ficarem iguais, o sistema faz uma RAID de SWAP, utilizando os 3 ao mesmo tempo na hora do aperto. Isso agiliza muito o uso da SWAP e diminui os travamentos que esse ato promove.

Portanto o que fiz:

  • Em cada SSD eu criei uma pequena partição ao final dos armazenamentos, de aproximadamente 20 Gb, formatei como EXT4 e montei com os seguintes parâmetros: defaults,noatime,discard
  • Depois segui este tutorial normalmente e criei 3 arquivos SwapFiles, 1 em cada partição nova, porém cada um com 10 Gb. Ao final, eu tinha 30 Gb de SWAP.
  • Editei o arquivo /etc/fstab e adicionei as 3 SWAP’s seguindo este modelo:
    /mnt/swap01/swapfile swap swap pri=1 0 0
    A parte mais importe é a pri=1, se as 3 SWAP’s possuem prioridade 1, então o uso delas será paralelo igual um sistema RAID: na hora do despejo os dados serão distribuídos igualmente nos 3.
  • Reiniciei o computador.

Com o comando:

sudo swapon --show

Você pode verificar que as 3 SWAP’s tem a mesma prioridade:

NAME TYPE SIZE USED PRIO
/swapfile file 10G 250,5M 1
/mnt/swap02/swapfile file 10G 246,2M 1
/mnt/swap03/swapfile file 10G 247,8M 1

No meu caso a primeira swapfile ficou em /, a segunda em /mnt/swap02 e a terceira em /mnt/swap03!

4. Testes

Estressei a máquina o máximo que pude: Abri o Blender, fiz um modelo e comecei a jogar materiais de alta definição e renderizei.

O resultado:

Estava com todos os 16 Gb ocupados, 15 Gb de SWAP ocupados e o computador deu pequenas travadas! Ainda estava com o Whatsapp® e o Youtube® com uma playlist tocando, todos abertos em abas do Google Chrome®.

Virtualmente estou com 46 Gb de memória RAM!

5. F.A.Q.

  • Vale a pena para games? Vou poder rodar tudo no máximo em 4K?

Infelizmente não. Para trabalhos pesados, como renderizações ou alto uso do navegador, editor de imagens, editores de vídeo e etc, vale a pena porque o consumo de RAM é fragmentado e mais fácil de alocar. Um game que consuma 30 Gb de RAM e faça uso de SWAP vai congelar, já que precisará do que está no disco para funcionar! Provavelmente nem vai rodar.

  • Posso utilizar em computadores com discos rígidos?

Se você for masoquista ou tiver uns 15 HDDs sobrando pra distribuir o SWAP entre todos eles! Vai precisar de uma quantidade grande de discos para que o uso de SWAP seja imperceptível.

  • O processador precisa ser potente?

Não diria potente mas seria interessante com muitos núcleos, de preferencia qualquer um acima de 4 e/ou com mais de 2.5 Ghz. Porque o momento de despejo pelo menos 1 ou 2 núcleos ficam ocupados fazendo o despejo, enquanto os demais trabalham no sistema. Se for um Core 2 Duo, por mais SSD’s que você tenha, vai ter que aguardar o seu slice de tempo e ter o PC travado antes de continuar utilizando!

  • Usei muita SWAP, quero esvaziar ela! Tem jeito sem reiniciar o PC?

Sim, inclusive dei detalhes disso nesta publicação!

  • Vale a pena fazer isso em NVMe?

É o melhor resultado possível. Se você tiver de 2 a 3 NVMe’s na máquina e distribuir a SWAP neles, poderá vivenciar um uso de SWAP que seja praticamente imperceptível, tendo em vista que a soma de I/O dos 3 passe de 3.000 mbps, o que é quase o que a memória RAM possui por padrão! – Um belo quase.

  • É possível fazer SWAP para memória de Vídeo?

Infelizmente não, isso é algo da parte proprietária dos drivers das fabricantes AMD e NVIDIA que normalmente não temos tanto acesso. Considerando que a memória de vídeo é mais rápida até que a RAM em vários casos, um SWAP de vídeo quebraria o galho mas causaria um gargalo quase tão ruim quanto.

  • Considerando o que foi dito você mentiu, você não baixou mais RAM! Você criou mais RAM!

De fato não, mas poderia ter baixado. O swapfile é um arquivo! Você pode hospedar ele no Google Drive por exemplo, baixando ele em outro computador. Nada mais é que um disco virtual cheio de vazio, cheio de zeros.

  • Qual o hardware utilizado nos testes?

Placa mãe Centrium C2014-H81H3-M4
Processador Intel Core i7-4790 (4 núcleos 8 threads) @ 3.8 Ghz
16 Gb de memória RAM DDR4
NVIDIA RTX 2060 com 6Gb (TU106)
3 SSD’s de 512 Gb cada, sendo 1 da TeamGroup, um da Multilaser e um da Kingston.
Sistema operacional Ubuntu MATE 22.04.1 LTS
Kernel Linux 5.15.0-58-generic

  • Posso fazer isso no Windows?

Aí eu não sei meu querido, aqui é um blog sobre Linux e sistemas baseados em UNIX! Mas o macOS possui sistema semelhante e também utiliza SWAP para troca com o armazenamento interno.

6. Conclusão

Vale a pena utilizar SWAP em 2023?

Eu pessoalmente diria que sim, porque apesar dos computadores estarem vindo com 8, 16 e 32 Gb de RAM pra maioria dos casos, os sistemas estão ficando mais pesados – Windows 11 não executa por padrão em máquinas com 4 Gb de RAM… – e os softwares consumindo mais memória – estou falando de você Google Chrome!

Portanto a SWAP, como foi o meu caso, pode sim salvar muito sua vida na hora de levar o computador ao extremo e até economizar um dinheiro com upgrades se de fato valer a penas e o desempenho no fim não for tão prejudicado. Mas se você tiver condições financeiras melhores e puder investir em mais memória RAM, de fato é o cenário ideal e nada vai superar o benefício de ter algo apropriado para trabalho/lazer/etc.

Fontes:
techtarget

Deixe um comentário