Linux 4.18 causando problemas em CPUs antigas

De acordo com os usuários do ArchLinux, o novo kernel desativou o suporte aos processadores da série Intel Core 2 Duo. Explicamos a situação e também mostramos como contornar o problema.

| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.

Aparentemente todos os usuários de sistemas Linux que atualizaram para o novo kernel 4.18 estão experimentando problemas diversos em seus hardwares mais antigos.

Usuários do Arch Linux relataram hoje as descobertas de um sério problema sobre a execução do Linux 4.18 no que parece ser restrito aos processadores Intel Core 2 Duo. Ao inicializar no Linux 4.18 (pelo menos até o 4.18.5), haverá uma parada inicial de inicialização da CPU e um congelamento completo do sistema: Um legítimo kernel panic.

Os usuários trocaram mensagens sobre este problema através deste tópico do fórum. Existem pelo menos dois relatórios de bugs no código principal (um e dois) hoje sobre esse problema.

Solução

Uma alternativa prática para solucionar esse problema é inicializar com o parâmetro de kernel no GRUB:

 clocksource=hpet

Ficando assim em /etc/default/grub:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash clocksource=hpet”

Claro que, se você estiver executando em um sistema tão antigo quanto o Core 2 Duo (2006 ~ 2010), você pode trocar de kernel para qualquer número de versões mais antigas do Linux LTS para inicializar seu sistema, até que esta situação seja resolvida na linha upstream e cuja retrocompatibilidade chegue para a série 4.18.

Ensinei neste tutorial como trocar de kernel de forma prática!

#UrbanCompassPony

Fonte:
Phoronix

Deixe um comentário