Conheça essa distribuição Linux que permite criar distribuições Linux!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
A maioria das distribuições Linux se resumem a: Um sistema baseado em Linux que oferece um tema novo e de código aberto. Você pode baixar qualquer uma dessas distribuições, instalá-las e usá-las. Há muito pouco mistério em usar um sistema Linux atualmente, já que a área de trabalho se tornou amigável o suficiente.
Mas nem toda distribuição Linux termina com essa ideia; alguns vão um passo além e criam uma distribuição e uma plataforma, 2 em 1. Tal é o caso do AryaLinux .
O AryaLinux não oferece apenas um sistema operacional instalável e de código aberto, eles oferecem uma plataforma com a qual os usuários podem construir um sistema operacional Linux completo. Os scripts fornecidos foram criados com base nas instruções do Linux From Scratch e Beyond Linux From Scratch.
AryaLinux
Se você já tentou, em algum momento da vida, construir sua própria distribuição Linux, provavelmente sabe o quanto isso pode ser difícil. O AryaLinux tornou esse processo um pouco menos estressante. De fato, embora a construção possa levar bastante tempo – até 48 horas -, o processo de construção usando a plataforma AryaLinux é bastante fácil.
Mas não pense que essa é a única maneira de ter essa distribuição. Você pode baixar uma versão LiveUSB do AryaLinux e instalá-la tão facilmente como se estivesse trabalhando com o Ubuntu, o Linux Mint ou o Fedora.
Vamos colocar o AryaLinux em funcionamento a partir do LiveUSB e, em seguida, percorrer o processo de construção da plataforma, usando a imagem do construtor especial.
Instalação como Distribuição
Baixe o AryaLinux Desktop GNOME 3 aqui, ou se preferir a versão XFCE aqui, ou acesse a página oficial de download para outras opções de download aqui. Seja qual for sua escolha, ambos irão agradar a maioria dos usuários comuns.
Depois de baixar a imagem ISO, grave-a em um CD/DVD ou em um pendrive e inicialize-o como LiveUSB. Observe que você precisa ter pelo menos 25 GB de espaço em disco para instalar o AryaLinux. Se você está planejando testar isso como uma máquina virtual, crie uma unidade virtual de 30 a 40 GB, caso contrário, o instalador falhará!
Uma vez iniciado, você será apresentado a uma tela de login, com o usuário padrão selecionado. Basta clicar no usuário e fazer o login – não é necessária senha nessa etapa.
Para localizar o instalador, clique no menu Aplicativos, clique em Visão Geral de Atividades, digite “installer” e clique na entrada resultante. Isto irá iniciar o instalador do AryaLinux. Ele é muito familiar comparado a outros instaladores do Linux.
Na próxima janela, você precisa definir uma partição raiz. Para fazer isso, digite “/” (sem aspas) na seção Escolher a partição raiz.
Se você não definir uma partição inicial, ela será criada para você. Se você não definir uma partição SWAP, nenhuma será criada. Caso precise criar uma partição home fora do padrão /home, faça aqui. As próximas janelas de instalação fazem o seguinte:
- Crie um usuário padrão.
- Crie uma senha administrativa.
- Escolha o local e o teclado.
- Escolha o seu fuso horário.
Isso é tudo. Depois de concluir, reinicialize, remova a mídia (ou exclua o .iso da sua lista de armazenamento da Máquina Virtual) e inicialize em seu sistema operacional AryaLinux recém-instalado.
O que há de bom?
Nativamente, você deve encontrar tudo o que for necessário para usar o AryaLinux como uma distribuição de área de trabalho completo, que inclui:
- LibreOffice
- Rhythmbox
- Files
- GNOME Maps
- GIMP
- Simple Scan
- Chromium
- Transmission
- Avahi SSH/VNC Server Browser
- Qt5 Assistant/Designer/Linguist/QDbusViewer
- Brasero
- Cheese
- Echomixer
- VLC
- Ferramentas de Rede
- GParted
- dconf Editor
- Disks
- Disk Usage Analyzer
- Document Viewer
- E outros…
Ressalvas
Deve-se notar que este é o primeiro lançamento oficial do AryaLinux, então podem haver problemas.
Logo de cara, percebi que não importava o que eu tentasse, não consegui abrir o terminal. Infelizmente, o terminal é uma ferramenta necessária para esta distribuição, já que não há GUI para atualizar ou instalar pacotes.
A fim de obter um prompt bash, eu tive que usar uma tela virtual. Foi quando a próxima ressalva entrou em jogo. O gerenciador de pacotes do AryaLinux é o alps, mas sua finalidade principal é trabalhar em conjunto com os scripts de construção para instalar a plataforma. Infelizmente não há nenhuma página man incluída para os alps no AryaLinux e a documentação é muito escassa.
Felizmente, os desenvolvedores pensaram em colocar o suporte ao Flatpak, então se você é fã do Flatpak estará bem servido futuramente.
Instalação como Plataforma
Agora vou explicar sobre a construção da plataforma AryaLinux como base de criação de distros Linux. Fazer isso não é muito mais difícil do que instalar a distribuição padrão, apenas difere por usar linha de comandos. Veja o que você vai fazer:
- Baixe o disco do construtor do AryaLinux aqui.
- Grave o ISO em CD/DVD ou pendrive.
- Inicialize a imagem Live.
- Quando chegar ao desktop, abra uma janela de terminal pelo menu.
- Mude para o usuário root com o comando sudo su.
- Altere os diretórios com o comando cd aryalinux/base-system
- Execute o script de construção com o comando ./build-arya
Quando o script executar, você será perguntado se deseja iniciar uma nova compilação ou retomar uma compilação. Lembre-se, a compilação do AryaLinux leva muito tempo, então você poderá pausar e continuar uma compilação anterior. – Ponto positivo, já que a maioria dos criadores de sistemas Linux não possuem esse tipo de ferramenta.
Para iniciar uma nova compilação, digite “1” e pressione Enter. Você será solicitado a definir várias opções para atender aos requisitos do script de construção. Essas opções são:
- Dispositivo de boot
- Partição Raiz
- Partição Home
- Localidade
- Nome do SO
- Versão do SO
- Codename do SO
- Nome do domínio
- Layout do teclado
- Tamanho do papel da impressora
- Digite o seu nome completo
- Nome de usuário
- Nome do computador
- Use múltiplos núcleos para compilar (y/n) – Para quem tem +1 núcleo de CPU
- Crie backups da compilação (y/n)
- Instalar o X Server (y/n) – Pode criar um sistema headless!
- Instalar ambiente de área de trabalho (y/n)
- Escolha o Ambiente da Área de Trabalho – As opções são XFCE, Mate, KDE, GNOME.
- Você quer configurar opções avançadas (y/n)
- Crie uma senha de administrador
- Crie uma senha para o usuário padrão
- Instalar o carregador de inicialização (y/n)
- Criar LiveISO (y/n)
- Selecione um fuso horário
Depois de concluir, a compilação será iniciada.
Aguarde…
Na verdade, a compilação pode levar de 8 a 48 horas. Vá ler um livro, jogar algum game…
Após a conclusão da compilação, reinicialize e faça login no seu recém-construído sistema sob a plataforma AryaLinux.
A quem o AryaLinux é voltado?
Eu serei honesto, se você é apenas um usuário de desktop padrão, o AryaLinux não é para você. Embora você possa, sem dúvida, configurar a dedo como deseja que seu sistema fique, caso precise de algo fora do que é oferecido nativamente – como por exemplo, instalar o desktop OpenBox por exemplo – será um bocado sofrido.
Se por outro lado você for um desenvolvedor, o AryaLinux pode ser uma ótima plataforma para você. Ou, se você quiser apenas ver como é construir uma distribuição Linux a partir do zero, o AryaLinux é uma rota bem mais fácil do que pelo Linux From Scratch.
Mesmo com suas peculiaridades, a AryaLinux é muito promissora como uma distribuição e plataforma Linux. Se os desenvolvedores pudessem criar um front-end de GUI para o gerenciador de pacotes alps, o AryaLinux poderá deixar sua marca no mercado como uma vantajosa distribuição Linux.
#UrbanCompassPony
Adaptado de:
Linux.com
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.