O pfSense Plus a princípio será apenas uma mudança de nomenclatura do pfSense Factory Edition; Porém a longo prazo será algo muito maior!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
O pfSense para quem não conhece é um servidor/firewall de redes que permite gerenciamento de praticamente qualquer coisa numa LAN: desde tráfego, firewall, permissões, etc. Já abordamos ele aqui no site!
E o pfSense é popular porque sua versão opensource gratuita Community Edition (CE) é bastante robusta para quase todas as necessidades mais importantes em redes. Porém há a versão paga que é denominada Factory Edition (FE) e é ai que as coisas mudam.
Historicamente, as versões do pfSense FE e o pfSense CE estão intimamente relacionados, diferindo principalmente pelo fato de que o FE é pago e possui:
- Suporte para plataformas de hardware adicionais (ex.: ARM)
- Suporte para plataformas de provedor de serviços em nuvem (CSP) (AWS, Azure)
- Assistentes de configuração adicionais
Porém em 2021, eles começarão a divergir um do outro no design da plataforma de software e no conjunto de recursos. O pfSense CE continuará, exatamente como é. Porém o pfSense FE mudará para pfSense Plus.
Num primeiro momento, será apenas a mudança no nome, que será via updates. Mas ao longos dos próximos meses, as duas versões ficarão ainda mais diferentes uma da outra!
2. O que é o pfSense Plus?
pfSense Plus é o novo nome da versão de produto do software pfSense da Netgate, anteriormente referido como pfSense Factory Edition (FE).
Ele será disponibilizado via update automaticamente para clientes de dispositivos Netgate e CSP e, com o tempo, terá um conjunto de recursos de rede segura, melhorias de desempenho e avanços de capacidade de gerenciamento não disponíveis no pfSense Community Edition (CE).
Com o tempo o produto se tornará mais poderoso, flexível e fácil de usar, pois será re-arquitetado para ir além das limitações do software de código aberto pfSense CE.
3. Por que a Netgate fez essa mudança?
Existem duas razões principais.
- Primeiro, a demanda por novos recursos de rede, melhorias de desempenho, recursos de gerenciamento e automação superam os recursos de design de código atualmente existente, que data de 2004.
- Em segundo lugar, as alterações de código necessárias para fornecer os recursos acima irão prejudicar os usuários da base de código-fonte aberto – especialmente aqueles que dependem de forks privados para suas próprias necessidades. O código base precisará ser modificado. Então a Netgate optou por mudar apenas a base paga, preservando a integridade da base open source.
4. O pfSense Plus v21.02 e o pfSense CE v2.5 serão a mesma coisa?
Inicialmente, eles estarão próximos, mas com o tempo irão ficar mais diferentes. O pfSense Plus versão 21.02 será baseado no pfSense versão 2.5, com criptografia offload adicionada para IPsec usando QuickAssist Technology (QAT) ou EIP-97. Outras diferenças históricas permanecerão, ou seja, o pfSense Plus também continuará a incluir um AWS VPC Wizard e um Apple IPsec Wizard.
Em versões subsequentes, o pfSense Plus irá divergir cada vez mais do pfSense CE – aproveitando uma pilha de software de rede segura mais nova e mais robusta, que permite expansão de recursos, desempenho e capacidade de gerenciamento muito além das limitações da pilha atual.
5. Que tipos de novos recursos são previstos?
O pfSense Plus crescerá para incorporar recursos – como os seguintes – solicitados por nossos clientes usuários finais e provedores de serviços gerenciados:
- Painel / relatório de nível de negócios
- Suporte para WiFi 802.11ac e 802.11ax
- Melhor desempenho do filtro de pacotes
- Nova arquitetura para interface de usuário – GUI
- Separação de controle de GUI / dispositivo, o que facilita o gerenciamento de várias instâncias
- Aparência modernizada
- Provisionamento Zero Touch: permitirá configurar rapidamente um novo equipamento pfSense sem necessidade de acessá-lo para isso.
6. Os lançamentos do pfSense CE continuarão?
A Netgate continuará fornecendo administração e recursos para o projeto pfSense, assim como tem feito desde 2012. O código do projeto pfSense continuará disponível no GitHub e permanecerá licenciado pelo Apache.
A Netgate continuará a apoiar o projeto com contribuições de código, particularmente com respeito a atualizações para mitigar vulnerabilidades de segurança, atualizações relacionadas ao FreeBSD, código comum, etc.
Embora a Netgate concentre a maior parte de seus esforços no pfSense Plus, continuará havendo lançamentos, instantâneos e atualizações do pfSense CE
7. Quando será o lançamento?
O lançamento do pfSense Plus será no próximo mês com o pfSense Plus 21.02. Para versões futuras, um painel de nível de negócios, suporte a AP 802.11ax / 802.11ax, uma nova arquitetura de GUI e provisionamento zero-touch provavelmente serão adicionados.
8. Conclusão
Não será uma mudança drástica para quem faz uso do pfSense CE, deixemos isso bem claro! Será uma mudança interessante, pois assim o pfSense poderá ficar com mais recursos do que outros servidores de rede concorrente que suportam ferramentas ainda mais avançadas.
Aguardemos o quanto dessas novidades continuarão chegando á versão comunitária ou se somente updates de segurança é que chegarão.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Netgate
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.