Veja um pouco do que aconteceu na conferência e conheça o atual estado do suporte Debian a hardware mobile, assim como aqueles oficialmente suportados.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
DebConf18
Entre os dias 29 de Julho e 05 de Agosto (hoje) ocorreu a DebConf18, a primeira na Ásia, em Hsinchu, Taiwan.
O patrocínio do evento foi liderado pela HP Enterprise como patrocinador exclusivo platina, enquanto patrocinadores ouro incluem Google, Infomaniak, Collabora e Microsoft. Notavelmente um patrocinador ausente é a Valve, que já deu suporte anos atrás enquanto desenvolvia seu sistema SteamOS derivado do Debian.
Entre as diversas sessões na DebConf18, tivemos discussões sobre:
- Suporte ao desktop LXDE/LXQt
- Jogos Debian
- AppArmor
- Fazendo jogos Linux trabalharem melhor no Debian (a palestra foi liderada por Keith Packard)
- Construindo imagens de sistema baseadas no Debian
- Empacotamento automático
- Testes de CI
- Dentre outras dezenas de tópicos.
Os vídeos das palestras estarão disponíveis em muitas das sessões da DebConf.org até o fim do dia.
Aqueles que desejam aprender mais sobre esta conferência anual de desenvolvedores Debian podem fazê-lo via DebConf.org.
Mobile
Ano passado na DebConf 2017, além do assunto cotidiano que seria para tratar do Debian nos Desktops, o assunto também foi o Debian para dispositivos móveis. Mais de 50 desenvolvedores fizeram uma reunião para conversar sobre o futuro do Debian no mundo mobile. A ideia apresentada era que o Debian funcione em tablets, smartphones e em qualquer computador portátil, além do tradicional desktop que todos já conhecemos.
Detalhe, os desenvolvedores queriam á época que o Debian funcione de verdade! O plano era de que a base funcione e seja quase um concorrente do Android no mundo mobile.
E dessa reunião para cá, aproximadamente 1 ano depois, os esforços da equipe de desenvolvimento do Debian trouxeram bons frutos! Entre os dispositivos móveis cobertos no evento por já serem capazes de rodar o Debian estão:
O smartphone Purism Librem 5 que rodará sob o “PureOS” do Purism, sendo baseado no Debian. O Purism ainda deve lançar seu primeiro smartphone no início de 2019.
O portátil UMPC de 7 polegadas baseado em GPD Pocket Atom, já no mercado, pode executar o Debian com facilidade.
O PocketCHIP (CHIP) pode executar o Debian. Este é o computador portátil de US $ 69 construído em torno da placa CHIP de US $ 9. Mas, infelizmente, a empresa por trás do CHIP entrou em insolvência no início deste ano e, portanto, os esforços em torno dele parecem ter cessado.
O dispositivo portátil Pyra, que deve ser lançado ainda em 2018, pode executar o Debian. O Pyra é um dispositivo ARM dual-core com tela de 720p de 5 polegadas desenvolvido para rodar vários jogos.
O ZeroPhone também pode rodar Debian, que usa o Raspberry Pi Zero como base e pretende ser um “smartphone de código aberto de US $ 50” com conectividade GSM 2G e uma tela OLED de 1,3-polegadas de 128 x 64.
Futuro
Fica nossa torcida para que a equipe de desenvolvimento do Debian continue firme com o objetivo de trazer o sistema para mais e mais dispositivos móveis. Será que um dia conseguirão a audácia de competir com o Android, ainda mais com projetos “zumbis” como o Plasma Mobile e o Ubuntu Touch mostrando que esse é um desafio sem glória?
Quais suas apostas para a DebConf 2019? Será que até lá teremos os primeiros dispositivos originalmente Android suportando o desktop Debian? Só o tempo dirá. – ou algum desenvolvedor por meio do Twitter!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.