A quantidade de usuários diários da Steam, que usam alguma distro Linux, aumentou comparado ao mesmo período do ano passado. Veja detalhes da análise!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Uma maneira interessante de medir a quantidade de usuários Linux é pegando o valor de usuários ativos na Steam diariamente, ou seja, o pico de usuários da plataforma para o período de 24 horas.
Aqui foi usado um método similar ao que o usuário dmantione usou quando criou esse artigo em Maio de 2016, para medir a quantidade, o pico de usuários ativos na Steam. Um usuário do Reddit por sua vez, observou os números de market share do Linux e os comparou com os dados divulgados pela Valve recentemente, usando os dados que eles apresentaram sobre o crescimento da Steam:
Crescimento da Steam – Créditos
Então, tivemos aproximadamente 12 milhões em Abril de 2014, 25 milhões em Abril de 2016 e 42 milhões em Abril de 2018. Usando juntamente os dados do Steam Hardware Survey – que registra o hardware usado pelos gamers que fazem uso da plataforma – temos:
- Abril de 2014: Aumento de +1.26% Linux
Aprox. 151.200 usuários ativos. - Abril de 2016: Aumento de +0.90% Linux
Aprox. 225.000 usuários ativos. - Abril de 2018: Aumento de +0.55% Linux
Aprox. 231.000 usuários ativos.
Lembrando: Esses são dados de pico de usuários ativos e não da quantidade total de usuários que fazem uso de hardware sob Linux.
Apesar de serem números pequenos se comparada á quantidade de usuários de outros sistemas – *cof cof* Windows – é curioso vermos um crescimento constante na quantidade de novos sistemas, novas contas entrando para a média de pico diário de uso da plataforma da Valve. Ou seja, o Linux está crescendo entre os gamers!
Isso mostra que a base Linux da Steam, que aparentava estava estagnada, está crescendo constantemente nos últimos anos.
O Hardware Survey de Agosto de 2017 até Abril de 2018 tinha uma falha na contagem por ter considerado vários Cybercafes usando Windows 7 na Ásia sendo contados mais de 1 vez. A Valve afirma que já corrigiu o problema, portanto os atuais dados que temos estão bem próximos da realidade.
#UrbanCompassPony
Créditos:
GamingOnLinux
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.