O Linux Mint 19 acaba de ser lançado, com novos recursos e aparência e com suporte até 2023! Conheça mais detalhes do lançamento e suas principais novidades!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
A espera acabou! Finalmente o Linux Mint 19 está oficialmente no ar e ele traz uma absurda quantidade de novidades. Abaixo, apresento-lhes as principais:
GTK 3.22 com novidades na aparência!
O LinuxMint 19 está usando o GTK 3.22 e isso dá ao sistema uma aparência refinada. Você notará que as janelas e a interface dos aplicativos têm uma aparência mais plana e elegante. Esta mudança sutil torna a Mint 19 mais agradável aos olhos.
Tela de boas vindas
A tela de boas-vindas do Mint veio com uma interface de usuário reformulada com links para a guia do usuário e sugere coisas que um usuário pode fazer, como instalar codecs, aplicativos populares, backups, optar por configurações populares etc.
Cinnamon 3.8
O Cinnamon 3.8 foi lançado para outras distribuições Linux, mas ainda não chegou ao Mint 18. O LinuxMint 19 por outro lado, será a primeira versão do Mint a vir com o novo desktop Cinnamon. Você pode ler sobre as mudanças no Cinnamon 3.8 no blog oficial do Linux Mint.
Cinnamon mais rápido!
A equipe do Linux Mint percebeu que os aplicativos carregam mais rápido nas edições MATE e Xfce do Linux Mint. Isso levou a uma investigação do desempenho do Cinnamon no lançamento de aplicativos.
Com base na investigação, o Cinnamon 3.8 foi aprimorado para abrir aplicativos rapidamente. O que significa que ao usar o LinuxMint 19 Cinnamon você vai sentir o sistema um pouco mais rápido.
Timeshift
O Timeshift do Linux Mint é uma excelente ferramenta de backup para Linux . Com recursos novos e aprimorados, o Timeshift se torna parte integrante do Linux Mint.
Com o Timeshift, você pode tirar snapshots do seu sistema automaticamente e, no caso de um problema, você pode facilmente reverter o seu sistema para um estado anterior. Este é um excelente novo recurso no Mint 19.
Mint Update Manager
O Mint Update também recebeu uma revisão. Por padrão, ele não mostra mais atualizações em vários níveis de recomendação. Em vez disso, ele possui Atualizações categorizadas em tipos: segurança, kernel e atualização de software.
O gerenciador de atualização depende de backups Timeshift para a estabilidade do sistema. Se o Timeshift não estiver configurado, você verá um aviso!
Você também pode ativar atualizações automáticas facilmente agora. Desta forma, o seu sistema Linux Mint será atualizado regularmente sem qualquer intervenção manual.
Gestor de Software
A interface de usuário do gestor de software foi refinada e novas animações de transição foram adicionadas. A pesquisa se tornou mais rápida e agora permite pesquisar em uma categoria. O que significa que se você estiver na categoria Jogos, verá apenas os jogos da sua consulta pesquisada.
O suporte a Flatpak é ativado por padrão, mas essa “novidade” existe desde o Mint 18.3
Controle de Volume
Nas versões anteriores do Linux Mint, se você quisesse aumentar o volume além de 100%, você poderia fazer isso a partir das configurações de áudio. No entanto, essa opção não tinha vinculo ao botão de volume do seu sistema.
Isso foi alterado no Linux Mint 19. Agora você pode definir um volume máximo entre 0 e 150%: Quando você usar os botões de volume no seu sistema, eles não vão além do volume máximo que você pré definiu!
Leitor de PDF
O leitor de PDF padrão, Xreader, foi aprimorado. Agora você pode definir o tamanho das miniaturas, remover anotações e salvar documentos do ePub. A rolagem suave também foi melhorada.
Com base nas suas configurações de privacidade, o Xreader mostrará documentos abertos recentemente.
Gestor de Arquivos Nemo
Existem algumas melhorias de desempenho no gerenciador de arquivos Nemo. Agora está mais rápido mostrar o conteúdo do diretório e ele não fica mais lento ao mover arquivos para dispositivos USB.
A busca no Nemo também está mais rápida e você pode salvar o resultado pesquisado adicionando uma estrela a ele. Você pode ver suas pesquisas salvas clicando com o botão direito do mouse no ícone da estrela.
Sem KDE
O LinuxMint 18.3 foi o último lançamento a ter uma versão oficial do KDE. O KDE está sendo retirado do LinuxMint 19. Você ainda pode instalar o KDE em cima do LinuxMint 19 (não oficialmente) assim como também pode portar o software Mint para o Kubuntu.
Nenhuma coleta de dados
Um dos recursos mais comentados no Ubuntu 18.04 foi a coleta de dados de hardware e estatísticas de preferência de aplicativos. Embora o Linux Mint 19 seja baseado no Ubuntu 18.04, ele não coletará dados desse tipo. – Mais uma razão pela qual o Linux Mint é melhor que o Ubuntu?
Desempenho
Como em outras distribuições, chegou o suporte aprimorado para dispositivos HiDPI. Agora você terá um desktop Cinnamon de melhor aparência em monitores HD.
Além das alterações visuais, também há pequenas melhorias no desempenho. O ambiente de trabalho do Cinnamon é um pouco mais rápido na inicialização. A otimização do compilador traz binários compilados otimizados para o Cinnamon/Xapps.
Download
Você pode baixar a imagem ISO do site oficial do LinuxMint clicando aqui!
Grave-o no pendrive com o comando dd ou outro de sua preferência, iniciando-o como LiveUSB se assim o preferir.
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.