Canonical libera os primeiros dados de pesquisa da coleta de dados de hardware/software do Ubuntu 18.04 LTS
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
O Ubuntu 18.04 LTS – e seus sabores! – trouxe o controverso Ubuntu Hardware/Software Survey que é uma pequena telemetria criada pela Canonical, que coleta os dados de hardware e software logo após a instalação do sistema.
Tela de telemetria apresentada após a instalação do Ubuntu MATE 18.04. Todos os sabores do Ubuntu, incluindo o principal, possuem essa tela. Esses dados podem ser enviados para os servidores da Canonical mas somente se e somente se o usuário assim o desejar.
Controvérsias
Se o usuário não desejar enviar esses dados, nada será coletado. Não é como se fosse uma obrigação dos termos de uso do sistema, se tornando algo meramente opcional, que claro, gerou controvérsias na comunidade Linux. O sistema do pinguim, que normalmente representa a liberdade do usuário, possuidor de sua própria telemetria, com certeza causaria estranhamento.
Como a própria Canonical afirma em nota, os dados coletados dos usuários serão poucos com alguns detalhes do hardware e do software, sendo pouco invasivo e tudo será tornado público, reforçando a transparência no manuseio de tais dados.
Os dados coletados pelo Ubuntu 18.04 são:
- Qual sabor do seu sistema (Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, etc).
- Qual conexão (Wifi ou Cabeada) seu computador está ligado á internet.
- Detalhes do hardware, como CPU, RAM, GPU, etc.
- Marca e modelo do seu fabricante (Dell, Lenovo, etc).
- Seu país de origem.
- Quanto tempo levou para instalar o sistema.
- Se você possui o auto login habilitado.
- A disposição com o qual você particiona seus discos.
- Se você aceitou instalar codecs de terceiros.
- Se você habilitou o download de updates durante a instalação.
Lembrando que muitos sites internet afora coletam MAIS dados pessoais do que os atualmente coletados pela Canonical – e isso sem seu consentimento.
Status
Com os dados coletados até então, nada havia sido divulgado. A análise dos dados da pesquisa está sendo trabalhada e aparentemente levará tempo para ser concluído, com previsão de liberação dos resultados somente próximo do lançamento do Ubuntu 18.10, dentro de uns 6 meses.
Mas hoje alguns desses números de métrica coletados foram compartilhados pelo gerente de desktop do Ubuntu, Will Cooke. Os números iniciais presentes são os seguintes:
- 67% das novas instalações do Ubuntu 18.04 estão optando por relatar seus detalhes de software/hardware.
Ou seja, 33% dos usuários recusaram o envio de dados da telemetria. - O tempo de instalação médio da área de trabalho do Ubuntu leva 18 minutos.
- A maioria dos usuários do Ubuntu está executando uma única CPU. Infelizmente, a pesquisa não está relatando as contagens do núcleo agora, mas aparentemente apenas a contagem de soquetes físicos. Portanto não dá pra saber se era um Pentium 4 (1 núcleo) ou um Core i7 (8 núcleos).
- 1080p é a resolução mais popular seguida por 1366 x 768, com alguns em 4K/UHD.
- Poucos usuários do Ubuntu estão executando GPUs duplas. Infelizmente, nenhum dado do fornecedor de GPU foi exposto neste momento. Portanto, poucos usam 1 ou mais GPU’s em SLI e não sabemos de quais fabricantes.
- 4GB e 8GB de RAM do sistema é mais comum.
No geral, não há muito a aprender neste momento, mas para os interessados, os números compartilhados iniciais podem ser encontrados através deste post no blog oficial do Ubuntu. O acesso ao conjunto completo de dados públicos é esperado para uma data próxima do lançamento do Ubuntu 18.10, em outubro/2018.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.