reisub

Conheça mais detalhes sobre o reisub, uma sequência de comandos emergenciais que podem te salvar nas piores situações imagináveis!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

A família de comandos reisub é o ponto máximo do Linux no aspecto controle do sistema: Mesmo quando ele está totalmente inoperável, você ainda terá como mandar um comando diretamente ao Kernel para reiniciar o sistema sem grandes perdas! E se não voltar ao normal, poderá pelo menos desliga-lo em segurança sem o risco de perda de dados.

A situação em que esses comandos se aplicam, sãos os mais diversos erros que o Linux pode ter PORÉM você ainda terá controle sob o sistema para verificar a melhor forma de ganhar controle novamente, sem precisar recorrer ao botão Power da máquina e cometer o classico erro de desligar forçado, que pode causar uma corrupção do sistema.

Dentro os motivos que trazem a tona a necessidade de que qualquer usuário Linux DEVE conhecer esses comandos é basicamente:

  • Executei um jogo pelo Proton mas dado momento ele bugou, meu desktop não volta e/ou travou o computador;
  • Abri tantas abas no Chrome que a RAM encheu e durante o despejo de SWAP o sistema ficou super lento, está inutilizável.
  • Fui tentar aperfeiçoar meu sistema mexendo em arquivos da pasta / … Fiz alguma bobagem e agora o computador não responde. – Dentre as possíveis bobagens, a possibilidade de ter quebrado o X.Org ou mesmo o gerenciador de janelas.
  • Está chovendo horrores e não para de cair raios! Preciso URGENTEMENTE desligar o PC antes que algo de ruim aconteça.
  • O FBI bateu na porta da minha casa, vou desligar e esconder o PC no porão, espero que não encontrem nada…
  • Estou furioso com o término do namoro virtual, quero desligar meu PC abruptamente para causar impacto, porém sem danificar a máquina.

Enfim, você usuário terá n motivos para usar esses comandos.

Observação: Esses comandos vão funcionar SOMENTE para erros que envolvam o sistema e não erros do kernel! Se o kernel estiver corrompido ou ocorrer um “kernel panic”, esses comandos não vão funcionar.

Os comandos rodam no TTY1 nativamente e no emulador de terminal da interface gráfica. Porém para habilita-los na interface de usuario (e conferir que está de fato habilitado), faça o seguinte:

$ sudo nano /etc/sysctl.conf

Procure a seguinte linha:

kernel.sysrq=1

Se estiver 0, edite para 1 e salve.
Se ela não existir, crie-a no final do arquivo e salve.
Para salvar, dê CTRL+X e CTRL+O
Reinicie a leitura dos dados para evitar reiniciar o PC:

$ sudo sysctl -p

2. Explicando

  • Certo. F#deu tudo aqui. Como eu salvo meu PC?

O termo original chama-se REISUB.
Basicamente, significa:

  1. unRaw – Recupere o controle do teclado na interface X.
    Por mais que seja meio absurdo, uma vez que se o teclado travar o REISUB será inutil, o kernel tenta com todas suas forças manter o “Alt + Sysrq + R” (explicado mais abaixo) funcional. O “Ctrl Alt Del” de um sistema Windows pode até não responder mas para o Linux o “Alt Sysrq R” é prioridade maior.
  2. tErminate – Manda um “SIGTERM” para encerrar todos os processos do usuário de maneira calma e respeitosamente. – Conheça mais sobre o SIGTERM clicando aqui!
  3. kIll – Manda um “SIGKILL” pra matar todo mundo que desobedeceu a ordem do item anterior. É você quem manda na sua máquina, não o sistema! – Conheça mais sobre o SIGKILL clicando aqui!
  4. Sync – Sincroniza os dados em todos os discos rígidos, volumes montados e partições do sistema. Isso evita que seu pendrive, HD Externo, HD Interno ou SSD corrompam com o processo de encerramento abrupto.
  5. Unmount – Torna todos os discos e partições somente-leitura; a partir desse ponto NADA será escrito nos discos, nem o usuário root ou um malware conseguirão gravar nada neles. Essa etapa é importante para que você não corra nenhum risco de que, algo executou novamente e resolveu gravar algo nos discos enquanto você estava desesperado desligando o PC.
  6. reBoot – Reinicia o PC imediatamente. Com todos os comandos acima, o sistema está livre para ser reiniciado em paz. Uma vez reiniciado você poderá entrar no modo recovery ou desliga-lo apropriadamente.
  7. ShutdOwn – Desligará o PC imediatamente – mesmo descritivo do item anterior, uma vez tudo feito, você poderá desliga-lo em paz.

Observação: Por conta da opção ShutdOwn o reisub tambem pode ser chamado de “reisuo ou mesmo reisubo. Mas como Reboot é o mais usado nesse tipo de situação, ficou estipulado popularmente apenas como reisub!

Agora, vamos ao que interessa!

3. Comando

O comando mágico utiliza uma combinação de teclas que são pouco usuais para a maioria dos usuários de sistemas operacionais:

A base é ALT + SYSRQ + Letras

Na maioria dos teclados é a mesma tecla do PrintScreen – PrtSc) + “Letra Correspondente ao Nível de Desespero do Usuário”, ou seja, em sequência: R E I S U B.

Os comandos da sequência reisub poderão ser realizados tanto no TTY1 quanto no “TTY7” – Interface de Usuário – desde que a linha seja adiciona no supracitado arquivo.

4. Praticando

No momento em que seu PC ir pro vinagre e você sentir o coração parar na garganta, faça o seguinte:

  • Readquirir o controle do teclado – útil quando alguma tecla buga e o “Ctrl + T” ou o “Ctrl Alt Del” não respondem mais:
    ALT + SYSRQ/PRTSC + R

Se esse comando não funcionar e seu teclado continuar sem responder, você tem plena permissão de entrar em desespero completo, deitar no chão em posição fetal e chorar! – E claro, reiniciar o PC de maneira forçada, infelizmente.

Quando tudo voltar após o reboot, verifique se não foi um erro de kernel. O sistema até pode parar mas o Kernel não, como dito anteriormente, ele é o coração e esses comandos dão ordens diretas para ele.

  • Mandar SIGTERM para todos os processos avisando “ó gente, vamos saindo em fila indiana, sem bagunça”:
    ALT + SYSRQ/PRTSC + E

Aqui, ele termina os processos do Usuário de forma calma e ordenada salvando o que puder ser salvo e solicitando salvamento ao usuário aonde for pertinente.

  • Manda SIGKILL para todos os processos avisando “É PRA MATAR TODO MUNDO!”:
    ALT + SYSRQ/PRTSC + I

Aqui não tem perdão: Quem não fechou por bem, vai ser chutado do sistema! E essa etapa é mais agressiva: Ela vai encerrar também o XOrg/Wayland, deixando a tela preta. Se você fez os comandos pelo TTY7 No espaço de usuário, mude para o TTY1 via CTRL ALT F1 para continuar os comandos.

  • Sincronizar os discos para evitar perder dados. – Depois da chacina de processos ocorrida no item anterior duvido que sobrou alguém pra contar a história.
    ALT + SYSRQ/PRTSC + S

Essa etapa sincroniza a escrita do que estiver em cache nos discos, independente do que estava sendo realizado. Evita perdas em HDs internos/externos, SSDs e Pendrives.

  • Montar todos os discos e partições como read-only para evitar que novas informações sejam inapropriadamente gravadas.
    ALT + SYSRQ/PRTSC + U
  • Para REINICIAR:
    ALT + SYSRQ/PRTSC + B
  • Para DESLIGAR:
    ALT + SYSRQ/PRTSC + O

Coração aliviado, sistema reiniciando/desligando.

5. reisub

  • ALT + SYSRQ/PRTSC + R
  • ALT + SYSRQ/PRTSC + E
  • ALT + SYSRQ/PRTSC + I
  • ALT + SYSRQ/PRTSC + S
  • ALT + SYSRQ/PRTSC + U
  • ALT + SYSRQ/PRTSC + B
  • ALT + SYSRQ/PRTSC + O

No momento em que você começar a fazer os comandos, o gerenciador gráfico (interface de usuario – TTY7) vai fechar na altura do comando I, quando os processos forem todos mortos, restando apenas uma tela preta.

Para não haver desespero, dê “CTRL +ALT + F1” e vá para o TTY1. Lá, você verá as linhas pedindo login de usuário. Com isso você confirma que seu PC está bem e que a tela preta é um processo natural do encerramento de tudo, podendo continuar os comandos, até chegar ao B ou ao O, dependendo da sua necessidade.

6. Travou durante o reboot!

Após o último comando do REISUB, caso o PC nao quer continuar o reinicio/desligamento forçado que ordenou acima, se você ainda ver a logo do seu sistema, pressione 1x a seta apontando para direita, no teclado.

Você verá um monte de linhas, é seu sistema reiniciando/desligando.
Tem *** vermelhos? Algo ali está atrapalhando o processo?

É aqui que entra um comando que deve ser feito rapidamente:

CTRL + ALT + DEL Pressionado 7x seguidas num espaço de 2 segundos!

Se você conseguir, o kernel vai reconhecer o comando e dar a seguinte mensagem:

“Sistema reconheceu ctrl alt del pressionado +7x em menos de 2s. Reiniciando IMEDIATAMENTE”

Agora o sistema vai ignorar os processos menos vitais, finaliza-los de imediato e continuar; Lembrando que dessa vez ele vai reiniciar, não desligar.

Observação: Essa sequencia de comandos REISUB/REISUO permite que você possa seguramente reiniciar ou desligar o computador ás cegas, sem se preocupar com o sistema.

E claro você pode perder documentos de texto ou outros trabalhos como edição de imagem, tudo o que não foi salvo. Se não me engano o “E” de REISUB permite salva-los mas não confirmei isso, testei apenas quando o Chrome estava aberto.

Portanto, lembrem-se minhas crianças:
Quando seu PC der qualquer pane, não force o desligamento, nem tire da tomada:

Apenas Keep Calm and REISUB!

#UrbanCompassPony

Fonte:
VOL

1 comentário em “reisub”

Deixe um comentário